O banco Itaú é realmente seguro?

banco itau seguro
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Está pensando em abrir conta no Itaú mas não tem certeza se ele é seguro? Confira esse artigo e tenha sua resposta!

Artigo e imagens enviados por Everton do portal Guia de Finanças. Não necessariamente representa a opinião da equipe Estrombo.

Se você já está em idade de ter uma conta bancária, é certo que você faça pesquisas a respeito da instituição em que deseja manter um relacionamento. Se você quer se juntar a um dos principais bancos brasileiros, certamente um dos que devem ter lhe chamado a atenção é o Itaú. Contudo, antes de abrir uma conta, é fundamental se perguntar se o Itaú é realmente seguro, pois certamente você não quer manter seu dinheiro em uma instituição desse tipo. E é sobre isso que falaremos nesse artigo, confira.

Notas de cinquenta e cem reais espalhadas em uma superfície planaCom certeza você não quer que uma empresa insegura administre o seu dinheiro. E, por isso, é fundamental se perguntar se o Itaú é um banco confiável.

(Imagem: joelfotos via Pixabay)

Antes de se tornar cliente de algum banco, nesse caso o Itaú, é preciso realizar algumas pesquisas, bem como saber quais são as vantagens, o que a instituição oferece e até saber se o Itaú é confiável. Esse tipo de pesquisa faz com que o correntista consiga antever qualquer tipo de eventualidade e, inclusive, saber se o Itaú é um banco seguro é uma questão relevante tanto para futuros correntistas quanto para aqueles que já são.

A realidade é que nem sempre é possível acreditar no que é dito por aí. Para saber se alguma empresa é realmente confiável, é preciso de fatos que corroborem tal afirmativa. Portanto, nesse artigo, você encontrará alguns dos motivos que fazem – ou não – do Itaú um banco confiável, com base em alguns feitos da própria empresa, as quais revelam muito sobre sua idoneidade. Para conferir o resultado, basta ler o post até o final.

O banco Itaú

Primeiro de tudo, é interessante conhecer um pouco sobre a instituição. Ao analisar se uma empresa é realmente confiável, muita gente acha irrelevante conferir o histórico, mas esse é um ponto estritamente necessário. Afinal de contas, como é possível acreditar na confiabilidade de uma empresa se, desde a sua fundação, é possível notar certos deslizes e instabilidade?

Agora, ao analisar as estruturas bases e auferir que a instituição sempre optou por um viés idôneo e valoroso, é de se concluir que esses valores permaneçam até o presente momento. E em relação a esse assunto, pode-se concluir que o Itaú sempre demonstrou ser uma instituição que preza pelo bom funcionamento. Tanto que não é à toa que o banco está presente em território nacional desde 1943.

Inclusive, a história desse banco é recheada de marcos invejáveis. O Itaú sempre se preocupou em estar presente na vida de todos os brasileiros e, por essa razão, sempre procurou se expandir territorialmente falando. Quando iniciou os seus serviços, o banco tinha apenas uma agência, já nos dias de hoje detém cerca de 5 mil agências no Brasil e no exterior, somando mais de 26 mil caixas eletrônicos e pontos de atendimento.

Teclado numérico de um caixa eletrônico.Nem sempre o Itaú possuiu a estrutura que tem hoje. Mas, graças ao seu trabalho árduo e visão empreendedora, atualmente a instituição possui uma infraestrutura invejável, detendo mais de cinco mil agências no Brasil e no exterior, o que é um grande marco.

(Imagem: TBIT via Pixabay)

Durante a sua trajetória, o Itaú acabou comprando vários bancos e se juntando a outros mais, propulsionando a sua presença em regiões mais distantes. Muitos acham que a primeira junção do Itaú foi com o Unibanco, mas há muita história antes disso. O Itaú acabou se unindo com o Banco Sul Americano SA e o Banco da América, por exemplo, o que fez com que o banco passasse a ser considerado o 7º maior da época.

Diante de tantos fatos marcantes, certamente um dos mais notórios é o fato de, atualmente, o banco estar presente em 21 países. Essa informação, de certa forma, contribui para crer ainda mais que o Itaú é um banco seguro, haja vista que não é qualquer empresa que consegue esse feito. Entrementes, apesar de ser informações das quais se pode chegar a uma conclusão, há alguns outros pontos que reafirmam a confiabilidade do Itaú, os quais mostremos abaixo.

O Itaú é realmente confiável?

Ninguém quer manter relacionamento com uma empresa que não transmite segurança. Inclusive, muitas das vezes acontece de os correntistas quererem cancelar a conta no Itaú justamente por não depositarem muita confiança em seus serviços, e esse é um motivo bastante compreensível.  Contudo, é possível afirmar que a instituição é sim confiável, haja vista que ela implanta recursos para evitar tentativas de fraude e proteger suas informações.

Como já mencionado mais acima, de nada adianta dizer que o Itaú é confiável se não há como comprovar essa afirmativa. Portanto, para eliminar qualquer dúvida concernente a esse assunto, resolvemos elencar alguns recursos implementados pelo banco que garantem maior seguridade. Essas tecnologias, apesar de serem simples, certamente fará com que sua confiança seja reconstruída. Confira.

Bloqueio temporário do cartão

Essa é uma funcionalidade que tem sido adotada pela grande maioria das instituições bancárias, e o motivo é bastante óbvio. Como o próprio nome sugestiona, o bloqueio temporário permite que você inutilize o seu cartão (seja crédito ou débito) por um certo período. Isso quer dizer que, assim que você fizer uma compra, é possível bloquear temporariamente o seu cartão e, qualquer um que tente usar depois disso, será impedido.

Cartão de crédito amarelo dentro um maquininha de cartão.Sem sombras de dúvidas o titular se sentirá mais seguro se, após efetuar uma compra, conseguir bloquear temporariamente o seu cartão, e felizmente, no Itaú, isso é possível!

(Imagem: flyerwerk via Pixabay)

Dessa forma, acaba garantindo mais segurança ao titular do cartão, pois ele terá a certeza de que, mesmo que alguém tente usar, não irá conseguir. Vale ressaltar que essa funcionalidade serve tanto para compras online quanto para as físicas. Além do mais, também é bom destacar que se você tiver um cartão múltiplo, ambas funções ficarão indisponíveis para compra, tornando as coisas ainda mais seguras.

Uma outra informação digna de ressalva é que se porventura você receber um SMS com a mensagem “Por segurança, bloqueamos o cartão final XXXX”, saiba que se trata de uma medida de segurança. Isso geralmente ocorre quando há alguma transação atípica na sua conta, impedindo com que terceiros usufruir dos seus dados. Em até 10 dias a partir do recebimento dessa mensagem você receberá um novo cartão.

Senha eletrônica

É verdade que essa é praticamente uma ferramenta obrigatória em qualquer banco, mas o enfoque aqui não é exatamente esse. A senha eletrônica do Itaú pode ser considerada um pouco mais segura do que de demais bancos, isso porque a senha é de 6 a 8 dígitos e é diferente da senha do cartão Itaú. Isso significa dizer que ainda que sua senha do aplicativo seja descoberta, a pessoa não poderá utilizar o cartão de crédito.

Página de login com usuário e senha.É verdade que qualquer instituição bancária que queira oferecer o mínimo de segurança aos seus clientes oferece um sistema de senha eletrônica. No entanto, é possível dizer que esse sistema é um pouco mais seguro no Itaú.

(Imagem: geralt via Pixabay)

Além do mais, para poder acessar determinadas áreas do aplicativo, é preciso instalar o itoken, uma outra ferramenta que traz bastante segurança, da qual iremos falar mais para frente. Fora isso, também se deve informar que a senha deve ser informada através de um teclado virtual, o qual tem dois dígitos por botão que mudam de lugar a cada acesso seu. Em suma, isso quer dizer que caso alguém esteja observando para saber sua senha, certamente não conseguirá saber com precisão.

Esse procedimento impede a descoberta da sua senha, ainda que sua digitação seja observada por terceiros, uma vez que a disposição numérica muda a cada acesso. Inclusive, ele impede a captura de senha por cavalos de troia eventualmente instalados em seu computador. E saber disso certamente causa um certo alívio, pois se nota que a instituição dá atenção aos detalhes, fazendo do Itaú um banco seguro.

Guardião Itaú 30 horas

Essa é uma informação que muita gente não tem conhecimento, e justamente por isso é fundamental esclarecer. O Guardião 30 Horas é um dispositivo que aumenta ainda mais a segurança para realizar operações bancárias na internet. A sua função é, basicamente, proteger o seu acesso, inibindo quaisquer ações de arquivos mal-intencionados e programas executáveis que carregam escondido o código de um vírus.

Essa é uma solução extremamente prática e benéfica aos correntistas, uma vez que garante uma maior segurança. No entanto, para poder ter essa proteção, o Guardião 30 horas deve ser instalado no seu computador, já que essa é a única maneira de proteger seu acesso contra a ameaça de vírus e hackers. Uma vez instalado, o dispositivo protege qualquer usuário que acessar a conta do Itaú a partir desse computador.

Notebook aberto em uma página de banco online e com um celular ao lado.Não são todas as instituições bancárias que se preocupam tanto com os seus clientes a ponto de desenvolverem um sistema que preza pela sua segurança. Portanto, é possível pensar que o Itaú é um banco confiável.

(Imagem: Tumisu via Pixabay)

São muitas as vantagens de quem opta por essa ferramenta, pois você conta com mais segurança nas suas transações bancárias. Fora isso, o dispositivo também atua como uma blindagem de seu computador contra ataques de programas maliciosos, inibindo qualquer arquivo semelhante a vírus ou programas executáveis. E para ter acesso a esses benefícios, basta instalar o Guardião Itaú 30 horas através do site do Itaú.

iToken

Já citamos essa ferramenta anteriormente, mas essa é uma tecnologia digna de se ter um tópico destinada unicamente a ela, e os motivos são bem promissores. Basicamente, o iToken é um dispositivo numéricos, válido por alguns segundos, expirando assim que um novo é exibido, ele funciona da seguinte forma: sempre que você precisar realizar algumas operações na sua conta por intermédio do seu telefone, internet ou celular, é solicitado um código para verificação.

Esse código garante que é realmente o titular da conta que está utilizando o aplicativo. Por isso, caso alguém tenha acesso a sua senha do app e logue em outro dispositivo, essa pessoa não conseguirá ter acesso a diversas aplicações, uma vez que será solicitado o iToken, e ele só pode ser configurado em um aparelho por vez. Sem sombras de dúvidas essa é uma das ferramentas que mais garantem segurança ao correntista.

Mulher com unhas pintadas de rosa segurando um iPhone pretoComo o itoken só pode ser cadastrado em um aplicativo por vez, isso garante que apenas o titular da conta poderá ter acesso a informações delicadas e que somente ele poderá realizar transações.

(Imagem: JESHOOTS-com via Pixabay)

Contudo, vale salientar que se o itoken estiver cadastrado no seu aplicativo, não será solicitado nenhum código, pois a validação será automática. Essa funcionalidade garante bastante benefícios, tais como: mais proteção na utilização do Itaú na Internet e Itaú no telefone, cadastramento de favorecidos sem necessidade de validação no caixa eletrônico, códigos ilimitados e limites maiores de operações para realizar.

Aplicativo Itaú para computador

A grande maioria das pessoas que tem alguma conta bancária costumam utilizar o internet banking da sua instituição, afinal de contas, trata-se de uma utilização bastante necessária quando não se tem em mãos o celular. Justamente por isso, o Itaú não poderia de ter essa ferramenta. Mas, para garantir ainda mais segurança, a instituição resolveu dar uma pequena mudada.

Diferente de vários bancos onde é possível acessar o internet banking através do navegador, no Itaú, para poder ter acesso a essa plataforma, você precisa instalar uma espécie de aplicativo no seu computador. O fato de você baixar e instalar no seu notebook ou desktop faz com que a segurança seja ainda mais elevada, uma vez que ele foi desenvolvido especificamente para um computador.

Aplicativo Itaú para computador.É verdade que você pode utilizar o internet banking através do seu navegador. No entanto, afim de promover maior segurança, o Itaú resolveu lançar esse aplicativo. Portanto, caso você queira que seus dados estejam mais seguros, é recomendado utilizar esse aplicativo.

A navegação é semelhante ao Itaú na internet, contudo, provê mais segurança, uma vez que o ambiente é blindado, protegendo as transações contra programas maliciosos. Como ele é desenvolvido justamente para computadores, ele proporciona um acesso mais seguro, mais ágil e muito mais prático. Fora isso, esse aplicativo dispensa o uso do Guardião 30 horas, já que ele já tem uma proteção própria.

Para instalar, basta se dirigir até o app Itaú no computador disponível no site do Itaú. Vale ressaltar que o aplicativo está disponível apenas para Windows 7 ou superior, processador Intel Pentium 4 ou superior e 200 MB de espaço em disco. Mas, caso você utilize o Mac, os requisitos são: Mac OS x 10.12 ou superior, processador Intel Core 2 Duo ou superior e 200 MB de espaço em disco.

Quais outras razões fazem o Itaú ser confiável?

Como você pôde perceber nos tópicos antecessores, há diversas ferramentas bem práticas que garantem que o Itaú é realmente uma instituição confiável. Porém, se essas informações não foram o suficiente para que você se sinta plenamente seguro, há ainda outros motivos pelos quais se pode dizer que o Itaú é confiável. Mas, antes de qualquer coisa, saiba que caso você não sinta mais segurança na instituição, é plenamente possível encerrar a sua conta, pois é um direito seu.

Uma outra razão pelo qual se pode garantir que o Itaú é confiável é devido a criptografia dos dados que trafegam pela internet. O site do Itaú foi desenvolvido com os mais modernos recursos de segurança voltados à internet realizando a criptografia dos dados com uma chave de 2048 bits e utilizando o padrão SSL 3.0. Essa criptografia é um processo que embaralha os dados que trafegam pela internet de tal forma que, caso sejam capturados, é quase impossível decifrá-los.

CriptografiaO Itaú deixa essas informações bem claras justamente para que os seus clientes sintam que se trata de um ambiente seguro.

(Imagem: xresch via Pixabay)

Outra coisa que garante uma maior seguridade é o Protocolo SLL 3.0. Aos que não sabem, trata-se de um protocolo de segurança mais eficiente do mercado. Em todo o mundo, essa tecnologia é considerada um padrão de segurança na transmissão de dados pela internet. Esse processo garante que os dados, durante o tráfego pela internet, não sejam alterados nem fiquem legíveis, garantindo a sua privacidade e integridade.

Esse certificado de segurança é emitido por uma entidade certificadora reconhecida internacionalmente, a VeriSign. Esse protocolo é seguro porque os dados fornecidos pelo usuário transitam pela internet de maneira embaralhada e em pequenos pacotes. Sendo assim, se alguém não autorizado receber esses dados, não poderá lê-los ou mesmo decifrá-los, o que garante a sua segurança e privacidade.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr