Namoro é prata e casamento é ouro. Por quê?

pexels-megapixelstock-17834
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A aliança pode representar diferentes níveis de compromisso e, para cada um deles, há um tipo de joia com um significado.

Mas afinal, porque a aliança de namoro é prata e a aliança de casamento é ouro?

A palavra aliança vem do latim alligare, que significa ligar-se. No dicionário, é definida como fazer um acordo, um pacto, uma união. Seu formato circular simboliza ainda a eternidade, pois um círculo não tem começo, nem fim.

A aliança nada mais é que o símbolo que encontramos para demonstrar o nosso amor. Ela pode representar um namoro, uma união estável, um matrimônio ou até bodas de casamento. E, para isso, utilizamos joias de diferentes materiais e tonalidades.

Esse anel pode variar de acordo com a situação de um casal. Nossa sociedade tem como tradição que namoro é prata e casamento é ouro, mas não existem somente esses dois tipos de aliança no mercado. Há, por exemplo, o ouro branco, o rosé e a platina, que fazem muito sucesso com os casais brasileiros. Confira neste texto as características dos tipos mais comuns de alianças e o propósito de cada uma delas:

Prata

Um namoro trata-se de um compromisso sério, mas ainda é uma fase de incertezas e mudanças. É um período em que os parceiros ainda estão se conhecendo melhor, convivendo mais e tudo é muito recente. Por esse motivo, as alianças de namoro são feitas de prata, por simbolizarem um amor novo.

A tradição diz que a aliança de compromisso é usada sempre no dedo anelar da mão direita. Posteriormente, ela é substituída pela de noivado, de ouro, usada na mesma mão até o casamento.

No entanto, é comum também a aliança de prata 925 ser colocada na mão esquerda. Isso acontece quando o casal deixa de fazer parte de um namoro para assumir uma união estável. Desta forma, em países como o Brasil, muitas vezes é possível distinguir o estado civil de uma pessoa apenas olhando para a mão dela. Interessante, né?

A aliança mais popular de casamento é ouro amarelo

Historicamente, não há nenhuma outra aliança que chegue aos pés da de ouro. É a preferência nacional e também em muitos países do mundo. Segundo Christian Hallot, embaixador mundial da joalheria H.Stern, mais de 90% das alianças de casamento são douradas.

É considerada a aliança mais romântica e atemporal de todas e tende a ser também uma joia mais valiosa e mais resistente à passagem dos anos. Significa o valor do amor entre os parceiros e tem como característica ainda o fato de ser fácil de polir e de fazer reparos.

A coloração do ouro varia de acordo com a proporção de elementos misturados no anel. O ouro 18 quilates, o mais tradicional, é 75% ouro puro e 25% ligas metálicas, sendo 15% prata e 10% cobre. Há também o ouro 14 quilates, feito 58,3% de ouro e 41,7% de outros metais, não tão comum entre brasileiros.

Ouro branco

O dourado é a cor mais comum em joias, isso é um fato. Mas há quem não goste dessa tonalidade na pele e prefira o ouro branco. Em muitos casos, quem opta por esse anel é o homem, pois o ouro tradicional pode ser mais difícil de combinar com um relógio, por exemplo.

Como um casamento se trata de entrar sempre em um consenso, alguns modelos com alguma pedra de preferência da noiva, como um diamante ou uma esmeralda, têm feito sucesso no mercado nos últimos anos.

O ouro branco é constituído de ouro amarelo em grande quantidade e um percentual de liga de metais como prata, paládio ou ródio. A joia passa ainda por um banho de ródio, que confere o aspecto brilhante à peça.

Casamento É Ouro
Plantas De Ouro Rosé

Ouro rosé

Esse tom de ouro, mais avermelhado, virou tendência no mercado de joias recentemente. O ouro rosé, porém, já tinha sido bastante popular um século atrás, na década de 1920.

A cor evoca mais romantismo, e os anéis de ouro rosé voltaram repaginados e modernos. Até porque hoje em dia não existe mais essa história de que ouro amarelo só fica bom com ouro amarelo – é possível combinar várias joias diferentes. Por esse motivo, inclusive, esse tipo de aliança é procurado por mulheres que estão buscando diversificação e já possuem uma razoável coleção de peças.

O metal geralmente é 75% ouro puro e 25% ligas metálicas avermelhadas, como o cobre. Entretanto, o ouro rosé possui a mesma pureza do amarelo e do branco.

Platina

Hipoalérgica e resistente à perda de brilho e manchas, a platina é um material mais pesado que o ouro e, por isso, está associada à durabilidade e à proteção. A joia combina muito bem com pedras e pode chegar a valer quase o dobro de um anel de ouro amarelo.

As alianças de platina têm se tornado mais frequentes nas joalherias de tempos para cá, mas, por consistirem em um metal caro, elas não são tão populares assim para anéis de noivado. Há lojas que aceitam apenas encomendas ou que simplesmente não trabalham com o produto.

Por possuir esse aspecto de exclusividade, a aliança de platina é considerada uma opção em ocasiões muito especiais, como as bodas de prata, quando o casal completa 25 anos de casado.

Recomenda-se ficar atento à pureza do material ao comprar um anel de platina. Uma aliança com 80% de platina e 20% outros metais vale muito menos que uma aliança com 95% de platina pura.

Há muitas opções de alianças no mercado para tornar a sua relação algo ainda mais especial – e até outros metais, como o titânio e o tungstênio. Mas é importante pesquisar bem antes de decidir e levar em conta que, dependendo do material, a manutenção é diferente: o ouro amarelo, o rosé e a platina necessitam apenas de polimentos ocasionais, mas o outro branco precisa de banho de ródio para manter o brilho, enquanto a prata é mais suscetível à rápida oxidação no dia a dia em função do contato com o suor e produtos.

Quem gosta de falar sobre o significado das coisas no namoro e no casamento é o celebrante de casamento, se você acha que tem vocação para falar em público faça um curso online de celebrante de casamento!

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr