Marmita: como escolher a melhor embalagem de transporte?

packed-korea-1509130_960_720[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Tempo que a comida ficará armazenada, temperatura e tamanho precisam ser levados em consideração.

Quer comer menos na rua, economizar, seguir aquela dieta ou simplesmente se alimentar de maneira mais saudável? Preparar marmitas é uma ótima saída para te ajudar nessa tarefa, seja para comer em casa ou levar nos seus compromissos diários.

Além de planejar o cardápio e separar um tempo para preparar a comida, escolher o recipiente para conservação adequada e praticidade é fundamental para o sucesso desse projeto. É preciso avaliar o que você precisa: marmita com divisória, térmica, grande, pequena, de vidro, de plástico, elétrica, as possibilidades são muitas.

Como saber o que você precisa? Responder às seguintes perguntas costuma
ajudar.

Quanto você come?

Essa é uma das primeiras perguntas que você deve se fazer porque o tamanho ideal da sua marmita depende dessa resposta. Se você vai começar uma dieta e quer diminuir a quantidade de comida, considere esse aspecto na escolha.

O ideal é que o recipiente seja compacto, justamente para ser fácil de transportar e também não ocupar muito espaço no seu freezer ou geladeira. No entanto, ele não pode ser pequeno demais para não acomodar comida suficiente para uma refeição ou até mesmo amassar os alimentos.

Em geral, as opções do mercado variam entre 700 mililitros e 1,5 litro, mas também há vasilhas menores para acomodar pequenos lanches e maiores para caber refeições que você pode dividir com outra pessoa. Se a ideia é fazer marmita de todas as refeições, talvez você precise de tamanhos diferentes.

As embalagens com compartimentos costumam ser boas opções para mais de uma pessoa, pois permitem separar as porções individuais. Elas também podem ser adequadas para quem vai preparar todas as refeições da semana de uma vez, pois são acopladas, o que facilita o armazenamento na geladeira.

Qual é a temperatura?

Claro que o ideal é que uma marmita sirva tanto para conservar alimentos frios como quentes, mas é bom saber qual dessas temperaturas é a sua favorita para escolher um material que a favoreça.

Se você precisa de marmitas térmicas, saiba que as revestidas com poliuretano costumam conservar a temperatura por praticamente o dobro do tempo daquelas com aço inox. No entanto, se você quer conservar a temperatura por um período curto, isso não faz tanta diferença.

Investir em uma marmita elétrica pode ser uma boa ideia se você não tem fácil acesso a um local onde possa esquentar a comida. Via de regra, basta ligá-la na tomada para que o alimento esquente a vapor. A maioria desliga sozinha, evitando que a comida passe do ponto.

Vai no freezer ou micro-ondas?

Quem vai esquentar a marmita no micro-ondas precisa escolher um material ideal para esse tipo de forno e que não esquente demais para não queimar na hora de comer. As de plástico costumam ser boas opções, mas nem todo plástico é adequado, alguns podem derreter com as altas temperaturas.

Alguns modelos de vidro podem ir ao micro-ondas — é importante checar as recomendações porque eles variam entre marcas e formatos, mas a maioria não deve ir ao freezer. Alguns alimentos podem estourar no congelador se colocados em recipientes de vidro.

Que tipo de alimento vai na marmita?

Essa é outra resposta diretamente relacionada à sua escolha. Um macarrão pode ir numa vasilha de apenas um compartimento, mas arroz, feijão e carne ficam melhor em uma embalagem com divisórias.

O material mais indicado também depende do tipo de comida. Os recipientes de plástico são mais leves e baratos, mas não são uma boa ideia se você consome muitos alimentos com molhos, corantes e gorduras.

Esses alimentos podem danificar o interior da vasilha e tornar sua higienização mais difícil. Nesse caso, prefira as de vidro, que são mais fáceis de lavar e não mancham.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr