Lençol branco: como limpar e tirar manchas?

1038cc26-ec71-4edc-9e1c-7c83eaf45543
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

É comum o aparecimento de manchas em lençóis por diferentes razões. Confira algumas delas e dicas simples para removê-las.

Você comprou uma roupa de cama confortável e bonita. Passados poucos meses, você percebe que o lençol branco não está com um aspecto muito bom e que possui algumas manchas.

Esse é um problema muito comum e que pode danificar roupas de cama permanentemente. Por isso, a primeira recomendação para quem deseja manter a roupa de cama (e o quarto) limpos e em bom estado é evitar comer e beber estando na cama.

Se você trocou o seu jogo de cama há pouco tempo, mas percebeu que o aspecto dele não está dos mais limpos, confira algumas dicas para limpá-lo e retirar possíveis manchas que possam aparecer.

Remover rápido

A primeira recomendação para manter a sua roupa de cama limpa é colocá-la de molho assim que perceber alguma mancha ou sujeira. Se o lençol contiver alguma área estampada ou colorida, é recomendado deixá-lo de molho apenas com água e sabão neutro.

Quanto mais tempo você levar para fazer isso, mais seca a mancha vai ficar (e será mais difícil removê-la do lençol). Após algumas horas de molho, essa roupa de cama precisa ser lavada para não provocar mau cheiro nem danificar as fibras de seu tecido.

Mancha de suor

Esse é um dos tipos de manchas mais comuns no que se refere à roupa de cama. Apesar de muitas vezes acabar passando despercebida, essa mancha é uma das mais difíceis de ser retirada, em função da ação de bactérias que estão presentes em nossa pele e que se alimentam do nosso suor.

Esse tipo de mancha apresenta um aspecto amarelado e costuma estar mais presente em travesseiros e fronhas, além do próprio lençol. Para remover esta mancha, basta preparar uma solução de água pura com vinagre branco e colocar o lençol manchado de molho nessa mistura por cerca de 30 minutos.

Outro benefício do vinagre é a capacidade de remover as manchas escurecidas provocadas pela presença de mofo. Fique atento para os lençóis e roupas de cama que estão guardados no armário há bastante tempo, pois é isso que favorece o surgimento de mofo.

Em seguida, basta lavar normalmente com sabão neutro, enxaguar e estender. Outra possibilidade no lugar de vinagre é uma mistura de água, suco puro de limão e bicarbonato de sódio, que também é eficiente e rápido para remover esse tipo de mancha.

Mancha de sangue

Essa mancha é comum especialmente para as mulheres durante o período menstrual. Uma informação falsa bastante divulgada é a recomendação de colocar água quente em lençóis manchados com sangue. Essa sugestão acarreta justamente o efeito contrário — ajuda a fixar ainda mais o sangue no tecido.

Uma medida realmente eficaz para retirar essa mancha é lavar o lençol o mais rápido possível com água e sabão neutro, enquanto o sangue ainda está fresco. Se você notar que a mancha de sangue já secou, é preciso utilizar removedores específicos para esse fim.

Outra possibilidade é aplicar um pouco de água-oxigenada na mancha e esfregá-la com uma escova de dente, até removê-la completamente. Uma boa dica é testar esse produto em um cantinho do tecido antes de espalhá-lo pela região manchada.

Mancha de amaciante

Esta mancha também é bastante comum, especialmente para quem gosta de caprichar na lavagem e deixar a roupa de cama cheirosa. Embora o amaciante amplie a sensação de conforto e limpeza, é preciso usá-lo nas medidas adequadas e recomendadas pelo fabricante, de modo a não danificar o lençol.

Um modo simples de limpar a mancha é deixar a peça de molho durante 40 minutos e, depois, lavá-la com água corrente e sabão de coco. O recomendado é lavá-la à mão, para direcionar o movimento justamente na região manchada (esse direcionamento não pode ser realizado por nenhuma máquina de lavar). Após a lavagem, basta estender e esperar secar. Verifique se a mancha saiu antes de passar.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr