Leitura na infância: a importância de contar histórias para seus filhos

for-reading-813666_960_720[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Ler fortalece o vínculo entre pais e filhos, ajudando-os a expressarem-se melhor.

Ler para as crianças é uma atividade repleta de benefícios. Além de incentivar os filhos a criarem admiração pela leitura, isso fortalece o vínculo com os pais, despertando a criatividade e a curiosidade.

A pausa para leitura chega a ser esperada pelos pequenos, acontecendo antes de dormir, à tarde e até durante o banho, no caso dos bebês. 

Alguns pais começam a ler para os filhos ainda durante a gravidez, como uma forma de manterem-se próximos ao bebê. Depois, incluem histórias de acordo com a idade e, quando a criança é alfabetizada, incentivam-na a tentar ler sozinha.

Despertar de habilidades

Um dos benefícios mais visíveis da leitura feita desde os primeiros anos de vida está relacionado às habilidades. O pequeno tem a criatividade e a imaginação estimulada, enquanto escuta e visualiza as histórias contadas mentalmente. O hábito também ajuda na alfabetização, no conhecimento de novas palavras e na forma de expressão.

Leitura torna-se prazerosa

Pais que estimulam os filhos a lerem desde pequenos e os acompanham contando histórias percebem que o hábito de leitura torna-se prazeroso. Conforme cresce e precisa incluir outros livros na rotina, a pedido da escola, por exemplo, a criança sente-se mais à vontade e não vê aquilo como uma obrigação.

Além disso, essa é uma forma de mostrar que existem outros títulos adequados para a criança, não somente aqueles indicados para o ano escolar.

Percepção de emoções

Os livros também auxiliam o despertar e a percepção de emoções, sendo muito úteis para ajudar os pequenos com dificuldade em manifestar o que sentem. Eles observarão que os personagens das histórias passam por determinadas situações e ficam tristes ou alegres, por exemplo.

Para os bebês e as crianças na primeira infância, essa é uma forma de entender como reagir a determinadas situações. Além disso, a leitura consegue criar empatia em qualquer idade.

Rotina de leitura é importante

Criar uma rotina de leitura é importante, pois desperta na criança o desejo por esse momento. Para ela, essa é a hora em que pode deixar a imaginação fluir livremente e ficar perto dos pais.

O hábito também facilita a rotina para os pais, por saberem que aquele momento será dedicado aos filhos e à contação de histórias. O ideal é reservar um horário livre, no qual não sejam interrompidos, para permitirem que a criança interaja e faça perguntas, além de observar as ilustrações e, dependendo da idade, tentar ler sozinha.

Leitura para cada faixa etária

Mamães que desejam ler para os bebês desde os primeiros dias de vida devem apostar em histórias curtas, muitas vezes, cantadas, que irão ajudar a acalmar e fazê-los dormir.

Após os dez meses, livros emborrachados, que podem ser levados para o banho e contêm apenas figuras, estimulam a visão e o tato. Os pais podem inventar uma pequena história para acompanhar o momento, pois, nessa fase, a criança ainda está explorando os sentidos. 

Depois dos dois anos, os livros já podem ter texto, mas algo curto e com poucos personagens, para facilitar a compreensão e manter a criança interessada. A partir dos quatro anos, é possível trazer histórias com uma vivência ou lição de vida, que irão despertar reflexões e emoções. 

Dos sete anos até a pré-adolescência, histórias infanto-juvenis podem fazer parte da rotina, ainda assim, é importante que existam ilustrações em meio ao texto.

Hábito de ler começa na infância

Pais que incentivam os filhos a terem contato com os livros criam o hábito da leitura. Por mais que a criança encontre outros interesses conforme for crescendo, ela ainda verá a ideia de ler como algo positivo e espontâneo. Por isso, é tão importante acompanhar os pequenos, incentivá-los a conhecer histórias e até arriscar-se a contá-las.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr