iPhone mini x iPhones pequenos: qual a diferença?

phone-5724013_960_720[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O iPhone 12 mini pode até parecer com versões mais antigas da marca, mas tem diferenciais importantes.

O novo lançamento da Apple, o iPhone 12, chegou com uma novidade que
surpreendeu os fãs da marca: duas opções de tamanho, entre elas uma versão mini, com tela de 5,4 polegadas. A propaganda diz que esse é o telefone mais compacto, fino e leve do mundo.

À primeira vista, o iPhone 12 mini pode parecer um dos modelos anteriores de telefones da Apple. No entanto, os diferenciais, como maior capacidade de armazenamento do celular, rapidez de processamento e design moderno deixam qualquer comparação para trás.

Confira a evolução dos modelos pequenos da Apple

Os primeiros iPhones são os menores modelos da história da marca. O primeiro aparelho da Apple, lançado em 2007, tinha tela de 3,5 polegadas e a aparência de um “tijolinho”, com 11,6 mm de espessura. Para se ter uma ideia da diferença, o atual iPhone 12 mini tem 7,4 mm.

Na época em que foi lançado, o modelo revolucionou o mercado, com a tecnologia touchscreen, resolução de 320×480 pixels e câmera de 2 megapixels. Mas hoje, essa tecnologia já está bastante ultrapassada: o iPhone 12 tem a impressionante resolução de 2340×1080 pixels e câmera com seis vezes mais megapixels: 12.

No que diz respeito ao armazenamento interno, o iPhone 1 vinha em versões com 4, 8 ou 16 GB de armazenamento. No novo modelo, as opções começam em 64 GB, e também estão disponíveis versões com 128 ou 256 GB. Ou seja, fica claro que o tamanho do aparelho não tem a ver com o quanto ele armazena.

Em 2008, o segundo modelo lançado pela Apple também tinha tela de 3,5
polegadas e câmera de 2 megapixels, mas já suportava conexão 3G (o antecessor só suportava 2G). Já o modelo atual, tem uma velocidade de conexão impensável naquela época: 5G, que leva até o slogan “rápido que é uma beleza.”

O lançamento de 2009 também mantinha a tela de 3,5 polegadas, mas já vinha com algumas atualizações importantes, como câmera de 3.15 megapixels e até 32 GB de armazenamento interno.

A versão de 2010, o iPhone 4, tinha o mesmo tamanho de tela, mas já com câmera de 5 megapixels. Já o iPhone 4s, de 2011, também tinha 3,5 polegadas, mas inaugurou a Siri e já evoluiu muito na qualidade da câmera e de armazenamento interno: 8 megapixels e versão de 64 GB.

A partir do iPhone 5 as telas dos aparelhos começaram a aumentar, mas ainda timidamente, sendo menores que a atual tela do 12 mini. Nos modelos 5 as telas eram de 4 polegadas, nos modelos 6 passaram para 4,7 polegadas e 5,5 e foram aumentando. O iPhone 12 de tamanho normal tem tela de 6,1 polegadas.

O iPhone 8, de 2017, é atualmente a versão com menor tela que ainda podia ser encontrada no mercado brasileiro até a chegada do 12 mini. Com tela de 4.7 polegadas, o 8 já tem boa resolução (1334×750 pixels), além de câmera de 12 megapixels e até 256 GB de memória interna. No entanto, a conexão ainda é 4G.

Os diferenciais do 12

Quem é fã de iPhone espera ansiosamente por cada atualização porque elas
realmente costumam fazer diferença. Os novos aparelhos (tanto o maior quanto o menor) têm a incrível velocidade 5G, que permite 11 trilhões de operações por segundo.

Além disso, eles têm tela Super Retina XDR, a melhor até hoje, com muito contraste e precisão de cores. Outro diferencial imbatível do novo modelo é a tecnologia quatro vezes mais resistente à quedas e o sistema H2OK, que o torna mais resistente a respingos de água que qualquer uma das outras versões da Apple.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr