top of page
  • Foto do escritorRedatores Estrondosos

História do Marketing Digital


De fato, é importante entender a história do marketing digital para a valorização das possibilidades e facilidades atuais que um anunciante tem de segmentar seus anúncios.

Caso você já tenha nascido no final do século XX, saiba que muita coisa mudou no mundo digital até chegar nos dias atuais.

Até porque, você se lembra qual foi a 1ª vez que teve acesso à Internet? Achava que era algo super moderno naquele tempo, né?

O marketing, de um modo geral, evoluiu a partir do momento em que os empresários começaram a enxergar, nesse espaço digital, uma ótima oportunidade de terem suas empresas encontradas por até milhões de pessoas em todo o mundo.

Quando se entende a história do Marketing, é possível perceber qual foi o tamanho da revolução dela para a propagação dos produtos e serviços de empresas.

Entretanto, vale ressaltar que antigamente, não era fácil ter acesso à internet em casa e nem nas ruas, pois não existia essa tecnologia.

Deste modo, a história do marketing digital teve início através de mídias tradicionais de fáceis acessos ao público.

Com o tempo as pessoas tem se interessado no marketing digital como fonte de renda pessoal usando o marketing de afiliados para isso. Sobre esse assunto leia mais em Fórmula Negócio Online Funciona?

Marketing por mídias tradicionais

Marketing na TV

Grande parte dos conteúdos que consumimos hoje na Internet, são provenientes de adaptações da TV.

Sem dúvidas, esse tipo de marketing, desde quando começou, continua transmitindo credibilidade e costuma ser utilizado junto com campanhas online.

Marketing impresso

Neste modelo de marketing, não se trata apenas de revistas e jornais, mas também de folhetos, cartazes, panfletos, correspondências, cartões ou qualquer outro material informativo impresso.

Marketing no telefone

É quase impossível encontrar uma pessoa que jamais recebeu uma ligação de alguma operadora oferecendo um produto ou serviço?

Muitas pessoas consideram esse marketing antiquado e invasivo, contudo, hoje, devido ao avanço da tecnologia, as equipes têm a capacidade de segmentar o público e contatar as pessoas certas, reduzindo esse incômodo.

Marketing no rádio

Por vários anos, o rádio foi o principal meio de comunicação dos brasileiros, até a chegada da TV no nosso país.

Todavia, ainda nos dias atuais, há anúncios realizados pela rádio, principalmente quando o anunciante deseja atingir um grande público de determinada localidade.

Surgimento do Marketing Digital

É possível salientar que o Marketing Digital nasceu com a chegada e popularização da Internet na década de 1990.

No começo, tempo conhecido como Web 1.0, havia um número baixo de sites e eram bem simples.

As páginas dos sites não eram como são hoje e não tinha nenhuma interação com o usuário.

Em outras palavras, o usuário somente entrava na página, lia o artigo e saía.

Mas, o ano de 1994 começou com mudanças com a criação do primeiro banner clicável

Depois, serviços de e-mail foram disponibilizados para as pessoas e, em 1998, foi criado o buscador do Google.

Com o marketing digital, é possível criar diferentes tipos de anúncios para diversos tipos de públicos,

Além disso, o anunciante consegue acompanhar os resultados em tempo real. Ou seja, dá para saber quantos usuários viram a publicidade, entraram na sua página de venda e compraram

.O avanço tecnológico fez com que os meios de marketing mudassem bastante ao longo dos anos.

E, entender a história do marketing digital é importante para valorizar a facilidade que uma pessoa tem de anunciar e vender pela internet.

Quer saber mais sobre marketing digital, visite o Blog Como Atrair Dinheiro.

bottom of page