Geladeira precisa de manutenção? Saiba a resposta desta e de outras dúvidas frequentes

refrigerators-1776739__340[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Entenda quais são as peças que mais necessitam de reparos em uma geladeira.

O refrigerador é um eletrodoméstico essencial em qualquer casa. É graças a ele que as famílias podem conservar os alimentos por mais tempo e desfrutar de bebidas mais frias. Alguns fatores influenciam a escolha de geladeira para a sua casa. Tamanho, gasto de energia, preço e espaço interno para guardar os alimentos são alguns deles. 

Contudo, o investimento em um aparelho não se resume apenas ao preço de compra. A manutenção também precisa ser considerada, principalmente nos casos de modelos mais antigos. 

Assim como outros eletrodomésticos, as geladeiras também precisam de manutenção. Isso acontece porque as peças vão se desgastando desde a fabricação, sendo que esse processo pode ser acelerado por causa do mau uso do equipamento. Portanto, fique sempre atento ao manual.

Para avaliar se vale a pena investir na manutenção ou comprar um item novo, é necessário fazer contas. Caso o preço da manutenção, que envolve peça, mão de obra e logística, seja superior a 30% do valor de uma geladeira nova, é melhor investir na compra de um modelo novo. Se for abaixo, escolha o conserto.

É importante destacar que, no caso dos equipamentos que estão na garantia, a manutenção é uma prioridade, já que elas estão cobertas pelas seguradoras. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, os clientes têm o prazo de 90 dias para reclamar sobre eventuais defeitos do produto adquirido.

Feito isso, as empresas têm um mês para realizar a assistência do produto. Elas também podem substituir o item por um novo, além de haver a possibilidade de devolver o valor da compra ou oferecer algum desconto para o cliente.

Abaixo, saiba mais sobre esse assunto e entenda o que você deve prestar atenção para cuidar bem da sua geladeira.

Quais são os sinais de que chegou a hora de trocar de geladeira?

Caso você tenha que fazer a manutenção recorrente do produto, este pode ser um sinal de que chegou a hora de comprar uma nova geladeira. O processo de montar e desmontar o aparelho desgasta as peças. Outro ponto é que, quanto mais tempo passar desde a fabricação, mais difícil será encontrar peças para repor as antigas.

A seguir, veja alguns sinais de que chegou a hora de substituir seu refrigerador por um modelo mais novo.

Geladeira que não gela

Você deve conhecer alguém que já reclamou que a geladeira não está mais gelando os alimentos. Isso é normal para equipamentos com mais de dois anos de uso. A principal causa são as sujeiras nos filtros, nos tubos ou na condensadora. Em raros casos, isso também acontece por causa do vazamento de gás.

Nessas situações, é preciso recorrer a um técnico para que ele possa identificar corretamente o que está acontecendo e saiba como resolver o problema.

Gasto de energia

Outro ponto que evidencia o desgaste dos modelos mais velhos é o gasto de energia. Eles consomem mais, o que acaba pesando na conta de luz. Em contrapartida, os aparelhos mais novos são dotados de recursos que colaboram para a economia elétrica.

Porém, existem algumas medidas que podem ser adotadas para reduzir esse gasto. Evitar encostar o aparelho na parede, ajustar o termostato constantemente e não colocar alimentos quentes na geladeira são algumas delas. Também é recomendado que você não deixe a porta aberta por muito tempo, nem use a parte de trás para secar roupas.

Quais são as peças que mais estragam?

É preciso ter atenção com algumas peças do seu refrigerador, pois elas apresentam maior tendência para estragar. As borrachas de vedação são um exemplo disso, uma vez que o ato constante de abrir e fechar faz com que elas se desgastem rapidamente. A boa notícia é que o conserto delas, assim como a troca, é simples, rápido e barato.

Outra peça que precisa de cuidados são os filtros de gás do compressor. Eles retêm partículas sólidas que causam o entupimento do compressor, sendo responsáveis pela absorção das impurezas e das umidades, impedindo que entrem em contato com peças importantes para o funcionamento do aparelho, como as válvulas de expansão.

No entanto, quando esse filtro é mal utilizado, a retenção e a absorção não é feita adequadamente, o que causa problemas nas geladeiras. Assim, nessas situações, é necessário levá-la para manutenção.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr