Enxoval: o que não pode faltar na sua lista

towels-4556644_960_720[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Planejando uma vida a dois e ainda não montou o enxoval? Dicas para te ajudar nessa deliciosa missão.

O enxoval é de grande auxílio para quem está no processo de, como dizem, “unir as escovas de dentes”. Apesar de ser tradicional, há ainda bastante dúvida sobre os elementos que devem ser adquiridos, por exemplo, quantas toalhas de algodão devem ser compradas e quais são as cores mais adequadas?

Vamos por partes: a quantidade de peças do enxoval costuma ser moderada, já que ele tem como objetivo permitir que os recém-casados comecem a vida a dois e não precisem, nos primeiros meses, gastar com coisas básicas — afinal, o processo de se casar é, para muitos, um tanto oneroso.

Assim, duas toalhas de banho de boa qualidade, quatro toalhas de rosto para o banheiro principal e quatro jogos de toalhas bordadas são o bastante para um primeiro momento.

No que diz respeito à cor, vale sempre optar por tons pastel e neutros, como branco e preto, uma vez que não saem de moda e são bastante elegantes. A tendência é que, com o passar do tempo, o casal passe a adaptar a casa de acordo com as suas predileções, trocando as cores que não fazem mais sentido para eles.

Além das toalhas de algodão, que já tiveram as suas quantidades citadas, o que mais não pode faltar em um enxoval de casamento? Falaremos um pouco mais sobre isso a seguir, confira!

Cama: artigos fundamentais para o quarto

Quatro jogos de lençóis, de fibras naturais, tendem a ser o suficiente. Um jogo de lençóis mais caprichado, com bordados ou com tecido um pouco mais nobre, também pode fazer parte da lista.

Quatro travesseiros ou dois travesseiros normais e mais dois de corpo também não podem faltar à lista do enxoval. Para cobri-los, quatro conjuntos de fronhas de algodão ou malha, que são mais confortáveis, e outros quatro de protetores de travesseiros. Dessa forma, os produtos durarão mais.

Outros itens para o quarto que não podem ficar de fora são:

  • Dois cobertores pesados, para os dias de inverno ou para lugares onde costuma fazer frio à noite; 
  • Dois cobertores mais leves, que possam ser usados em noites mais fresquinhas;
  • Dois jogos de lençóis extras, que podem ser usados em alguma emergência ou para cobrir o leito das visitas.

Artigos para banho

Além do que já foi mencionado anteriormente, convém comprar dois conjuntos para o banheiro, com tapetes antiderrapantes e capas de assentos sanitários. Como serão utilizadas em um ambiente mais úmido, prefira materiais mais modernos, para não correr o risco de ter peças com mau cheiro ou que estraguem depressa.

Se a casa possui lavabo, vale garantir pelo menos três toalhas de rosto para o cômodo em questão.

Por fim, há quem não abra mão de ter um roupão. Para um casal, são necessários dois, de preferência de bom material e qualidade. Embora muito agradáveis, não são considerados itens essenciais para um enxoval e podem ser deixados para depois.

Mesa

Nos primeiros meses, é natural que os noivos recebam bastante os amigos e familiares na nova casa. 

Para garantir o bem-estar geral e manter a estética da sala de jantar impecável, aposte em quatro toalhas de mesa mais simples, que serão usadas em ocasiões mais corriqueiras, e em duas toalhas mais sofisticadas, com bordados e rendas, para momentos especiais.

A quantidade de jogos americanos varia. Se a família é grande, você pode comprar pelo menos seis jogos americanos. A dica é: se faltar para alguém, é melhor que ninguém tenha.

Outros itens que podem compor o enxoval e a cozinha são:

  • Um Forro de plástico para a mesa;
  • Dez a vinte guardanapos de tecido, que serão utilizados em jantares de aniversário e outras comemorações;
  • Dez panos de prato;
  • Dois aventais;
  • Quatro toalhas de mão;
  • Dez panos de chão;
  • Uma luva térmica;
  • Cinco flanelas.

Caso o casal não possa arcar com os valores de todos os itens planejados, é possível pedir ajuda às madrinhas e convidados. Atualmente, existem dezenas de sites que permitem aos noivos que coloquem, em ambiente virtual, a lista de artigos desejados.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr