Descubra qual é a duração do curso de Engenharia Civil

duração curso engenharia civil
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Muitos sonham em se tornar engenheiros, mas a escolha da modalidade depende de vários fatores, como tempo de faculdade, matérias e atividades. Veja, hoje, tudo sobre engenharia civil e a duração do curso, bem como outras características. Essa é uma das modalidades que mais atraem a atenção do público que está adentrando nas universidades. O mercado de trabalho é bastante amplo e as vagas são inúmeras.

Assim, se a engenharia civil é uma área que te chama a atenção e interessa, continue lendo para conhecer mais sobre esse curso de graduação e sobre a carreira que ela propicia aos seus profissionais.

Engenharia Civil: Duração do curso

O curso de engenharia civil, bem como os demais cursos dessa área, têm duração de 05 anos. Durante todo esse período o aluno se depara com matérias bastante diversificadas que incluem tanto as práticas quanto teóricas.

Os primeiros anos do curso, aliás, incluem alguns tipos de matérias que são comuns a todas as engenharias. Ou seja, são disciplinas que embasam todas as modalidades da engenharia, independentemente dela ser civil, de produção, elétrica ou qualquer outra.

Além disso, durante todos os anos da duração de engenharia civil o aluno encara disciplinas matemáticas para cálculos. Estes são a base de muitos dos trabalhos desses profissionais e são essenciais. Veja, abaixo, as principais disciplinas do curso de engenharia civil.

Principais disciplinas apresentadas em engenharia civil na duração do curso

São muitas as disciplinas do curso de engenharia. Como um curso de exatas ele está repleto de disciplinas das áreas de Química, Física e Matemática. Dentre elas estão:

  • Aeroportos;
  • Arquitetura e Urbanismo;
  • Concreto Armado;
  • Engenharia Econômica;
  • Expressão gráfica;
  • Estruturas metálicas e de madeira;
  • Ciência e tecnologia dos materiais;
  • Estradas e outros.

O perfil do aluno que faz engenharia civil em duração de 05 anos é de alguém que gosta de cálculos. Além disso, requer organização para que os projetos tenham sucesso. Outro fator muito importante para o engenheiro civil é que ele acompanhe o avanço tecnológico. Afinal, esse é um setor que se moderniza intensamente. Por isso, para ter em mãos o melhor conhecimento e ferramentas, é preciso atualização periódica.

Isso significa que apesar do curso de engenharia civil ter duração de 05 anos, são precisos cursos complementares. Para isso existem inúmeros cursos de especialização, pós-graduação e outros.

A dedicação, portanto, é um fator muito relevante. Agora, então, conheça um pouco da rotina e dos trabalhos que um engenheiro assume após a graduação. As atividades vão muito além da construção de imóveis, como veremos.

Atividades do engenheiro após concluir engenharia civil e a duração de 05 anos

O mercado de trabalho da engenharia civil é bastante amplo. Afinal, esse profissional é apto para projetar, executar e gerenciar obras, bem como construções. Assim, encontra muitas portas abertas e possibilidades.

Ainda, ele se encaixa para atividades que envolvem a inspeção de obras e de locais, bem como de fiscalização. Igualmente, perícias, transporte e saneamento também estão dentre os conhecimentos e capacidades do engenheiro civil.

Diante de tudo isso, considere que após o curso de engenharia civil na duração de 05 anos o profissional se torna apto para trabalhar com construção civil e, também, urbana. Ao mesmo tempo, com estruturas e fundações, saneamento e rodovias.

Por fim, ainda encontra lugar para trabalhar com solo e geotecnia. Com os cursos necessários, pode trabalhar com explosivos. Dessa maneira, fica bastante claro que a aplicação das atividades deles são diversas.

Outro ponto importante é que não trabalham apenas para a iniciativa privada. O aluno que se forma em engenharia civil também pode trabalhar na iniciativa pública. Por exemplo, para executar obras em favor dos órgãos públicos.

Também, para fiscalizar, em nome do poder público, obras. Outras possibilidades envolvem a realização de perícias. Nesse caso, contudo, o engenheiro geralmente é intimado para projetos pontuais que são pagos pelas partes do processo. O que deve ficar claro é que após o curso de engenharia civil em duração de 05 anos o ex-aluno encontra um cenário muito amplo. Nele, pode trabalhar com diversas coisas.

Requisitos para exercer a função de engenharia civil

Ainda, cabe ressaltar que além do diploma obtido após o curso de engenharia civil de duração de 05 anos, o engenheiro precisa preencher outros requisitos. Sem eles não é possível trabalhar na condição de especialista em engenharia.

Esse requisito é o registro perante o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, o CREA. Esse é o órgão que atesta se o profissional tem ou não capacidade para exercer a função de engenheiro civil.

Contudo, não se preocupe. Diferentemente dos cursos de direito, não há necessidade de realizar algum tipo de prova e obter aprovação. Ou seja, basta que o engenheiro possua o diploma no curso reconhecido pelo ministério da educação. Então, o engenheiro deve requerer o registro perante o CREA, pagando uma taxa e a anualidade.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr