No dia 17 de janeiro, mais de 5,6 milhões de alunos que se inscreveram nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na versão impressa irão se submeter a primeira prova. Mesmo com o pouco tempo que ainda resta antes da primeira prova, ainda dá tempo de se organizar e estudar.
Com base nas edições passadas e uma análise das provas já aplicadas anteriormente, criamos uma lista com sugestão de assuntos que terão grandes chances de cair na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. A partir dela, o que será avaliado serão os conhecimentos específicos de Química, Física e Biologia. Obter uma boa nota no exame é muito importante para quem busca uma vaga em Medicina em Universidades Públicas em todo o país.
Assim como ocorre com os demais três grupos de matérias, que são as Ciências Humanas e suas Tecnologias, as Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e a Matemática e suas Tecnologia, o prova que será aplicada de Ciências da Natureza contém 45 perguntas objetivas de múltipla escolha, onde o candidato apenas marca a opção correta com base em seus conhecimentos e nas opções disponíveis.
Revisar conceitos
Ao contrário do que muitos fazem, não é necessário decorar as equações desesperadamente, o mais crucial nesta reta final dos estudos para aperfeiçoamento é que o aluno possa focar na revisão de conceitos práticos, de acordo informações recomendadas pelo professor mestre em Física, Rafael Teixeira.
“Para esses dias que antecedem o Exame Nacional do Ensino Médio, os estudantes devem revisar os conceitos fenomenológicos que envolvem a Física. É fundamental o aluno conhecer a definição de Energia e a suas diferentes formas de se manifestar”.
Ler com atenção
Manter a atenção na leitura das perguntas para poder fazer a interpretação corretamente também é requisito importante para conseguir obter um bom desempenho nas provas. Na matéria de Física, por exemplo, o aluno deve se atentar quanto aos símbolos que são utilizados, quais as unidades de medidas e quais fórmulas para cálculo.
“Às vezes, o Enem foge à regra do Sistema Internacional, no que diz respeito às unidades. Então, é interessante o aluno ficar atento a quais são as unidades apresentadas no problema para que ele possa, se for preciso, fazer as mudanças necessárias dessas unidades”. Nesses casos, o candidato poderá abrir mão da famosa regra de três, de tabelas prontas ou qualquer recurso que seja desnecessário no momento.
“O Enem pode passar a questão toda trabalhando com unidades que não são do Sistema Internacional, mas cobrar a resposta pelas unidades do Sistema. Isso vai estar muito claro no comando da questão. E o aluno vai ter que fazer as conversões de todas as unidades que foram apresentadas no problema”, ressalta o professor Rafael.
Utilizar repertório
Além de o candidato precisar despender de certa atenção quanto aos conceitos e ao que é solicitado em cada questão, para os vestibulandos de iniciantes do Enem, deverão também estar ciente de que o exame, propõe que a aplicação de seu conhecimento em todas as áreas de estudo, e, em diferentes contextos.
Na lista abaixo, consta, com base em dados anteriores e previsões de especialistas, as sugestões de conteúdos que será aplicado na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias:
Química
– Compostos Orgânicos;
– Estequiometria (Balanceamento e Cálculos Químicos);
– Termoquímica (Variação de entalpia e Lei de Hess);
– Soluções;
– Equilíbrio Químico;
– Propriedade dos Compostos;
– Modelos atômicos;
– Eletroquímica;
– Compostos Orgânicos (Isomeria e reações orgânicas).
Física
– Energia (Qual a definição e suas distintas maneiras de manifestação: Térmica, Elétrica, Luminosa e Mecânica);
– Fenômenos Ondulatórios;
– Circuitos Elétricos e seus funcionamentos (Resistência, Corrente e Potência);
– Unidades de medidas (Quais os existentes e como converter corretamente para as unidades do Sistema Internacional de Medidas);
– Cinemática;
– Dinâmica;
– Energia;
– Termologia;
– Óptica;
– Magnetismo.
Biologia
1) Ecologia
– Ação antrópica do homem;
– Interações ecológicas;
– Ciclos biogeoquímicos (especialmente, o Ciclo do Nitrogênio e Carbono).
2) Citologia e fisiologia celular
– Membrana plasmática (transporte, estrutura e função da membrana);
– Função das organelas (fazer a ligação da função das organelas com determinados problemas de saúde);
– Núcleo e material genético (função, estrutura do DRN e RNA).
3) Fisiologia animal e humana
– Sistema endócrino (hormônios e problemas relacionados a eles);
– Sistema imunológico (especialmente os tipos de imunização, vacina e soro, imunidade de rebanho relacionado à Covid-19, resposta imune);
– Sistema cardiovascular.
4) Programa de saúde
– Doenças transmitidas por vetores (como a dengue, febre amarela, mal de chagas);
– Primeiros socorros;
– Problemas de saúde pública (obesidade, drogas, etc.).
5) Genética
– Transgênicos;
– Biotecnologia associada à genética;
– Mutações e edição de DNA, evolução.
6) Evolução
– Teoria da evolução (Lamarck x Darwin);
– Teoria endo simbiótica;
– Epigenética.
7) Zoologia e classificação
8) Botânica