Dicas para lavar e armazenar seu edredom

hotel-203368__340[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Saiba o que fazer para deixar seu edredom sempre limpo e perfumado.

O edredom é uma das peças queridinhas no inverno, afinal de contas, ele ajuda a nos manter aquecidos durante o sono, algo imprescindível quando as temperaturas caem. O problema é que, num país tropical como o nosso, grande parte do ano acaba sendo muito mais quente.

Consequentemente, o edredom acaba ficando muito mais tempo guardado do que sendo, de fato, usado. Desse modo, por ficar armazenado por períodos longos, ele pode acabar acumulando mofo ou se deteriorando.

Para que isso não aconteça, é preciso ter alguns cuidados no que diz respeito à forma como você lava e armazena o seu edredom. Para fazer isso basta adotar algumas medidas simples. 

Para mantê-los sempre limpos e cheirosos, é preciso adotar alguns cuidados especiais. Um deles é que você use sacos organizadores, daqueles em que é possível armazenar a vácuo, evitando o acúmulo de poeira, sujeira e mofo.

Usar os produtos adequados e de qualidade também vai fazer toda a diferença, bem como manter o seu edredom sempre novo e fofinho para quando você precisar se aquecer novamente. 

Confira outras dicas abaixo. Dessa forma, o aconchego do seu edredom estará garantido por muito mais tempo.

Siga as instruções de lavagem

Um dos maiores erros no que diz respeito à limpeza do edredom é não olhar as instruções contidas na etiqueta antes de lavá-lo. Dependendo do material e do tecido que compõe a peça, uma limpeza a seco será a melhor opção, enquanto outros podem ser limpos na máquina de lavar, sem problemas.

Por isso, conheça quais são as indicações de lavagem, se existe alguma restrição no uso de determinados produtos, como alvejantes, e, por fim, se a peça pode ser ou não passada a ferro depois.

Passe o aspirador antes de lavar

Outra dica bem interessante é passar o aspirador na peça antes de colocá-la para ser lavada. Cobertores, colchas e edredons tendem a acumular muitas sujeiras, como poeira, pelos de animais, ácaros e, principalmente, os terríveis fiapos. Para não correr o risco delas permanecerem presas ao tecido ou que ainda mais fios se puxem na lavagem, o ideal é usar o aspirador antes.

Considere os serviços de uma lavanderia

Se você tem uma máquina de lavar com capacidade suficiente para lavar seu edredom em casa, ótimo! No entanto, lembre-se que, por conta do peso, uma peça como um edredom deve ser lavada separadamente para não prejudicar o trabalho da máquina.

Agora, se sua máquina costuma “engasgar” ou não aguenta uma quantidade muito grande de roupa, o ideal é pagar um pouquinho a mais e deixar o edredom em uma lavanderia especializada. O bom é que você vai ter a garantia de uma peça limpinha e cheirosa, sem preocupações extras.

Opte por produtos mais concentrados

Por ser uma roupa de cama usada de tempos em tempo, o edredom precisa ser lavado com produtos concentrados e de qualidade durante a lavagem. Amaciantes concentrados, por exemplo, fazem com que a maciez e o cheiro da peça durem muito mais tempo, sendo ideais quando você for lavar um edredom.

Ao mesmo tempo, prefira usar um sabão em pó ou líquido de melhor qualidade para fazer uma limpeza adequada. Lembre-se de observar se ele tem alvejante e a peça tem restrições para não correr o risco do seu edredom ficar desbotado ou manchado.

Invista no armazenamento a vácuo

Por último, mas não menos importante, vem o armazenamento. Ele deve ser feito, preferencialmente, em sacos organizadores a vácuo, daqueles que removem todo o ar da peça. 

Uma sugestão para quem não deseja investir nisso é guardar o edredom em sacos plásticos, com pequenos furinhos, de forma a impedir que a peça fique abafada. Outra opção é usar embalagens feitas de TNT, que também vão garantir a ventilação adequada do seu edredom.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr