Dicas imprescindíveis para quem vai viajar de carro em 2020

road-220058_960_720[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Revisar o carro, abastecer o tanque de combustível, pesquisar o trajeto e preferir as estradas com mais infraestrutura são algumas dicas essenciais.

O turismo foi uma das áreas mais afetadas pelo cenário atual. De acordo com a Organização Mundial de Turismo (OMT), houve uma redução de 300 milhões de passageiros, além de uma queda no faturamento do setor em torno de US$ 320 bilhões, entre janeiro e maio deste ano. Somente no Brasil, a perda estimada pelo segmento foi de R$ 182 bilhões até setembro.

Para reduzirem os riscos de contaminação pelo novo coronavírus, cientistas e pesquisadores da área da saúde elaboraram protocolos que estabelecem regras para a retomada de algumas atividades econômicas em todo o mundo. 

Entre as recomendações, destacam-se permanecer a 1,5 metro de distância em relação às outras pessoas, usar máscaras de proteção fácil, carregar álcool em gel na bolsa ao sair para qualquer lugar e lavar frequentemente as mãos com água e sabão. Se você adiou alguma viagem a destinos nacionais, veja algumas dicas imprescindíveis antes de remarcá-la.

Informações do lugar

Ao escolher um lugar, busque saber se há restrições e medidas específicas, como comprovantes de hospedagem, para entrar no destino escolhido. Além disso, verifique quais atrações turísticas estarão funcionando no período em que você viajar e em quais dias e horários elas podem ser visitadas. Desse modo, agende a visita com antecedência se isso for um requisito.

Como a situação ainda não está completamente normalizada, é recomendado pesquisar como está a evolução da situação no lugar, bem como a infraestrutura de serviços de saúde que existe nele e nos municípios vizinhos.

Revisão do carro

Se viajar, priorize ir de carro. Todos os outros meios de transporte, que são compartilhados com mais pessoas, sendo que a maioria delas é desconhecida, oferecem maiores riscos de contaminação em comparação ao automóvel particular.

Antes de pegar a estrada, faça uma boa revisão nele e confira se os itens mais essenciais estão em boas condições: água, freios, pneus, faróis, baterias, óleo do motor e limpadores. Não se esqueça de encher o tanque de gasolina para evitar apuros no caminho.

Se o seu plano é alugar um carro, pesquise os preços nos sites de diferentes locadores, verificando quais são as medidas de segurança que estão sendo adotadas por cada um deles.

Trajeto adequado

Uma vez escolhido o lugar, veja quais são os melhores trajetos para chegar até ele. Estudar o caminho antecipadamente, buscando sites com comentários de viajantes que já o percorreram, costuma ser ótimo para reduzir a dependência do GPS, especialmente, se o sinal de internet falhar na estrada. Nos pedágios, priorize pagar com cartão, em vez de utilizar dinheiro.

O recomendado é não usar banheiros públicos, mas se isso não for possível, escolha estradas que tenham posto de gasolina e mercados ou pequenas lojas, em que também é possível se alimentar. 

Se for possível, prefira os caminhos que passam por cidades pequenas, em que dá para realizar paradas estratégicas e pedir ajuda se algum problema ocorrer. Caso a prioridade seja chegar o mais rápido possível ao destino escolhido, pode ser bom preparar alguns lanchinhos e levar algumas comidas mais rápidas, como frutas, barras de cereal e sucos.

Durante todo o trajeto, deixe as janelas do carro abertas para permitir uma boa circulação de ar no interior. Também é essencial preparar uma caixinha de primeiros socorros e deixá-la no porta-mala, contendo curativos, tampões, bandagens de compressão e medicamentos, para aliviar dor de cabeça e enjoos.

Cuidado na hospedagem

A primeira recomendação é ter a sua temperatura auferida, assim que você chegar em sua hospedagem. É importante que as malas sejam esterilizadas, e todos os viajantes devem receber um kit com máscaras de proteção para usar durante a permanência no local. Assim que entrar no quarto, tome um banho, lave os cabelos e busque uma lavanderia para higienizar as roupas utilizadas na viagem.

Recipientes com álcool em gel devem ser disponibilizados a funcionários e hóspedes, em diferentes locais do estabelecimento. Nos lugares compartilhados, procure permanecer a, pelo menos, 1,5 metro de distância em relação às outras pessoas, principalmente, durante as refeições.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr