Dicas de como melhorar o desempenho do seu celular

blogger-336371__340[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Aplicativos certos e bons hábitos podem ajudar a deixar o seu aparelho mais rápido.

Seu celular está lento ou vive travando? Isso possivelmente tem a ver com a
velocidade do seu processador e outras características do modelo escolhido. Mas, você sabia que o uso do smartphone também influencia no desempenho dele?

Talvez já tenha chegado mesmo a hora de investir em modelos modernos, com bom processamento e memória RAM, mas primeiro vale tentar as dicas a seguir. Você pode se surpreender com os resultados que, além de deixar o seu aparelho mais rápido, podem aumentar sua vida útil.

Remova tudo o que não usa

Sabe aquele aplicativo da rede de hotéis que você se hospedou uma única vez ou aquele jogo que você não usa mais? Apague. Assim como tudo o que já vem instalado no aparelho e você nunca usou — alguns não podem ser apagados, mas podem ser desabilitados.

Tudo que está instalado no seu celular ocupa espaço e pode até mesmo ser
executado sem que você perceba. Então a dica é: faça uma limpa. Muitas vezes não basta excluir o atalho, você precisa ir em configurações, depois em aplicativos e encontrar a opção desinstalar.

É importante ter esse hábito com alguma frequência, como uma vez ao mês. Assim, você limpa o espaço que está sendo ocupado por coisas que você nem usa e podem estar sobrecarregando o seu aparelho.

Limpe os dados

Essa dica segue a mesma lógica da anterior, liberar espaço. Você sabia que toda vez que usa algum aplicativo ou a internet, alguns dados, ou caches, são salvos na memória interna do seu aparelho? Eles servem para que o sistema armazene informações sobre você, mas é bom dar uma limpada de vez em quando.

Alguns aplicativos podem ser instalados para fazer esse trabalho por você, mas também é possível fazer isso manualmente. No Android, basta ir em configurações, aplicativos e menu. Lá você deve encontrar a opção de limpar cache. Clique nela.

Salve na nuvem e apague da memória interna

Acredite, quando mais cheia estiver a memória do seu celular, pior será o
desempenho dele. Por isso, além das dicas anteriores, é sempre bom checar se você não está usando a memória no limite, o que nunca é uma boa ideia.

Outra dica é salvar fotos, vídeos e áudios na nuvem, deletando os arquivos do dispositivo. Dá para habilitar o Google Drive ou ativar aplicativos como o Dropbox, para que isso seja feito de maneira automática.

Também é bom desativar o download automático no Whatsapp, especialmente se você é aquela pessoa que faz parte de mil grupos. Quando você se interessar pelo conteúdo, você baixa.

Não deixe aplicativos inicializarem sozinhos

Sem perceber, muitas vezes autorizamos que alguns aplicativos iniciem com o sistema e então eles ficam lá sempre rodando, gastando bateria e deixando tudo o que você vai fazer mais lento.

Fique de olho para desmarcar essa opção quando for instalar um novo aplicativo. No entanto, nem sempre isso é possível. Por isso, é uma boa ideia instalar o Startup Manager, que oferece um painel onde você escolhe o que pode e o que não pode rodar automaticamente.

É preciso ter cuidado, no entanto, para não desabilitar aplicativos do próprio sistema do Android, pois eles são importantes para que o aparelho funcione bem.

Cuide da bateria

Também é muito importante cuidar da sua bateria, para que ela tenha uma boa duração e vida útil. Aplicativos que gerenciam a energia são uma boa ideia, porque eles otimizam o sistema para que ele consuma menos energia.

Alguns aparelhos oferecem um modo de economia de energia e ativá-lo é outra opção. Além disso, você pode cuidar manualmente de diminuir o brilho, desligar GPS e Bluetooth quando não precisar deles, além de sempre fechar os aplicativos que já parou de utilizar.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr