Destinos inesquecíveis do Nordeste: 8 locais que você tem que conhecer

sheet-maranhao-2681145_960_720[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A região possui diversas atrações e paisagens que vão te encantar

Por suas dimensões continentais, o Brasil é um dos países com maior variedade de destinos e atrações turísticas do planeta. A região Nordeste, característica por seu clima quente e diversidade de paisagens, abrange diversos lugares inesquecíveis para quem ama viajar.

Se você está em busca de um destino inesquecível, viaje pelo Nordeste e descubra as maravilhas desta região. Neste guia traremos algumas opções de lugares para conhecer: são praias, lagoas e serras de tirar o fôlego, literalmente.

1. Fernando de Noronha

Nosso primeiro destino é o arquipélago de Fernando de Noronha, pertencente ao estado de Pernambuco. A Ilha principal é um parque marinho e santuário ecológico, ou seja, é uma área de preservação natural. Por isso há um limite de pessoas que podem adentrá-la por vez e é necessário pagar uma taxa de permanência.

O lugar é um verdadeiro paraíso, com paisagens incríveis e praias com pouca interferência humana.  O mar de água cristalina é ideal para a prática de mergulho. É possível visualizar tartarugas marinhas, raias, golfinhos e tubarões. Um passeio inesquecível.

2. Costa do Sauípe

Se seu desejo é descansar e desfrutar de belas praias, água morna e areia clara, seu destino é a Costa do Sauípe, localizado no distrito de Sauípe, no litoral norte da Bahia. Lá você encontra o Complexo Costa de Sauípe, uma área que conta com uma rede de hotéis, parques e atrações para todas as idades.

As hospedagens possuem um sistema all Inclusive, no qual a estadia inclui todas as refeições e bebidas consumidas no local de forma ilimitada. O complexo tem um imenso coqueiral, lagoas e reservas preservadas de Mata Atlântica. Além do mar, você terá muitos outros espaços de diversão e relaxamento.

3. Chapada Diamantina

A Bahia tem muitas atrações. Um excelente destino é a Chapada Diamantina, um parque nacional de preservação que engloba 24 municípios do centro baiano. Lá se encontra um conjunto de serras, pedras, rios e cachoeiras. Um local perfeito para caminhadas, trekkings e prática de esportes radicais, como escalada e rapel. 

A cidade de Lençóis possui uma excelente infraestrutura turística, com boas opções de hotéis, bares e restaurantes, além de trilhas com cachoeiras na própria cidade, sem a necessidade de grandes esforços para acessá-las. Há também ótimos passeios que partem da cidade, como a visita ao Morro do Pai Inácio, ao Poço do Diabo e à Pratinha.

4. Maragogi

À procura de praias de águas límpidas e fácil acesso? Descubra Maragogi, no litoral norte de Alagoas. O município é conhecido como “Caribe brasileiro” pelas praias de águas claras, que na maré baixa deixam a vida aquática à vista, formando pequenas piscinas naturais.

Na praia de Barra Grande, durante a maré baixa, se forma o “Caminho de Moisés”, um banco de areia que cria um corredor mar adentro e divide as águas em um visual fascinante.

5. Lençóis Maranhenses

Um dos mais belos cartões-postais do Brasil, os Lençóis Maranhenses compõem um parque nacional localizado na região nordeste do Maranhão.

O território do parque está distribuído pelos municípios de Santo Amaro do Maranhão, Barreirinhas e Primeira Cruz. A área é protegida e só pode ser frequentada com veículos credenciados.

O parque é famoso por sua vasta paisagem desértica formada por grandes dunas e por suas lagoas sazonais geradas pelas chuvas.

6. Chapada das Mesas

Outro excelente destino no Maranhão é o Parque Nacional da Chapada das Mesas, uma área de preservação no centro-sul do estado que abrange os municípios de Carolina, Riachão e Estreito.

O bioma do parque é o cerrado. O local é composto por um complexo de formações rochosas, cânions, cavernas e cachoeiras. O local é excelente para realização de trilhas e esportes radicais.

7. Cânion do Xingó

Quem procura uma bela vista e um bom banho de rio pode encontrar isso bem longe do litoral. Um destino incrível no Nordeste é o Cânion do Xingó, no Rio São Francisco, mas precisamente na divisa entre os estados de Sergipe e Alagoas.

O destino está localizado bem no meio do sertão e é possível chegar até ele a partir dos municípios de Canindé de São Francisco (SE) ou Piranhas (AL). As cidades também valem o passeio, com centros históricos memoráveis e culinária ímpar.

O cânion navegável não é natural: foi formado com o alagamento da área para construção da barragem da Usina Hidrelétrica do Xingó. A paisagem é linda, formada por uma água esverdeada e paredões alaranjados. O passeio no rio pode ser feito de catamarã ou outras embarcações menores.

8. Serra da Capivara

Outro excelente destino no sertão nordestino é o Parque Nacional da Serra da Capivara, uma unidade de conservação natural abrangendo os municípios de Canto do Buriti, São Raimundo Nonato, São João do Piauí e Coronel José Dias, no interior do estado do Piauí.

O parque possui, segundo a Unesco, a  concentração de sítios pré-históricos mais antiga da América. Por esse fato, foi classificado como um Patrimônio Cultural da Humanidade. O complexo arqueológico é repleto de pinturas rupestres, um verdadeiro museu ao ar livre, entre belíssimas formações rochosas.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr