Destinos imperdíveis em Goiás: 6 locais que você tem que conhecer

brazil-3401798_960_720[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Saiba mais sobre esse estado rico em belezas naturais e diversidade

Quem ama viajar não pode deixar de conhecer os quatro cantos do país. E o que não falta são destinos para conhecer no Brasil devido à sua grandiosidade – tanto em tamanho quanto em diversidade.

Na região centro-oeste do país, um estado que não pode passar em branco na hora de viajar é Goiás. Tido por muitos como o berço do sertanejo no Brasil, esse estado que abriga a nossa capital federal detém uma abundância no quesito belezas naturais, cultura e culinária.

Se você ainda não conhece Goiás mas pretende fazer isso o quanto antes, vale a pena saber quais são os principais pontos turísticos para visitar na sua próxima viagem.

Um pouco sobre Goiás

Entre chapadas, vales e o famoso Planalto Central está localizado o estado de Goiás. Na história, a região ganha fama com a chegada dos bandeirantes vindos de São Paulo, entre os séculos XVII e XVIII, em busca do ouro. A partir de uma forte miscigenação entre brancos, indígenas e negros, resultou o estado goiano.

A região é considerada o berço do sertanejo, tanto de raiz quanto universitário, porque foi lá que surgiram grandes nomes como Leandro e Leonardo, Zezé di Camargo e Luciano, Bruno e Marrone, Jorge e Mateus, Matheus e Kauan, João Neto e Frederico e Marília Mendonça.

Para além dessa forte musicalidade, atualmente presente em todo o país, o estado de Goiás abriga também lugares de beleza única que merecem ser visitados. Confira os principais a seguir.

Goiânia

A capital do estado é considerada a capital brasileira com mais área verde por habitante. Logo, a presença de parques é marcante e pode ser um fator a mais para quem quer ter esse contato extra com a natureza. Não deixe de conhecer os parques Vaca Brava, Areião e Flamboyant, além do Jardim Botânico da cidade.

Já em relação à comida, você não pode deixar de experimentar o famoso frango com pequi, fruta típica da região, e o empadão goiano. Para quem gosta de badalação, a cidade oferece muitos bares e música ao vivo para curtir à vontade.

Aruanã

Localizada entre os rios Vermelho e Araguaia, a cidade de Aruanã é um dos destinos para quem ama praias de água doce. O turismo de pesca e de esportes aquáticos é extremamente forte na região.

Para quem gosta de turismo histórico, vale a pena fazer uma visita guiada à comunidade indígena Karajá e conhecer um pouco mais sobre a cultura e as tradições dessa etnia. O destino fica próximo às margens do rio Araguaia.

Pirenópolis

A quase 130 km de Goiânia está a cidade de Pirenópolis, considerada por muitos como uma espécie de registro histórico do estado, por abrigar construções antigas e casarões. Além disso, é também uma região tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1989.

Visitar as cachoeiras do Parque Estadual Serra dos Pirineus, bem como fazer trilhas, montanhismo e até rapel são boas pedidas para quem ama uma boa aventura ao ar livre. Não deixe de conhecer o Centro Histórico da cidade, as catedrais, o teatro e a Cidade de Pedra.

Caldas Novas

Uma das cidades turísticas mais conhecidas de Goiás é Caldas Novas, onde fica localizada a maior bacia hidrotermal do planeta. Para quem está buscando relaxamento em águas quentes, este é o lugar ideal.

No Parque Estadual da Serra de Caldas Novas é possível unir esse prazer a atividades com trilhas e cachoeiras em meio ao deslumbramento que a região proporciona.

Formosa

Para quem ama aventura, Formosa é o destino ideal. A cidade abriga o Salto do Itiquira, a maior queda d’água do Planalto Central, e o Vale do Paranã, conhecido no mundo todo pelos campeonatos de voo livre.

Isso sem falar nos passeios em grutas, trilhas, rapel e até mesmo esportes aquáticos como o jet ski. Os amantes de cachoeiras vão se apaixonar com as da Água Fria, do Bisnau e do Indaiá; enquanto quem ama História poderá ver de perto inscrições rupestres no Sítio Arqueológico da Toca da Onça.

Rio Quente

Por último, mas não menos importante, Rio Quente é outra cidade super conhecida, junto com Caldas Novas, pelo turismo em águas termais. É lá que fica localizado o famoso complexo hoteleiro Rio Quente.

No destino está o Hot Park, tido como um dos melhores parques aquáticos da América do Sul, que inclui diversas atrações para quem busca relaxar ou se divertir dentro das águas naturalmente aquecidas da região do Cerrado brasileiro.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr