Dedetização de baratas: Saiba a importância de manter seu restaurante livre

baratas mortas depois de dedetizar
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Ithchklescibghtwetdsp1Keu6Yverf824Xudvvkv85Btlkyn3Ckp4 K2Hnt3Wqrd0Cusmxdbu2Yr Oqr7Rlsswfmmtcu3Ks0 - Dedetização De Baratas: Saiba A Importância De Manter Seu Restaurante Livre - Artigos E Notícias

Dedetização de restaurante, bar, lanchonete e de qualquer outro estabelecimento é coisa muito séria! Não só para quem irá consumir produto alimentício nesses locais, mas também para que os donos evitem situações alarmantes que podem até mesmo destruir o seu negócio.

Hoje vamos abordar no blog por que é necessário dedetizar seu restaurante contra baratas e outros insetos. Você está pronto? Então vamos começar!

O que a legislação nos diz

Fazer dedetização é lei! E para a indústria alimentícia de forma geral, é preciso estar sempre atento ao controle de pragas em todo o local. Não só na área externa! Muitos têm dúvidas quanto ao uso de inseticidas e outros tipos de produtos para extermínio de pragas. É importante deixar claro que eles podem sim ser usados no interior do estabelecimento. Inclusive na cozinha e em armazéns. Desde que não seja feito nenhum contato com os alimentos.

Para entender melhor, vamos deixar aqui a lei que regulamenta a dedetização de estabelecimentos alimentícios:

4.3 Controle Integrado de Vetores e Pragas Urbanas

4.3.1 A edificação, as instalações, os equipamentos, os móveis e os utensílios devem ser livres de vetores e pragas urbanas. Deve existir um conjunto de ações eficazes e contínuas de controle de vetores e pragas urbanas, com o objetivo de impedir a atração, o abrigo, o acesso e ou proliferação dos mesmos.

4.3.2 Quando as medidas de prevenção adotadas não forem eficazes, o controle químico deve ser empregado e executado por empresa especializada, conforme legislação específica, com produtos desinfestantes regularizados pelo Ministério da Saúde.

4.3.3 Quando da aplicação do controle químico, a empresa especializada deve estabelecer procedimentos pré e pós-tratamento a fim de evitar a contaminação dos alimentos, equipamentos e utensílios. Quando aplicável, os equipamentos e os utensílios, antes de serem reutilizados, devem ser higienizados para a remoção dos resíduos de produtos desinfestantes.

Portanto, realize uma dedetização completa no estabelecimento para evitar situações constrangedoras que vamos descrever a seguir.

5Pcaxmmsj94Qozgv8Reyzfwyyws1Jmvmum8Tjwtmvz0Fzxivuzkcjqk7W06Xjdskckfavwccchpjq8Ndwmzodkkk3Klspn Nlsddkoari9Riu - Dedetização De Baratas: Saiba A Importância De Manter Seu Restaurante Livre - Artigos E Notícias

Problemas que as baratas podem causar no seu restaurante

Má reputação e perda de clientes

Não tem nada mais assustador do que estar comendo em um restaurante e ver uma barata passando em algum lugar. Isso pode gerar muita confusão e até mesmo a denúncia do estabelecimento. A partir daí as coisas se espalham rápido e a clientela só vai se afastando até sumir completamente.

Você não quer que esse tipo de reputação seja criada por causa de uma barata, certo?

Então faça dedetizações tanto da área externa quanto da área interna. Dessa forma você se previne contra possíveis intrusos que podem causar uma confusão desenfreada no seu restaurante.

Contaminação de alimentos

As baratas são insetos sujos, que muitas vezes vivem no esgoto e carregam todo o tipo de doença consigo. Ao entrarem nos estabelecimentos, geralmente buscam por comida. E quanto a encontram, contaminam todo o restante que está por perto. Isso pode levar a problemas sérios para clientes e consumidores dos alimentos do restaurante.

Pode levar desde a doenças infecciosas, diarréias e outros tantos problemas gastrointestinais. Tudo por causa da contaminação provocada pela barata. É por isso que a dedetização em estabelecimentos alimentícios deve ser feita com frequência. A falta de cuidado com esse tipo de problema pode levar a processos jurídicos movidos por clientes e muitos outros problemas.

Z2Xppu0Maf3Lpl7U37Pi Vxbz - Dedetização De Baratas: Saiba A Importância De Manter Seu Restaurante Livre - Artigos E Notícias

Doenças

Existem uma série de doenças que podem ser transmitidas por baratas e que são extremamente graves. Se comprovado que o seu estabelecimento é foco desse tipo de transmissão, você poderá enfrentar desde processos jurídicos por parte de clientes até mesmo a interdição do local.

Algumas dessas doenças transmissíveis por baratas são:

  • Hepatite A:
  • Febre tifóide
  • Tuberculose
  • Gastroenterite
  • Diarreia
  • Toxoplasmose

Cuidar da dedetização do seu estabelecimento evita que qualquer uma dessas doenças seja transmitida para seus clientes. Além disso, também protege seus funcionários e você mesmo da ação transmissora das baratas.

Como garantir um restaurante limpo e dedetizado?

Ok, mas como devo agir para que nada disso ocorra com meu restaurante?

É preciso, antes de tudo, se prevenir e tornar o seu espaço o mais limpo possível. Apenas dessa forma você conseguirá manter as baratas longe e os clientes perto. Então, chame sua equipe e tenha uma conversa séria sobre a limpeza do local, sobre como devem ser feitas as coisas para que o restaurante tenha o mínimo de sujeira possível.

Depois disso, trace as seguintes regras a serem seguidas para uma melhor manutenção do local:

Cuidados com o lixo

Lixo sempre do lado de fora! Quando ele estiver acumulado por mais que 4 horas, você deve colocá-lo do lado exterior do restaurante. Estabelecimentos alimentícios produzem grandes quantidades de lixo orgânico, o que é um verdadeiro paraíso para baratas. Dessa forma, se o lixo ficar em ambientes internos por muito tempo, é comum que baratas entrem para se aproveitar das sobras.

Por isso, informe sua equipe de que o lixo deve ser colocado para fora o mais rápido possível.

Cuidados com a limpeza

Além das limpezas diárias, no fim do expediente, é importante que no fim do mês sejam organizadas limpezas gerais. Não só dos ambientes comuns, onde os clientes ficam, mas da cozinha, arrastando equipamentos e limpando atrás. Isso evita que baratas se escondam entre os diversos aparatos da cozinha.

Mesmo aqueles lugares onde não se mexe muito e que não são muito alvo de gordura e sujeiras normais da cozinha devem ser limpos. Isso porque baratas e outras pragas preferem se esconder nesses locais pouco usados. Até mesmo podem se reproduzir ali.

M1Wh Db5E73Li7Qkhtqosjlw R2Ae4Xo5Q4E7Wkl7Cw7 Qacqbp57Inuougszsqziqgtnf - Dedetização De Baratas: Saiba A Importância De Manter Seu Restaurante Livre - Artigos E Notícias

Cuidados com a dedetização

Por fim, não podemos escapar dela, a dedetização. O ideal é que os estabelecimentos alimentícios façam dedetização de 3 em 3 meses. Essa dedetização precisa ser feita em todos os ambientes do restaurante, sejam eles externos ou internos. Dessa forma o estabelecimento estará completamente seguro contra invasores, como as baratas.

Além disso, é necessário contratar uma empresa de dedetização séria e que realmente vai ajudar a manter o seu restaurante longe das pragas. Caso contrário, você poderá passar pelos constrangimentos e problemas que citamos anteriormente. Isso mesmo já tendo realizado uma dedetização.

Então se você procura a melhor dedetização da região de São Paulo, a Seven é pra você.  Uma empresa 100% regularizada e que entrega dedetização de qualidade por toda SP.  São 13 anos de serviços éticos, com total respeito ao cliente e com total segurança para ambas as partes. Nosso desejo é ajudar você a manter o seu estabelecimento seguro e livre de baratas.

Entre em contato clicando aqui e dedetize já o seu restaurante!

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr