Cozinha-corredor: saiba aproveitar cada canto do espaço

kitchen-2400367_960_720[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Por se tratar de um cômodo menor, precisa estar sempre organizado, além de ter os móveis e eletrodomésticos certos.

A cozinha-corredor é comum nos apartamentos, sendo um espaço acoplado com a lavanderia e menor. Com formato retangular, é menor e para evitar problemas, é preciso pensar a decoração e os móveis com calma. Além disso, ter o local apenas para o preparo das refeições.

Ainda assim, ter uma cozinha compacta não significa que você terá um ambiente incômodo. Muito pelo contrário, basta saber como encaixar os móveis e eletrodomésticos e aproveitar melhor cada cantinho disponível. Veja como fazer isso.

Faça bom uso das paredes

Como o espaço é menor, as paredes serão aliadas para ter uma cozinha completa. Invista em nichos, prateleiras e armários elevados. Além disso, aproveite para colocar quadros e outros objetos decorativos. Também use faixas de ímãs, pois são úteis para pendurar facas e outros talheres de inox. Se achar interessante, pinte um pequeno espaço com tinta lousa.

Mantenha apenas o necessário

Cozinha compacta é sinônimo de espaço funcional e com poucos objetos. Mantenha no cômodo apenas o que é indispensável. Poucos móveis, focados em guardar pratos, talheres, copos, xícaras e panelas. Quanto aos eletrodomésticos, prefira os com mais de uma função. Por exemplo, ao invés de um liquidificador, aposte no multiprocessador.

Aposte nos móveis planejados e funcionais

Encaixar os móveis na cozinha-corredor pode ser desafiante. Então, compre um conjunto completo ou prefira os planejados. Estes são pensados para caber exatamente no espaço disponível, sem atrapalhar a passagem ou carregar o ambiente. É indicado também dar preferência para móveis funcionais, como um armário com bancada.

Prefira cores mais claras

As cores mais claras iluminam melhor o ambiente e passam a sensação de estar em um local amplo. No entanto, não é preciso focar apenas no branco, tons de bege e amarelo também são super bem-vindos. A regra é válida não somente nas paredes, mas nos móveis e eletrodomésticos.

Invista nos eletrodomésticos funcionais

Alguns eletrodomésticos precisam estar na cozinha, para facilitar a tarefa de preparar uma refeição. Isso significa que não há como deixar de ter um fogão ou micro-ondas, mas os objetos menores, como o liquidificador, podem ser pensados em sua versão funcional.

Cuide com a organização do espaço

Cômodo pequeno exige organização sempre em dia. Pense em objetos que podem ajudar a manter tudo em ordem. Os nichos e prateleiras são boas opções, mas também é indicado ter cestos organizadores e separadores. Estes ficam bem nos armários e gavetas, além de deixar mais fácil encontrar tudo o que precisa.

Aproveite a iluminação natural

A cozinha-corredor fica perto de alguma janela? Use a iluminação natural ao seu favor. Dispense cortinas e prefira janelas com vidro transparente. Na melhor das definições, deixe o sol entrar e iluminar a casa. Quando os móveis e eletrodomésticos têm cores claras, o espaço fica ainda mais iluminado, dispensando a necessidade de mais lâmpadas e dando a sensação de amplitude.

Instale armários mais estreitos

Não há como fugir deles, os armários são necessários neste cômodo da casa. Então, para evitar a sensação de pouco espaço, aposte nas versões mais estreitas. Por mais que tenham profundidade menor, estes armários são úteis e podem servir para guardar os itens pertencentes à cozinha.

Prefira os espelhos e revestimento inox

Os eletrodomésticos da linha prateada, em inox são perfeitos para ambientes mais modernos. No entanto, sua utilidade vai além em cômodos menores. Invista em armários no mesmo estilo, ou espelhados e se surpreenda com a sensação de um espaço maior.

Aposte na divisória de vidro

Caso a cozinha fique próxima da área de serviço, uma boa opção para criar a sensação de amplitude é apostar na divisória de vidro. Além disso, você consegue aproveitar melhor a luminosidade, principalmente aquela vinda das janelas.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr