Cores na decoração? Saiba como usá-las a seu favor

kitchen-1687121_960_720[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Elas deixam o ambiente alegre, traduzem a personalidade do dono e customizam o décor. Veja truques para deixar o ambiente mais colorido e bonito.

O uso de cores é um dos principais recursos decorativos para personalizar um ambiente. Há diversos estudos que indicam que as colorações podem influenciar até o nosso humor.

A cromoterapia, um tipo de terapia que utiliza as cores, indica que tons quentes, como vermelho, amarelo e laranja, podem nos deixar com fome e raiva, enquanto os frios, como azul, verde e roxo, ajudam a relaxar e acalmar.

Também há estudos de como as cores podem ser combinadas para formar harmonias perfeitas. A roda cromática é aplicada no cinema, na fotografia, na publicidade e até na decoração.

O bom é que não precisamos lançar mão de apenas uma cor ou um elemento com diferentes tonalidades na decoração. Podemos optar por mesas coloridas em uma sala toda sóbria e neutra, por exemplo, para destacar o móvel.

Também é possível combinar diferentes estampas de almofadas com a cor do estofado principal, trazendo mais charme e alegria ao design de interiores. Confira, a seguir, algumas formas de tirar proveito das cores na sua casa.

Iluminação

As cores claras ajudam a iluminar o ambiente, dando a sensação de amplitude, principalmente aos cômodos pequenos. Pintar as paredes próximas das janelas de cores claras, certamente, vai favorecer a iluminação do cômodo. Dê preferência às tintas brilhantes e semibrilhosas, que refletem a luz.

Por outro lado, se a ideia é trazer aconchego, cores quentes cumprem essa função em casa. Luzes amarelas e estofados em tons de marrom são exemplos clássicos disso.

Dimensão

As cores podem ajudar a mudar a percepção de profundidade e dimensão de um cômodo. Paredes e teto coloridos com a mesma tonalidade, por exemplo, disfarçam o pé direito baixo. Lembre-se apenas de optar por tons claros por conta da iluminação.

Se a ideia é ampliar o cômodo, novamente o segredo é pintar as paredes de tons claros, deixando os toques coloridos para detalhes e móveis. Para reduzir o espaço, por outro lado, você pode colorir uma ou duas paredes com um tom escuro de sua preferência — fica bem bonito e cheio de personalidade!

Móveis

Às vezes, a gente tem um móvel que adora, mas sabe que ele não é dos mais bonitos ou não estamos com grana sobrando para poder trocá-lo, não é mesmo? Pois as cores podem ajudar a disfarçar ou destacar o item! Para fazê-lo “desaparecer” na decoração, basta pintar a parede onde ele se encontra da mesma tonalidade do móvel.

Eles vão parecer uma coisa só, ficando camuflados na decoração. Aí, a atenção pode ser desviada para algum móvel, quadro ou item decorativo em cor contrastante próximo a ele. Por outro lado, se a ideia é destacar o objeto, cores distintas próximas a ele ou uma harmonia monocromática que o torne diferente vão colocar o item no centro das evidências.

Faixa colorida

Quem disse que as paredes precisam ser todas de uma única cor? Afinal, sua casa, suas regras! Então, saiba que colorir apenas algumas faixas na parede pode fazer toda a diferença na renovação da sua decoração.

Meia parede colorida ou uma faixa na parte superior para “emoldurar” o cômodo deixam a decoração moderna, descolada e extremamente personalizada. Se não quiser usar tinta, pode lançar mão de papel de parede com cores, estampas e texturas para conseguir esse efeito diferenciado.

Na cozinha e no banheiro, o efeito pode ser conquistado com uma faixa de pastilhas ou azulejos estampados. Experimente e sinta como o ambiente vai ganhar outra cara!

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr