Conheça o conceito de vendarketing e sua importância

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O vendarketing, como o próprio nome sugere, é a junção dos termos “vendas” e “marketing”, para propor uma estratégia integrada entre os departamentos. Esse tipo de abordagem se mostrou muito eficiente e, por isso, é usado em muitos negócios.

Ao mesmo tempo, alguns empreendimentos enfrentam grandes problemas nesses departamentos, justamente por desconhecerem suas características.

No artigo de hoje, conheça o conceito de vendarketing e sua importância. Acompanhe a leitura!

O que é vendarketing?

O vendarketing é uma estratégia que visa alinhar os times de marketing e vendas, para que ambos consigam aproveitar as oportunidades ao máximo e, com isso, aumentar a geração de receita de um negócio.

Por exemplo, as empresas de contabilidade na zona sul SP podem aplicar a estratégia para alcançar uma boa divulgação, mas sem esquecer da parte de vendas, visto que no vendarketing essas ações são integradas.

O vendarketing é conhecido há muito tempo. Em alguns países, ele leva o nome de smarketing, que também é a junção entre vendas (sales, em inglês) e marketing.

Para encaixar a estratégia em seu planejamento, é necessário compreender a atuação dos dois departamentos. Desse modo, fica mais fácil saber como usar o vendarketing de maneira eficaz.

Como o marketing e vendas atuam em uma empresa?

Antes mesmo das cápsulas compatíveis máquina Nespresso chegarem até à sua casa, a fabricante realiza inúmeros processos, incluindo o planejamento de como divulgar e vender o produto. 

Por isso, vale a pena entender como os dois times, de venda e marketing, trabalham em prol da empresa.

No time de vendas, o objetivo é bem simples: vender. Mas no caso do marketing, as opções são mais diversas, já que o setor pode:

  • Trabalhar com a imagem e reputação da marca;
  • Criar os anúncios e o branding;
  • Cuidar dos canais de comunicação da empresa;
  • Elaborar iniciativas para divulgar produtos ou serviços.

Todas essas ações envolvem o time de marketing, sendo o meio pelo qual ele alcança a sua meta: as vendas.

Ou seja, se o marketing não vai bem, é bem provável que a sua empresa perca chances potenciais de lucro. Isso pode acontecer porque você está investindo nas ações erradas, ou não está conseguindo resultados para a sua equipe.

Na prática, isso significa que a sua estratégia precisa gerar novas oportunidades para o time de vendas – daí a importância do alinhamento entre as equipes.

Isso vale para qualquer tipo de venda, desde a comercialização de um aço para construção até de um serviço.

Ou seja, o marketing e vendas têm o mesmo objetivo, o que diferencia os dois times é o método de abordagem. Por essa razão, é importante que eles trabalhem em conjunto, como propõe o vendarketing.

Por que o vendarketing é importante?

Como vimos, o vendarketing é capaz de aumentar as probabilidades de lucros, pois faz com que o time de vendas e marketing trabalhem em conjunto. Mas além disso, a estratégia traz muitas outras vantagens. A seguir, conheça algumas delas:

Melhora a experiência dos clientes

O vendarketing é capaz de melhorar a experiência dos potenciais clientes, pois há um alinhamento do discurso da empresa. Isso quer dizer que o consumidor não sofre uma quebra de expectativas, caminhando em uma jornada de compra contínua e permanente.

Dessa forma, se a intenção é receber uma consultoria contábil para abertura de empresa, tanto o time de marketing quanto o de vendas saberá a melhor forma de abordagem e manterá o mesmo discurso, alinhado com as necessidades do cliente.

Como consequência, quanto melhor é a experiência do comprador, maiores são as chances de vendas dos produtos ou serviços.

Melhora a comunicação entre os times

Quando se aplica o vendarketing, é possível melhorar a comunicação interna, já que os dois times trabalham muito mais próximos e alinhados, em relação aos prazos, objetivos e planejamentos.

Vale ressaltar que essa comunicação integrada colabora para agilizar a passagem dos leads (potenciais clientes) pelo funil de vendas. Com isso, os dois times podem ter sucesso em sua meta, que é gerar lucro para a empresa.

Evita a perda de oportunidades

Outra vantagem do vendakreting é o seu impacto direto nas iniciativas da empresa. Isto é, a estratégia garante que o objetivo do planejamento seja melhor delimitado, o que gera mais oportunidades.

Porém, nada é ao acaso. Por vezes, alcançar um número maior de visitantes do seu e-commerce não é a melhor estratégia, mas sim, conseguir leads interessados em um kit academia ao ar livre preço diferenciado.

Portanto, o vendarketing seleciona qual é realmente a melhor oportunidade que não pode ser perdida.

Estabelece metas realistas

O vendarketing trabalha diretamente com as métricas. Afinal de contas, elas vão mostrar se a estratégia está realmente funcionando, ou é preciso ajustá-la.

Além do mais, os indicadores são fundamentais para o estabelecimento de metas realistas. Com eles, é possível reconhecer quantas oportunidades o seu time de marketing consegue gerar e como convertê-las em vendas.

Assim, nota-se como uma divulgação do serviço de locação de mão de obra temporária rendeu novas vendas. Ao mesmo tempo, o vendarketing cuida para que as negociações não ultrapassem a capacidade de atendimento da empresa, bem como não dê prejuízos.

Oferece previsibilidade

A previsibilidade é essencial para a saúde financeira do seu negócio. Através dela, é possível calcular quanto o seu time irá gerar de receita no futuro e, desse modo, dá para planejar ações preventivas caso o objetivo não seja alcançado.

É como um plano de segurança biológica: é necessário prever possíveis encaminhamentos para reduzir os erros que possam causar danos.

No vendarketing, as estratégias são planejadas com essa questão da previsibilidade sempre em mente. Assim, é possível conter as falhas e trabalhar para garantir a saúde do seu negócio.

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3 dicas para aplicar o vendarketing na sua empresa

Diante de todas as vantagens apresentadas acima, fica fácil entender o porquê muitas empresas estão integrando suas equipes de vendas e marketing. Afinal de contas, os resultados são muito promissores.

Contudo, ainda há dúvidas de como aplicar o vendarketing na prática. Por esse motivo, trouxemos algumas dicas que podem te ajudar nessa empreitada. Confira!

1 – Use o SLA

O SLA (Service Level Agreement) consiste em um conjunto de regras que determinam as ações entregáveis em cada ponto de contato dos times de marketing e vendas. Dessa forma, é possível evitar que um departamento culpe o outro, caso as metas não sejam alcançadas.

Assim, na divulgação de um serviço de auditoria blindagem segurança, a equipe de marketing pode ficar responsável por atrair o lead, enquanto a de vendas deve entrar em contato com o potencial cliente.

Ou seja, o SLA define os papéis de cada departamento. Desse modo, se todo mundo seguir o acordo, tem-se uma maior sincronia entre os times, além de evitar atritos.

Importante dizer que os SLAs devem ser avaliados periodicamente, para verificar se eles podem ser melhorados.

2 – Faça reuniões periódicas

Para garantir que o alinhamento entre as equipes não se perca, é necessário realizar reuniões periódicas. A recomendação é fazer esses encontros de 15 em 15 dias, ou pelo menos uma vez ao mês.

Afinal de contas, é fácil para os colaboradores voltarem ao estado anterior e perderem todas as interações. Por isso, é preciso garantir que os departamentos mantenham a sua sinergia.

Durante as reuniões, avalie as métricas e os objetivos de cada mês. Isso ajuda a perceber os erros e acertos da estratégia.

3 – Alinhe as métricas

Todas as pessoas envolvidas no vendarketing precisam ter objetivos específicos e alinhados a uma métrica. Isso ajuda na elaboração de campanhas mais assertivas e direcionadas, evitando erros.

Além do mais, a performance de cada departamento pode ser medida. Dessa maneira, é possível entender as falhas e as oportunidades, bem como mensurá-las financeiramente.

Ou seja, o alinhamento das métricas também é uma forma de garantir que a saúde financeira do seu negócio esteja em dia, sem gastos desnecessários.

Conclusão

O vendarketing é uma estratégia muito eficiente para alcançar sucesso com a sua empresa. Afinal de contas, a principal meta é focar em um objetivo em comum, tanto no time de marketing quanto o de vendas, que se resume ao aumento da lucratividade do seu negócio.

Mas as vantagens vão muito além disso. O vendarketing é capaz de oferecer uma experiência de compra única aos consumidores, algo que contribui positivamente com a expansão e o reconhecimento da marca no mercado.

O artigo de hoje buscou tratar mais sobre o conceito de vendarketing, mostrando a importância da estratégia para o seu negócio e quais benefícios ela pode oferecer.

No entanto, é necessário saber como aplicá-la, para que os departamentos de vendas e marketing se mantenham integrados e possam contribuir com o crescimento da sua empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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