Conheça 9 alimentos que favorecem a sua visão

pexels-bruna-branco-6462179
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Uma dieta diversificada pode ajudar a manter a saúde dos seus olhos sempre em dia

Assim como outras partes do corpo, os olhos também precisam de vitaminas, minerais, antioxidantes e outras substâncias para se manterem saudáveis, por isso apresentamos 9 alimentos que favorecem a sua visão.

É possível se beneficiar dessas substâncias mantendo uma dieta variada, diversificada e saudável, já que a maioria delas pode ser encontrada naturalmente em alimentos como cenoura e cereais integrais.

Para não correr o risco de ter sua visão prejudicada, confira quais são os alimentos que você deve adicionar à sua dieta, caso eles ainda não façam parte do seu dia a dia:

Cenoura e outros legumes e frutas alaranjados

A sabedoria popular já dizia que a cenoura faz bem para os olhos, e não é mentira.

A cenoura e legumes como a abóbora, assim como as frutas acerola, mamão, pêssego e tangerina, de coloração alaranjada, são benéficas para essa parte do corpo.

Esses alimentos são ricos em carotenóides, uma substância antioxidante que previne o envelhecimento precoce das células e notadamente combate o desgaste da mácula, uma das estruturas da retina, responsável pela visão das cores.

Peixes

Alguns peixes são ricos em ômega-3, um tipo de gordura saudável, ácidos graxos e vitaminas A, B, D e E. Juntos, eles protegem contra o ressecamento dos olhos, degeneração macular e catarata. A prevenção desta última doença é importante para evitar problemas futuros e até mesmo a necessidade de uma cirurgia de catarata.

Os peixes mais indicados para obter esses benefícios são os de água salgada, como o salmão, a sardinha, o atum, a cavalinha e o bacalhau. Quem não gosta de peixes pode ingerir, sob prescrição médica, suplementos de óleo de peixe.

Folhas verde escuro

Espinafre, couve e agrião são exemplos de folhas que contêm os pigmentos luteína e zeaxantina, substâncias que ajudam a retardar a degeneração da mácula e a catarata.

A couve, especificamente, tem ainda ação anti-inflamatória e cicatrizantes, que também ajudam a proteger a visão.

Ovos

Os ovos são ricos em zinco, um nutriente potencializa a luteína e a zeaxantina contida nas folhas. O brasileiríssimo PF, com couve refogada e ovo frito, é uma combinação benéfica para a saúde ocular.

Esse alimento conta, ainda, com uma boa concentração de vitamina A, que evita os olhos secos e a cegueira noturna.

Grãos e cereais integrais

O consumo de grãos com baixo índice glicêmico, como aveia, quinoa e arroz integral é muito bem-vindo para reduzir o risco de degeneração macular com o passar dos tempos, especialmente quando comparado aos grãos refinados, como o arroz branco.

Esses grãos também possuem vitamina E, zinco e niacina, que também ajudam a promover a boa saúde dos olhos.

Azeite de oliva e óleo de linhaça

O azeite de oliva já está presente em boa parte das mesas dos brasileiros, e isso é muito positivo para os olhos.

Esse azeite protege o globo ocular da corrosão da mácula, pois contém o antioxidante ômega-3. A vitamina E e os polifenóis presentes no ingrediente auxiliam, ainda, na prevenção do câncer.

Já o óleo extraído da linhaça é rico em ômega-3, 6 e 9, que ajudam a hidratar os olhos e diminuir a sensibilidade à luz e coceira, além de ajudar na proteção macular. Ele também fortalece o sistema imunológico como um todo.

Alimentos Que Favorecem A Sua Visão Como Cebola E Alho.
Alimentos saudáveis

Alho e cebola

Os temperos mais comumente usados em casa são saborosos e ainda protegem a saúde dos olhos.

O alho e a cebola são fontes de vitaminas B e C, de cálcio e fósforo. Essa combinação tem ação antiviral e antimicrobiana, e ajuda a regular a pressão arterial, que está associada ao glaucoma.

Fígado

Apesar de não agradar à primeira vista, o fígado é essencial para os olhos, pois ele é nutritivo e rico em vitamina A.

Essa substância é conhecida por ativar a produção de uma proteína que ajuda a distinguir o claro e o escuro, sendo fundamental para a visão noturna. O alimento também previne que os olhos fiquem ressecados.

Abacate

O abacate é um fruto rico em carotenóides e luteína. Ou seja, ele evita o envelhecimento precoce das células ao mesmo tempo em que protege a mácula.

A fruta também possui uma boa quantidade de glutationa, um antioxidante conhecido por atuar na prevenção do câncer.

Conclusão sobre os alimentos que favorecem a sua visão

Com esses alimentos, você poderá ter mais cuidado com sua visão e ajudar na saúde dos seus olhos de uma forma saborosa.

Veja 6 canais de culinária no Youtube

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr