Como tirar o cheiro de esgoto do banheiro de forma simples

ralo de banheiro com cheiro de esgoto
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

De repente ao entrar no banheiro um odor forte invade as narinas. Quem nunca passou por uma situação dessas? Geralmente, isso é sinal que alguma coisa no esgoto não está funcionando bem.

Esse cheiro forte pode vir da pia, do vaso sanitário ou mesmo do ralo do banheiro. Além de causar incômodo, isso pode prejudicar a saúde das pessoas que inalam esse cheiro, pois na verdade isso advém de gases que estão saindo desses locais.

O objetivo deste artigo é trazer dicas que resolverão esse problema através de ações simples.

Mas porque esse cheiro forte no banheiro?

Mesmo limpando todos os dias e deixando ele cheiroso, não adianta, logo depois esse cheiro forte aparece. Por que isso acontece?

Esse odor forte na verdade advém da presença de gases na tubulação e podem ser causados por mau uso da pia ou do vaso ou ainda falta de vedação.

Algumas situações podem estar contribuindo pra isso. É preciso entender cada uma delas.

Uso incorreto do vaso sanitário

Muitas pessoas costumam usar o vaso sanitário como lixeira e isso é umas das principais causas do mau cheiro.

Papel higiênico, fios de cabelo, fio dental, absorventes e até restos de alimentos são jogados no vaso. Porém, isso é um erro, pois esses materiais podem entupir toda a tubulação do banheiro. Com isso a água não escoa corretamente e isso causa esse mau cheiro.

O vaso sanitário foi projetado para receber apenas os dejetos humanos. Qualquer outra coisa deverá ser jogada no local correto: a lixeira.

Má utilização da pia

A mesma coisa costuma ocorrer na pia do banheiro. Pelo e fios de cabelo costumam ser jogados no ralo da pia e com isso podem causar esse cheiro forte.

Além de impedir que água escoe e possibilitar o entupimento, esse material fica retido ali e começa a se decompor, o que também causa o mau cheiro.

Portanto, após se barbear ou pentear, é importante tirar todos os pelos e cabelos da pia e jogá-los na lixeira, e assim deixar a passagem de água livre.

Problemas na instalação do vaso sanitário, caixa sifonada ou sifão

Outro problema que acarreta esse mau cheiro é a instalação incorreta da caixa sifonada e do sifão.

Para encontrar a origem do cheiro forte é importante verificar se esses itens estão instalados corretamente, pois caso não estejam eles deixam o mau cheiro e os gases subirem para o banheiro.

Para saber se está correto, basta verificar se parte coletora ou a curva estão com pouca água. Se tiver água é sinal que está funcionando corretamente. Porém, se estiver com pouca ou nenhuma água é sinal que a origem do odor pode estar ali.

Além disso, é importante verificar se não há cabelos ou outros materiais no interior da caixa, pois eles podem estar impedindo a passagem de água.

Assim como essas peças, o vaso também pode estar instalado incorretamente.

Para que esteja bem colocado, o vaso deve estar conectado diretamente com o encanamento, além de estar devidamente selado. Caso contrário, podem escapar os gases que estão no interior dos canos. Se esse for o problema, o vaso deverá retirado e processo da instalação precisará ser refeito e ser vedado corretamente.

Dicas simples para tirar o cheiro forte

Algumas dicas podem ajudar a tirar o cheiro de esgoto do banheiro de forma simples, até que o problema causador seja resolvido.

  • Para manter o cheiro forte longe do banheiro é importante cuidar bem da limpeza. Realizar constantes faxinas utilizando bons desinfetantes e água sanitária. Certamente isso ajudará a manter um cheiro mais agradável no local;
  • A janela do banheiro deve ficar aberta para que o ambiente fique bem ventilado, isso aumenta a circulação de ar no local e ameniza o mau cheiro. Lembrando que é temporário, apesar de ajudar bem;

Como o cheiro do banheiro não vem necessariamente de má conservação e limpeza, pois na maioria das vezes vem de problemas com o encanamento, existem algumas receitas fáceis que podem ajudar a tirar esse mau cheiro do banheiro de forma simples.

  • Uma solução com vinagre, água e bicarbonato de sódio pode ser bem efetiva.

Para isso, jogue no ralo cinco colheres do bicarbonato de sódio e depois um copo de vinagre (branco). Assim que ferver, tampe o ralo e deixe agir por meia hora. Após esse tempo jogue um copo de água morna. Isso dissolverá a gordura que está nos canos e ajudará na eliminação do mau cheiro.

Tenha cuidado para que água não fique muito quente, pois ela pode prejudicar os canos.

  • Outra mistura bem efetiva é aplicar, no ralo, três colheres de fermento mais 300 ml de água. Faça à noite e deixe repousar de um dia para o outro.

Esses procedimentos, juntamente com as outras dicas, amenizarão o cheiro forte no banheiro, mas não se esqueça de que é necessário descobrir a origem do problema e assim solucioná-lo. Em alguns casos poderá ser preciso solicitar uma ajuda profissional.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr