Como o Design e a Decoração de Escritórios de coworking Influencia a Produtividade

coworking produtividade
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Um ou dois anos atrás, mais de 276.000 funcionários que trabalham em mais de 2100 empresas foram entrevistados. 75,5% deles disseram que a luz natural torna o ambiente de trabalho mais eficaz. Embora o objetivo da pesquisa fosse encontrar os “ fatores-chave que influenciam o desempenho no local de trabalho”, o que chamou nossa atenção foi o elemento de design. Espantosos 85% dos trabalhadores mencionam que o design influencia seu trabalho.

Não é difícil concluir que o valor atribuído ao layout de um local de trabalho se tornou um dos principais catalisadores para o surgimento dos escritórios de coworking. A própria maneira como os locais de trabalho compartilhados são projetados os torna propícios para a eficiência.

Vamos dar uma olhada detalhada …

Design e produtividade: a correlação em escritórios de coworking

O poder intrínseco do design não é novo. Não é apenas o impacto visual ou funcional – vários estudos corroboram que os níveis de produtividade disparam quando certos recursos são adicionados ao espaço de trabalho.

1. A luz natural e a folhagem

Começando do ponto óbvio, o design biofílico, ou seja, toneladas de luz natural e vegetação é excelente para dar aos profissionais uma vantagem produtiva. Janelas amplas, como as encontradas no Beework em Ribeirão Preto, permitem a entrada de luz natural que torna a mente mais ativa (e mais feliz).

Cerca de meia década atrás, a Universidade de Exeter descobriu que as fábricas aumentavam a produtividade em 15% porque a existência de fábricas melhorava a qualidade do ar, o que aumentava o nível de concentração e, portanto, ampliava a satisfação no trabalho.

Essencialmente, estar cercado por plantas tem três impactos:

  • Reduz o estresse.
  • Ele aumenta a cognição.
  • Isso desencadeia engenhosidade.

Resumindo, as plantas o animam e fazem fluir a criatividade – dois pontos vitais para fazer o trabalho direito.

2. As cores vibrantes

É claro que a biofilia nos torna mais fecundos. Mas isso é tudo? Aparentemente não. Cores vibrantes, gráficos e obras de arte como murais também são úteis. A decoração, em tons ousados, anima o ambiente de trabalho e mantém os trabalhadores motivados.

É por isso que os escritórios de coworking apresentam toques de vermelho, rosa, verde e laranja em todos os lugares. As cores ajudam os membros a se concentrarem mesmo em dias longos que parecem se prolongar indefinidamente .

3. O Mobiliário Ergonômico

Verdes para revigorar o espaço e cores para iluminar a área estão todos muito bem, mas até que um profissional tenha a cadeira certa, a produtividade despenca. Os escritórios de coworking também cuidam desse detalhe. Cada sofá e cada cadeira ajustável foram concebidos para o seu conforto. O mobiliário ergonômico do local de trabalho compartilhado garante que nada atrapalhe sua produtividade, especialmente posturas dolorosas.

4. A área de descanso

De vez em quando, para voltar ao ritmo, o funcionário precisa dar um tempo para se afastar da tela. Mesmo intervalos curtos de cinco minutos podem promover produtividade, saúde e bem-estar. Não é por isso que o Google tem paredes de escalada e áreas de descanso?

Os escritórios de coworking são concebidos a pensar neste facto. Você pode não encontrar paredes de escalada aqui, mas elas vêm equipadas com lounges onde o membro pode se ausentar do trabalho e voltar com uma disposição melhor e mais eficiente.

5. O Layout Aberto

Os escritórios tradicionais são projetados para acomodar o maior número possível de pessoas em um determinado metro quadrado. O design do cubículo, embora seja ótimo para utilização do espaço, não é tão benéfico para a produtividade. Isso faz os funcionários se sentirem confusos e desajeitados.

Os escritórios de coworking são projetados de forma um pouco diferente. Deve-se cuidar para que cada integrante tenha espaço suficiente e que o ambiente seja favorável à colaboração, essencial para um ambiente de trabalho compartilhado.

Um design de piso aberto é usado para aumentar a interação entre membros e equipes que, por sua vez, aumenta a criatividade, produtividade e colaboração.

6. Os Espaços Fechados

Um espaço de trabalho é uma mistura de uma variedade de pessoas. Existem alguns profissionais que funcionam melhor em layouts abertos e outros que preferem um canto mais privado. Os escritórios de coworking são projetados para abranger a linha tênue que equilibra espaços abertos e fechados.

Eles entendem que a concentração desempenha um papel na produtividade para tarefas específicas. Para os trabalhos que exigem foco máximo, o local de trabalho compartilhado tem escritórios particulares e zonas tranquilas.

Um layout físico de coworking é tal que encontrar seções fechadas é tão viável quanto encontrar uma área mais social.

7. O Sentido de Comunidade

Até agora, a atenção tem estado nos aspectos físicos ou estéticos do design. Mas criar um espaço de trabalho que estimule a produção envolve muito mais. Tão importante quanto o layout para a eficiência, igualmente cruciais são as pessoas que fazem o local de trabalho.

É aqui que os escritórios de coworking se destacam. Toda a comunidade do local é pensada para fortalecer e intensificar a criatividade. A atmosfera intensamente colaborativa é projetada para melhorar o trabalho e a produção. De membros ajudando uns aos outros a gerentes de comunidade cuidando de tarefas diárias, um local de trabalho compartilhado busca maior produtividade.

Para concluir…

Uma pessoa passa a maior parte do tempo dentro de um local de trabalho. Como fica, como é desenhado, que mobília é usada, tudo importa. Da pintura nas paredes à pessoa sentada ao seu lado, nenhum detalhe é insignificante. Os escritórios convencionais não reconhecem esse fato irrefutável.

Os escritórios de coworking, por outro lado, sabem que o espaço e a emoção que ele evoca são fatores cruciais na vida profissional. Não é à toa que os locais de trabalho compartilhados são projetados para incorporar todas as facetas que contribuem para a satisfação, produtividade e aptidão de um membro.

Se você der uma olhada no relatório vinculado logo no início do artigo ou der uma olhada na imagem acima, você notará algo. Quase todos os elementos físicos que os pesquisadores disseram ser importantes para tornar o local de trabalho eficaz estão presentes em um escritório de coworking.

Você precisa de mais provas para demonstrar que locais de trabalho compartilhados amplificam a produtividade?

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr