Como melhorar a funcionalidade dos espaços da sua casa?

rec-room-802017_960_720[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Saiba o que fazer para aproveitar todos os ambientes ao máximo.

Cada cômodo da casa precisa ser planejado com calma para que você crie um espaço confortável e funcional. Apesar de a decoração ser importante, tenha cuidado para não exagerar na quantidade de móveis dispostos em cada ambiente, mesmo que seu objetivo seja aproveitar melhor o espaço.

Melhorar a funcionalidade no seu lar significa aproveitar tudo o que você tem disponível em um cômodo, inclusive, as paredes e o piso. Para quem vive em casas ou apartamentos pequenos, a ideia é essencial, até para evitar deixar o local muito poluído visualmente.

Saiba, agora, o que você pode fazer para otimizar os espaços disponíveis na sua casa.

Móveis multifuncionais

Os móveis com mais de uma função são a maneira mais prática de aproveitar melhor os espaços disponíveis. Até porque, em vez de ter uma cama e uma cômoda no quarto, você pode ter uma cama-baú. 

Na sala, a mesa de canto com gavetas ou espaço para guardar objetos também é ótima e vai dispensar a mesa de centro, assim como um rack com gavetas permite eliminar as duas mesas do ambiente.

Espelhos no quarto

Se o quarto é pequeno, um jeito de fazer com que ele pareça maior é ter espelhos por perto. O guarda-roupa espelhado se torna uma boa escolha, já que também cumpre o papel de móvel funcional. 

Deixe o espelho perto da cama, assim, você terá a sensação de que seu quarto tem muito mais espaço.

Nichos nas paredes

Prefira aproveitar as paredes e deixar menos móveis fixos no chão. Os nichos são grandes aliados neste caso, já que servem como decoração, além de guardar objetos. Sem contar que ficam ótimos em qualquer cômodo da casa. 

Você pode colocá-los na sala, para auxiliar a organização de controles remotos e outros objetos usados por ali, ou nos quartos, se você faz questão de ter bastantes itens pessoais por perto.

Móveis que se encaixam

Um jeito bem prático de aproveitar e otimizar os espaços é apostar em móveis que se encaixam. Você pode mandar fazer ou calcular exatamente o espaço disponível para isso. Por exemplo, em um apartamento pequeno, a mesa pode ficar na cozinha, encostada na parede e ao lado do balcão.

No quarto, essa ideia também pode ser aproveitada, principalmente, se você optar por móveis funcionais. Basta encaixá-los lado a lado, e o espaço será muito bem aproveitado, além de parecer mais amplo.

Cama no canto

No quarto, além de investir nas camas com gaveta ou baú, para melhorar a funcionalidade do ambiente e reduzir o número de móveis, vale a pena deixar a cama no canto. 

É importante que ela esteja encostada em uma das paredes e encaixada de forma a aproveitar o espaço disponível ao máximo. Essa regra só é deixada de lado no caso de quem divide o móvel com outra pessoa. Aí, será importante que a cama fique no meio do quarto, para que se levantar e deitar não incomode o outro indivíduo.

Varanda bem utilizada

A varanda dos apartamentos também pode se tornar um cômodo da casa. Se for bem aproveitada, dá até para transformá-la em um pequeno escritório. O truque para evitar problemas com os móveis é envidraçar o espaço. Assim, em dias de chuva, é só manter os vidros fechados.

Para garantir o bom aproveitamento, use móveis pequenos e que se encaixam nas paredes. Além do escritório, é possível criar uma área para receber os amigos e até uma sala de jantar.

Iluminação é essencial

A iluminação também é importante para que o ambiente ganhe funcionalidade. Trabalhe para criar um espaço bem iluminado, seja com luz natural, luminárias ou cores das paredes.

Cores claras contribuem para dar a sensação de um ambiente mais amplo, então, pinte as paredes com tons mais delicados e que contribuam para aproveitar a iluminação já existente ao máximo.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr