Como decorar o sofá da sala com almofadas e mantas?

living-room-2155376_960_720[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Recurso simples pode trazer mais charme e vida para a decoração do estofado.


O sofá é um dos principais móveis que compõem a decoração da sala. Poderíamos até dizer que ele é o “coração” deste cômodo.

Além de ser confortável, o estofado tem a missão de agregar elegância para a sala de estar, por meio de suas cores, formas e tecidos.

Quem está mobiliando a casa já sabe: este também é um dos móveis mais caros, devendo ser escolhido sem pressa.


Escolha

Antes de fazer a compra do sofá, o primeiro passo é saber se ele cabe na sua sala. Às vezes, vemos um modelo lindo e com bom preço, mas as medidas não são compatíveis com o cômodo.

Também é importante avaliar o tipo de revestimento do estofado. Para as pessoas que sentem mais calor, tecidos como chenille, veludo, couro e camurça podem ser ruins. Assim, o algodão e os adamascados podem ser a melhor pedida, por exemplo.

Ainda é preciso avaliar o quanto o sofá será utilizado no dia a dia. Quem gosta de assistir a filmes e séries, por exemplo, pode dar preferência aos que têm assento extensível e encosto reclinável. Já aqueles que passam pouco tempo em casa podem optar por designs mais requintados.

Personalização

O sofá não é um móvel que a gente costuma trocar com muita frequência. Para não enjoar da decoração, é possível lançar mão de alguns recursos simples e eficazes.

Esqueça as capas! Elas não trazem glamour para a decoração e podem até tornar o seu ambiente feio. No lugar delas, use mantas coloridas! Os modelos próprios para sofá podem ser encontrados nos mais diferentes tamanhos, cores, estampas e tecidos.

Você pode optar pelas mantas de lã, para trazer aconchego no inverno, ou de seda, para dar um toque romântico e leve no verão. Elas devem ser jogadas sobre o encosto, podendo correr pelo assento.

As mantas podem ficar centralizadas ou serem usadas em apenas um dos lados, como um detalhe charmoso. Você também pode personalizá-las com bordados, brocados e pompons, dando um toque ainda mais pessoal para a sua decoração.

Almofadas

Para ficar ainda mais aconchegante, o sofá precisa ter várias almofadas fofinhas, que servem de apoio para as costas, os braços e até a cabeça. Aqui, a imaginação é uma grande aliada! Desse modo, aposte em cores, estampas e formatos diferentes.

A casa é pertence a um geek? Então, escolha almofadas com estampas de
quadrinhos e formatos de super-heróis para compor a decoração. Quer dar um ar romântico e feminino? Estampas florais miúdas, rendas e formato de coração ressaltam essas características no ambiente.

Dá para investir em diferentes texturas também: aproveite a trama mais rústica do tricô e combine-o com tecidos estampados, adamascado ou rendados. A composição pode até ser monocromática que continua bastante interessante!

Limpeza

A higienização do estofado nem sempre é uma tarefa simples de ser feita.
Dependendo do tipo de tecido, apenas o aspirador de pó pode não ser suficiente. Há empresas que são especializadas em limpar sofás, deixando os móveis com cara de novos.

Para as almofadas, o ideal é lançar mão de capas que possam ser removidas para lavar. Além de facilitar a limpeza, dá para variar a decoração. As mantas também podem ser lavadas a cada três meses. Aquelas que não estão sendo usadas podem ser embaladas a vácuo para não embolorar ou ocupar espaço.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr