Cloffice: saiba o que é e como montar o seu

f5b53f58-09c9-44d1-bc3f-4310845c46de
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Essa nova tendência tem de tudo para ficar e revolucionar nossa forma de trabalhar.

A crise sanitária só fez acentuar uma tendência de trabalho que já vinha se manifestando nos últimos tempos: o home office. Essa forma de trabalhar remotamente, dentro da sua própria casa, mostrou-se uma excelente alternativa que, futuramente, poderá substituir a estrutura física de algumas empresas.

É claro que, para ter isso em casa é preciso transformar um determinado cômodo em uma espécie de escritório equipado. Para quem tem pouco espaço, uma das soluções é optar pelo chamado cloffice, que é a união do home office com closet, isto é, uma espécie de escritório dentro do armário.

Um dos maiores benefícios é que não é preciso um investimento tão grande, exatamente porque a ideia é aproveitar um espaço que você já tenha e que seja subutilizado.

Conheça o cloffice

Nos últimos anos, várias mudanças sociais, econômicas e comportamentais acometeram nossa sociedade. A redução das famílias, a maternidade tardia, a priorização da carreira e até mesmo noções minimalistas de sustentabilidade mudaram a forma como nos relacionamos com o nosso lar.

Seja um apartamento ou uma casa, nossos lares têm se tornado cada vez menores, considerando essas e outras variantes citadas. Nesse sentido, o espaço para o home office também aparece reduzido, e é por isso mesmo que o chamado cloffice se apresenta como uma alternativa interessante.

Esse novo local de trabalho pode ser montado dentro do closet (que é a ideia original), mas também dentro de um armário na sala ou no quarto, no corredor, debaixo da escada, no hall ou mesmo na varanda.

O cloffice pode ser tanto em um espaço reservado, onde você consiga separar o restante do ambiente com uma porta de correr — dando a sensação de finalização do dia ao final do expediente — quanto em um ambiente mais aberto e arejado, a exemplo da varanda.

A ideia é poder reaproveitar um espaço de modo a criar um mini-escritório dentro da sua casa, com todo o conforto que você precisa e merece. Ter um lugar próprio para trabalhar, que tenha um design atraente e personalizado, te ajudará a trabalhar bem e melhor.

Independentemente do tamanho, é fundamental que o espaço entre em harmonia com o estilo da sua casa ou apartamento. Na dúvida, o mais indicado é optar por tons neutros e claros, que dão uma sensação de amplitude, mesmo quando o espaço é bem reduzido.

Os contrastes também são válidos, a exemplo do preto com branco ou tons mais neutros com uma cor mais forte nos detalhes. Uma boa luminária não pode faltar e o ideal é que ela seja pendente e fique posicionada do lado oposto ao que você escreve — para não formar sombras indesejáveis.

Como montar seu cloffice

Depois de conhecer um pouco mais sobre o cloffice e suas características essenciais, você pode estar se perguntando como montar o seu. O primeiro passo é definir o espaço onde ele será instalado. Se for uma parte de um armário talvez nem precise acrescentar prateleiras, por exemplo.

Caso contrário, o ideal é colocar algumas prateleiras na parte superior de modo que você tenha um espaço para se organizar e decorar o ambiente, com vasos de planta, porta retratos, etc.

Se você tem uma escrivaninha que caiba naquele lugar, ótimo. Caso contrário, você pode criar uma bancada ou ainda adquirir uma mesa com o tamanho adequado

para o local. A cadeira de escritório é um item indispensável, principalmente para quem trabalha sentado por horas.

Por último, lembre-se de deixar o ambiente organizado, com a papelada separada em pastas ou gavetas, um estojo ou porta canetas para guardar materiais de escritório e pronto. Tudo certo para você dar o melhor de si no conforto do seu lar.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr