Chá de panela moderno: como organizar

WhatsApp Image 2021-03-29 at 15.10.19
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Além de conectar o casal às pessoas próximas, o evento ajuda a economizar com utensílios domésticos.

Uma das principais tradições ligadas às relações românticas, o chá de panela é um encontro no qual os noivos são presenteados por pessoas próximas com utensílios para a casa. Também conhecido como chá de cozinha, o evento pode ser organizado pelos noivos ou por pessoas próximas. Costuma acontecer antes do casamento e conta com a participação de amigos e familiares.

O principal objetivo é ajudar os noivos a montarem seu novo lar. Para isso, os convidados levam presentes que serão fundamentais para o dia-a-dia doméstico do casal: utensílios de cozinha, como talheres, jogo de copos, frigideira e panela; itens de decoração, como tapetes e toalhas de mesa; e eletrodomésticos pequenos, como sanduicheira e liquidificador.

Embora a função primordial do chá de panela seja presentear o casal com utensílios domésticos, a reunião também os ajuda a descontrair, estreitar os laços com pessoas próximas e aumentar a conexão para a nova etapa da vida.

Quando dividida e encarada de forma leve, a organização do encontro pode ser uma tarefa simples e prazerosa. Os principais tópicos de planejamento se assemelham aos de um evento comum, mas as ideias de personalização do chá de panela tornam o momento único para o casal.

Principais tópicos para organizar

Assim como o planejamento de qualquer cerimônia, a elaboração de um chá de panela envolve definir quantos serão os convidados, a duração do encontro e onde ele será realizado.

Número de convidados

A quantidade de pessoas que participará pode variar. No entanto, é comum que o encontro seja reservado, com um número menor de pessoas, priorizando familiares e amigos próximos.

Duração do evento

Por ser uma reunião simples e descontraída, o chá de panela é, também, relativamente curto. Para calcular a duração, é necessário considerar o tempo de chegada dos convidados, um período de conversa e descontração, um momento para as brincadeiras e um ou mais intervalos para que as pessoas possam comer e beber. Um período entre duas e quatro horas é adequado para incluir as atividades sem cansar os participantes.

Local de realização

A escolha do local não deve ser um motivo de preocupação para o casal. O evento é pequeno, curto e informal, podendo ser realizado na casa de parentes ou amigos; em locais abertos, como parques; ou em salões de festas particulares, como os de condomínios.

Ideias para personalizar seu chá de panela

Definidos os principais tópicos para a organização do chá de panela, chega o momento de escolher os detalhes que deixam o evento com a cara do casal. Para essa etapa do planejamento, os noivos devem considerar a decoração ou tema do encontro, o cardápio (incluindo bebidas) e as brincadeiras que os convidados farão.

Decoração ou tema

Os detalhes estéticos do chá de panela ajudam a dar o clima para o momento e a fortalecer a identidade do casal. A decoração pode ser mais simples, direcionada aos detalhes, ou mais completa, pensando em uma temática integral para o evento.

Casais mais discretos ou que não queiram investir em decoração podem apostar em detalhes como toalhas de mesa, arranjos de flores e fotografias do casal. Já os noivos que mergulham nas decorações temáticas podem escolher um tema que ambos gostem, como temas de séries e filmes ou o time de futebol para o qual ambos torcem.

Cardápio

A seleção de comidas e bebidas de um chá de panela não é complexa como a de grandes eventos. Salgadinhos, docinhos e um bolo pequeno são suficientes. É importante considerar o número de convidados e o tempo de duração do evento para que a quantidade de comida não seja excessiva ou insuficiente.

Além dos alimentos, as bebidas também devem ser adicionadas ao cardápio. Água, sucos, chás gelados e refrigerante são boas escolhas, especialmente para eventos realizados à tarde. Caso os noivos consumam bebidas alcoólicas e queiram adicioná-las ao evento, as opções mais frequentes nos chás de panela são vinho branco, vinho rosé e espumantes.

Brincadeiras

As brincadeiras são o coração do chá de panela e têm o objetivo de fazer com que o casal e os convidados estejam em descontração, participando juntos de atividades relacionadas ao casamento ou à vida a dois. Os jogos devem ser leves e divertidos, portanto nada de escolher atividades que possam constranger, chatear ou irritar qualquer participante.

Fazem parte das brincadeiras mais comuns os jogos de adivinhação, competição e entrevistas, envolvendo a relação que os noivos têm entre si e com os convidados. Podem fazer parte das brincadeiras, ainda, as músicas de que o casal gosta. O importante é que esse passo, um dos primeiros da vida a dois, seja divertido e ajude a unir ainda mais os noivos e as pessoas importantes para eles.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr