Breadcrumb: conheça a técnica que vai melhorar a usabilidade do seu e-commerce

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Saiba como facilitar as vendas da sua loja virtual com um recurso simples.

Gerar uma boa experiência de compra para os clientes é fundamental para qualquer e-commerce. Por isso, trabalhar com ferramentas como os breadcrumbs é muito importante para melhorar a navegação do usuário e, assim, otimizar a estratégia de SEO de um negócio digital. 

A experiência no e-commerce é um dos fatores que mais influenciam na decisão de compra. Ter as informações bem organizadas e divididas em categorias é uma maneira de tornar a busca mais rápida para o cliente, facilitando vendas e possibilitando também o aumento do ticket médio de compra. 

Neste texto, você aprenderá o que é breadcrumb, quais são os seus tipos e como essa ferramenta pode ajudar a melhorar a usabilidade da sua loja virtual. 

O que é breadcrumb

Em tradução literal, breadcrumb significa “migalha de pão”. O termo também é descrito como “navegação estrutural” por profissionais do ramo de marketing. O nome parece um pouco “bobo”, mas você entenderá a intenção dos breadcrumbs ao ler a analogia que faremos abaixo. 

Com toda certeza, você já ouviu falar sobre a história de João e Maria, certo? Duas crianças que, ao entrarem na floresta, deixam migalhas de pão pelo caminho para não se perderem. Essa é a função dos breadcrumbs no e-commerce.

Os breadcrumbs são indicativos do caminho percorrido pelos usuários em um e-commerce ou blog. Dessa maneira, ao entrarem em uma loja virtual, eles conseguem retornar a categorias anteriores de produtos com apenas um clique, facilitando a navegação no site, e consequentemente, a compra. 

Tipos de breadcrumbs

Existem algumas formas de aplicar os breadcrumbs no e-commerce

Breadcrumb de atributo 

Esse tipo categoriza atributos de um produto em uma página específica, como por exemplo um conteúdo publicado no blog da loja que esteja relacionado com o produto. 

Breadcrumb de localização 

Esse é o modelo de breadcrumb mais usado. Neste tipo, eles indicam a parte do site em que o usuário se encontra, desconsiderando o percurso feito pelo visitante no site e considerando a hierarquia de categorias e subcategorias da página. 

Breadcrumbs de caminho 

Como o nome indica, os breadcrumbs de caminho são aqueles que mostram aos usuários o caminho percorrido por eles até chegar à página em que estão. Assim, o usuário pode clicar e rapidamente voltar para páginas que acessaram anteriormente na sessão.  

Assim, as indicações são feitas não com base nas categorias e subcategorias do site, mas sim nas páginas acessadas pelos usuários, mesmo que a navegação seja aleatória. 

Exemplos de breadcrumbs no e-commerce 

O primeiro deles é de um breadcrumb de atributo utilizado no Mercado Livre. Ao procurar por um produto específico, o usuário tem acesso a um menu que lista as categorias e subcategorias do produto acessado na plataforma. 

Outro exemplo simples está no menu dos sites. Quando um usuário posiciona o mouse em cima de um item do menu, ele tem acesso a um menu de subcategorias logo abaixo, facilitando a ida para produtos mais específicos dentro do site. 

Por que usar breadcrumbs no e-commerce

Este é um recurso que facilita a navegação do usuário em seu site, otimizando a estratégia de SEO de forma simples e eficiente. Usar este recurso no site ajuda na estratégia de “regra dos três cliques”, que consiste em manter os usuários a, no máximo, três cliques de distância de qualquer página dentro do site. 

Isso otimiza bastante a experiência do cliente, que consegue navegar por diversos produtos e categorias rapidamente. Além disso, os breadcrumbs são bem leves e não influenciam na velocidade de carregamento da página, ou seja, não afetam negativamente nenhum dos fatores de SEO. 
Otimizando o SEO do e-commerce, o breadcrumb pode ajudar a melhorar métricas importantes do site, como taxa de rejeição e de conversão da página. E, claro, eles geram autoridade para lojas virtuais, importante para garantir mais vendas.

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