Biotina: o que é e quais seus benefícios para a pele?

woman-1851459_960_720[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A vitamina é encontrada nos alimentos e previne o envelhecimento precoce da pele

A biotina, também chamada de vitamina B7, é ótima para a saúde da pele, das unhas e dos cabelos. Com composição hidrossolúvel, ela é facilmente absorvida pelo organismo e está presente em diversos alimentos, como o leite e as frutas.

A vitamina é responsável por garantir que as células recebam energia e que o corpo produza as proteínas necessárias para o seu funcionamento. Pode ser receitada em cápsulas, como um produto para pele, cabelo e unhas, para suprir a alimentação. Contudo, é importante consultar um profissional antes de apostar nas cápsulas.

Saiba agora quais são os benefícios da biotina para partes do corpo como pele, cabelos e unhas e em quais alimentos pode encontrar a vitamina naturalmente.

Alimentos ricos em biotina

Além de obter a biotina pela ingestão de alimentos, a flora intestinal também a produz, por isso é essencial uma alimentação saudável e rica em fibras. Para aumentar o consumo da vitamina, sem a necessidade de suplementos, você pode apostar nos seguintes alimentos:

  • Leite
  • Castanhas
  • Ovo cozido
  • Frutas
  • Cereais integrais
  • Avelãs
  • Nozes
  • Aveia
  • Couve-flor
  • Cenoura
  • Peixes
  • Amendoim

Benefícios da biotina para a pele

Conheça agora os principais benefícios da biotina para a sua pele. Certamente você vai querer incluir alimentos que são fonte da vitamina em sua rotina alimentar.

Evita a pele seca

Pele seca e com manchas vermelhas, principalmente ao redor dos lábios, pode ser sinal de falta de biotina no organismo. Quando você consome a vitamina em quantidades adequadas sua pele fica sempre bem hidratada e saudável, evitando inclusive a descamação.

Previne o envelhecimento precoce

Os radicais livres são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. No entanto, com a ajuda da biotina é possível evitar a presença desses agentes e retardar o processo de envelhecimento. Até porque, a vitamina atua também na produção de colágeno e queratina.

Contribui para a produção de queratina

A queratina é responsável pelo aspecto saudável da pele e é a principal fonte de elasticidade para o órgão. Para que sua produção ocorra normalmente, é necessária a presença da vitamina B7. Vale comentar que, além da pele, a queratina também garante unhas e cabelos mais fortes e saudáveis.

Ajuda na produção do colágeno

O colágeno está relacionado à elasticidade da pele e a biotina é necessária para a produção adequada da proteína. Conforme os anos passam, é natural que o corpo produza menos colágeno. Ainda assim, é importante consumir a vitamina B7 para que a pele se mantenha jovem por mais tempo.

Outros benefícios da biotina

A pele não é a única beneficiada com a vitamina B7. Outros benefícios para o organismo incluem:

Melhor absorção de nutrientes

Carboidratos, gorduras e proteínas compõem a alimentação e são parte fundamental para o bom funcionamento do metabolismo. Com a vitamina B7, eles são mais facilmente absorvidos, o que garante um melhor aproveitamento dos nutrientes. A biotina também é responsável pela produção de aminoácidos, que formam as proteínas que o corpo precisa.

Controle dos níveis de açúcar no sangue

Além de auxiliar no controle da diabetes, a biotina também é útil para quem está tentando emagrecer, pois ajuda no controle da quantidade de açúcar no sangue. A vitamina controla o apetite e garante que as células recebam energia.

Ajuda na formação de células sanguíneas

Os linfócitos e anticorpos são dois tipos de células sanguíneas essenciais para o organismo. Ambos estão ligados à proteção do corpo e fazem parte do sistema imunológico. Quando consumida na quantidade adequada, a biotina contribui para a produção de ambas as células.

Aumenta a reabsorção no intestino

É no intestino que o corpo retira o máximo de nutrientes que precisa para se manter em funcionamento. Quem tem uma alimentação saudável, rica em fibras e conta com a biotina, observará que os intestinos funcionam melhor.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr