Benefícios do exercício físico: entenda como se exercitar pode te deixar mais feliz

woman-2592247_960_720[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Se você leva uma vida sedentária e deseja mudar isso, confira alguns dos inúmeros benefícios gerados pelas atividades físicas.

A ciência nos mostra, há algumas décadas, que a prática regular de atividades físicas garante a saúde do organismo e pode prevenir (ou pelo menos adiar) o surgimento de problemas como pressão alta, diabetes, dores nas costas, entre outros.

A correria da vida cotidiana acaba fazendo com que muitas pessoas acabem não dando a atenção que os exercícios físicos merecem. As dificuldades financeiras podem ser outro obstáculo para isso. 

Contudo, é possível ter iniciativas simples para ajudar a tirar o corpo do sedentarismo, como utilizar escadas, realizar trajetos a pé pelo bairro, buscar praças que contenham aparelhos de ginástica, entre outros.

Por isso, se você ainda sente dificuldade em colocar o corpo em movimento e tem preguiça do fitness lifestyle, confira alguns benefícios trazidos pela prática de exercícios físicos.

Doenças cardiovasculares

Um benefício conhecido dos exercícios físicos é a redução de problemas no coração e pressão alta. Também ajudam a melhorar a circulação sanguínea, pois os maiores troncos venosos se localizam próximos aos agrupamentos musculares. Assim que o músculo é contraído também contraem as veias subjacentes, que permitem um melhor fluxo sanguíneo.

Pessoas cardíacas sabem a importância de praticar atividades físicas regularmente. Contudo, é preciso realizá-las com um acompanhamento profissional, para evitar excessos que possam agravar esses problemas.

Saúde mental

É comum sair do trabalho cansado e estressado e chegar em casa com a cabeça mais tranquila após nadar, correr ou fazer uma aula de dança. Esse é outro benefício dos exercícios físicos: a melhora da saúde mental.

Isso é especialmente importante para quem sofre de problemas como ansiedade excessiva e depressão. Os exercícios físicos provocam novos padrões de atividades cerebrais e liberam endorfina — neurotransmissor de efeito analgésico que tem por função inibir o estresse e aliviar tensões.

Outro processo cerebral importante para a regulação do humor é a liberação de triptofano — aminoácido utilizado na fabricação da serotonina. Assim, o exercício aeróbico aumenta os níveis de serotonina no cérebro, o que melhora o humor.

Além disso, o exercício físico exige foco, o que melhora a capacidade de concentração do indivíduo. Isso também ajuda a aquietar a mente quando se está passando por problemas desafiadores. O silêncio exigido pelas atividades físicas podem trazer a paz que você precisa para encontrar possíveis soluções para eles.

Um estudo publicado pela Universidade da Georgia (EUA) em 2008 mostrou que seis semanas de atividades físicas regulares reduzem a sensação de fadiga em pessoas que a sentiam persistentemente.

Músculos e ossos

Exercícios físicos são essenciais para manter a saúde dos ossos e músculos. Com o envelhecimento, é comum que pessoas percam massa muscular, o que facilita o surgimento de lesões e a ocorrência de quedas. Atividades como levantamento de peso combinadas à ingestão de proteínas costumam estimular a construção muscular.

Isso ocorre  porque o exercício físico ajuda a liberar hormônios que auxiliam os músculos a absorver aminoácidos e os impulsionam a crescer, reduzindo as chances de lesão. Assim, esses exercícios são especialmente importantes para pessoas que sofreram uma perda muscular expressiva e lidam com problemas como osteoporose.

Qualidade do sono

Outra vantagem para quem pratica exercícios físicos é uma melhora da qualidade do sono, já que o gasto de energia envolvido nessas atividades estimula processos de recuperação durante o sono. Atividades físicas e sono podem ser complementares. Dormir durante 7 e 8 horas melhora os efeitos das atividades físicas, pois o metabolismo funciona melhor e o praticante tem mais concentração durante a atividade.

Outra enorme vantagem dos exercícios é que eles reduzem o desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes. Isso acontece porque a prática regular de atividades físicas melhora a sensibilidade à insulina e a aptidão cardiovascular, além de ajudar a regular a pressão arterial e os níveis de gordura no sangue.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr