Alerta: Aumento de ratos em dias chuvosos e como se proteger

aparecimento de ratos
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Os ratos são uma das pragas urbanas que mais causam medo e preocupação. Afinal, são grandes vetores de doenças sérias e que povoam enormemente as cidades grandes. E quando começa o período de chuva, as coisas tendem a piorar. É nessa época que costumamos ver os roedores andando pela cidade, saindo de suas tocas “naturais” e invadindo os mais diversos locais.

Isso porque os roedores tendem a dar as caras exatamente nessa época. Hoje, falaremos um pouco mais sobre o assunto e te explicaremos como evitar esse tipo de praga urbana.

Por que os ratos aumentam nos dias de chuva?

É comum que ratos criem suas ninhadas dentro de esgotos, telhados e bueiros. Podemos dar destaque aos esgotos como principal fonte de esconderijo quando os roedores não estão em casas. 

Portanto, ao entrarmos no período de chuva, é comum que esses roedores desocupem bueiros e esgotos (já que é para lá que água da chuva vai). Com isso, o abrigo mais perto é o de casas e prédios vizinhos. Isso mesmo, os ratos invadem residências já que não podem mais se esconder onde estavam antes.

Como Combater Ratos
Rato a procura de comida

Quais os riscos dessa saída nos dias de chuva?

Ao saírem com suas ninhadas, a primeira coisa que os ratos precisam achar é um novo esconderijo. E a sua casa ou condomínio são, de forma geral, os melhores lugares para isso. Quando os ratos chegam a abrigos, eles se reproduzem e em pouco tempo você terá uma verdadeira infestação. E o problema não é só esse: com ratos também vêm inúmeras doenças. Elas se propagam através da água da chuva ou mesmo pelos próprios ratos, que transitam livremente pelo ambiente sem que você os veja.

Os lugares preferidos para que eles entrem e façam ninhadas são:

  •  Forros de casas;
  • Telhados;
  • Porão ou Sótão;
  • Garagem ou lugares que servem de depósito para lixo ou tralhas;

E a água? Ela também fica contaminada?

Toda a água que entra em contato com roedores e suas ninhadas tem grandíssimas chances de estar contaminada. É por isso que essas pragas urbanas são um risco mesmo quando se encontram do lado de fora da sua casa.

Ao passar por eles, a água da chuva pode carregar vírus, bactérias e até mesmo as fezes do animal. Esses resíduos nocivos são levados e deixados nas poças e até mesmo em lugares que não há tanta água, como pátios internos.

Por fim, elas entram em contato conosco e com nosso lar ao entrarmos em casa com os sapatos sujos, deixarmos coisas cair na água ou entrarmos em contato com a água contaminada.

Algumas doenças que podem ser transmitidas pela água em contato com roedores:

  •     Leptospirose;
  •     Hantavirose;
  •     Escabiose;
  •     Peste Bubônica.
Rato Comendo Lixo Na Rua
Rato comendo lixo na rua

O que posso fazer para evitar entrar em contato com água contaminada?

Seguindo algumas dicas básicas, você pode se proteger do contato com água contaminada pelas ninhadas de rato. Aqui estão alguma delas:

  • Choveu? Tome cuidado extra com enxurradas ou poças de água parada. Elas são grande foco de contaminação por roedores;
  • Utilize sapatos que não deixem a água entrar se você precisar sair de casa na chuva;
  • Não deixe crianças brincarem perto de poças de água ou bueiros durante o período de chuvas;
  • Limpe os sapatos ou os deixe fora de casa caso saia na chuva ou pise em uma poça de água;

Se os seus pés entraram em contato com poças ou enxurradas, lave-os o mais rápido possível e lave sapatos e meias que entraram em contato com a água.

O que fazer se eu descobrir um rato na minha casa?

Como já dissemos, é muito comum que os roedores busquem abrigos em casas e apartamentos térreos no período chuvoso. E então, o que fazer caso você descubra um rato (ou uma ninhada) dentro da sua casa?

Você pode optar por remédios de supermercado, apesar de não serem muito recomendados para quem tem crianças em casa. Mas além disso, ligue e marque imediatamente uma avaliação para identificar se existem mais focos de roedores na sua casa! Conte com profissionais de qualidade para avaliar seu espaço e aplicar medidas para exterminar o problema.

Como diminuir as chances de um rato entrar no meu ambiente?

Simples: realize dedetizações frequentes! 

Prevenir é sempre melhor (e geralmente, bem mais barato) do que remediar. Já apresentamos aqui as várias formas que um rato pode infectar a sua casa e provocar doenças como a Leptospirose. Além disso, até mesmo a água que passa por ratos infectados pode afetar você e seus familiares. Cuidar dessa ameaça é de extrema importância, principalmente nos meses que antecedem as chuvas de verão.

Portanto, agende uma avaliação com um profissional de qualidade. Dessa forma você protegerá sua casa, sua família e você mesmo de maiores problemas de saúde.

Existem receitas caseiras para afastar ratos?

Não. Muitas dessas receitas inclusive acabam provocando acidentes. Elas envolvem colocar uma isca para o roedor e depositar chumbinho ou outro tipo de veneno, até mesmo uma armadilha, na isca. O que acaba acontecendo na realidade é que os roedores não são atraídos pela isca depositada pelo morador. Algumas vezes o rato pode até ser capturado, mas já procriou e sua ninhada se espalhou pelo ambiente.

Além de não serem efetivas, essas receitas “caseiras” podem atingir crianças que, movidas pela curiosidade, mexem ou ingerem a isca. Venenos, quando não utilizados corretamente, podem levar a incidentes terríveis.

Aumento De Ratos Em Dias Chuvosos
Família de ratos se proliferando

Chame a Sampex e acabe com o problema dos ratos! 

Não sabe quem chamar para dedetizar a sua casa? Chama a Sampex! Somos referência em dedetização no estado de São Paulo e vamos proteger a sua casa desse tipo de problema. 

Os roedores ficarão longe, mas para isso é preciso uma dedetização rápida e efetiva. Afinal, para que a exterminação de pragas seja feita corretamente, é preciso contar com profissionais de qualidade. Entre em contato e marque uma visita com a gente.

Se achou esse post informativo, confere nossas outras dicas para manutenção da sua casa!

Abordamos desde o que fazer para não entupir o vaso até outros hábitos saudáveis para manter o seu lar seguro.

Até o nosso próximo artigo!

Leia esse artigo se você está tendo pesadelos com aranha

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr