Amante da natureza? Confira os principais destinos para praticar o ecoturismo nacional

donana-3287939_960_720[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Praia, serra e floresta: separamos 9 opções para todos os gostos em diferentes estados do Brasil.

O ecoturismo, também conhecido como turismo ecológico, é uma ótima maneira de viajar e estar em contato com a natureza. Afinal, a rotina nas grandes cidades nem sempre permite uma vivência próxima às árvores, cachoeiras, trilhas e rios.

Ao contrário do que muitos pensam, uma viagem para destinos paradisíacos não precisa ser cara. Para isso, basta encontrar passagens promocionais e opções de hospedagem mais econômicas.

Além disso, a grande extensão territorial brasileira faz com que o país tenha diferentes biomas e, consequentemente, paisagens que atendem a todos os gostos. Ou seja, nem sempre é necessário atravessar o país para conhecer lugares exuberantes.

A seguir, confira uma lista com os principais destinos para quem está em busca de ecoturismo.

Bonito (MS)

Não tem como falar sobre ecoturismo e não citar Bonito, no Mato Grosso do Sul. Este destino leva a conservação ambiental a sério, então os turistas devem pagar uma taxa de visita e contratar um guia para circular pelas trilhas, rios e cachoeiras. Como consequência dessas políticas, o local é um dos mais preservados do Brasil.

Chapada Diamantina (BA)

A Chapada Diamantina é considerada um dos destinos mais exuberantes do país para os amantes da natureza. Com mais de 70 mil quilômetros quadrados, o local conta com rios, grutas e cânions. Para garantir uma boa experiência e se divertir bastante, vale a pena contratar um guia local e personalizar o roteiro ao longo dos dias.

Ilhabela (SP) 

Ilhabela é um dos destinos preferidos dos paulistanos e oferece muitos atrativos além das praias calmas e paradisíacas. Lá, o turista pode fazer mergulho e realizar diversas trilhas, conhecendo cachoeiras e mirantes de tirar o fôlego. São mais de 40 praias, 360 cachoeiras e uma bela paisagem coberta pela Mata Atlântica.

Fernando de Noronha (PE)

O arquipélago Fernando de Noronha é conhecido como paraíso na terra e não há exageros em dizer isso. Assim como Bonito, o local também cobra uma taxa de preservação aos turistas, além de incentivar a educação ambiental por meio de diversas iniciativas. 

Fernando de Noronha é um dos melhores destinos para quem gosta de mergulhar e descobrir a diversidade da vida marinha. Além disso, o destino conta com algumas das praias mais bonitas de todo o mundo.

Amazônia (AM)

Outro destino que não poderia ficar de fora é a Floresta Amazônica. O acesso a ela pode ser feito de diversas formas, uma delas é pela capital, Manaus. O destino conta com diversos atrativos como o Parque Nacional de Anavilhanas e o Parque Nacional do Jaú. Passeios de barco e trilhas são algumas das diversas atividades disponíveis aos turistas.

Chapada dos Veadeiros (GO)

O Brasil possui diversas Chapadas de tirar o fôlego. O destino goiano reúne diversos atrativos naturais aos visitantes como cachoeiras e piscinas cristalinas, trilhas, paredões de pedra, formações rochosas milenares, cânions, flora e fauna ricas. 

Apesar da natureza chamar a atenção, outros dois fatores foram fundamentais para a popularidade da região: as pinturas rupestres e os cristais de quartzo. Vale lembrar também, que o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi declarado Patrimônio Mundial pela Unesco.

Itatiaia (RJ)

O Parque Nacional do Itatiaia é um dos melhores destinos para quem quer praticar trekking e montanhismo, porque faz parte da Serra da Mantiqueira. A parte baixa do parque abriga cachoeiras, piscinas naturais e trilhas de nível mais fácil. Já a parte alta é famosa pelos picos que podem ser escalados, como o Pico das Agulhas Negras.

Jalapão (TO)

O Jalapão é mais um local com belezas exuberantes, mas ao contrário dos outros destinos citados, o acesso é um pouco mais complicado, devido ao seu isolamento — ação necessária para que a região permaneça preservada. Ao visitá-lo, o turista encontra belas cachoeiras, fervedouros e formações rochosas.

Petrópolis (RJ)

Petrópolis é um dos principais destinos serranos do Brasil e muitos cariocas usam a região para fazer uma espécie de retiro e se distanciar da cidade por um período. Entre os pontos turísticos, o Parque Nacional da Serra se destaca devido às diversas trilhas e paisagens de tirar o fôlego.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr