Alimentos que fazem mal para a saúde do seu gato

cat-408453__340[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Conheça os alimentos que afetam a saúde dos gatos e, por esse motivo, não devem ser oferecidos a eles.

Muitos donos de animais de estimação têm dificuldade em negar comida aos pets quando eles pedem e, ainda que com a melhor das intenções, acabam alimentando seus bichinhos com chocolate, frutas ou pão, por exemplo.

O problema nisso é que a digestão dos animais é totalmente diferente da nossa. Com isso, alguns alimentos podem causar intoxicação e diversos outros problemas de saúde no seu gato, que precisará ser atendido por um veterinário.

A depender do alimento digerido, o bichano pode apresentar desconfortos, como diarreia, náusea e vômito. Já em casos mais extremos de intoxicação, o sistema neurológico e cardíaco pode ser acometido, correndo o risco do seu bichinho vir ao óbito. 

A seguir, confira a lista dos alimentos que fazem mal para a saúde do seu gatinho.

Doces e chocolate

O chocolate possui uma substância derivada do cacau, chamada teobromina, que pode causar uma intoxicação grave e até levar o animal à morte.

Com relação aos doces, eles são ricos em açúcar e calóricos. Então, se forem consumidos em excesso, eles podem tornar o bichano obeso e diabético, além de serem responsáveis por formação de cáries, tártaros e até perda dos dentes.

Leite e derivados

Por não produzirem a lactase, enzima que auxilia na digestão da lactose do leite, os gatos são intolerantes a esse ingrediente e aos derivados dele. Ao ingerir o alimento, o pet pode ter náusea, diarreia e dores abdominais.

Alho e cebola

Tanto o alho, quanto a cebola, apresentam uma substância chamada dissulfeto de n-propil, que altera a hemoglobina e causa a destruição de glóbulos vermelhos, podendo ocasionar perda de sangue pela urina e levar à icterícia. Esse quadro pode gerar intoxicação grave e, caso não seja tratado a tempo, o gato pode vir a falecer.

Passas e uvas

Não existe uma explicação cientificamente comprovada, porém, na medicina veterinária, há relatos mostrando que tanto cães, quanto gatos, morreram de falência renal após ingerirem esses alimentos.

Chá preto e café

Tanto o chá preto, quanto o café, contém neurotóxicos, como as xantinas, que, se ingeridos pelo seu gatinho de estimação, podem gerar alterações neurológicas e cardíacas. É importante evitar que o animal tenha acesso a essas bebidas, que, por vezes, são esquecidas pela casa.

Frutas cítricas e outras

Os frutos mais ácidos geram problemas digestivos no animal, por esse motivo, devem ser evitados. De modo geral, o tutor pode oferecer as frutas ao pet, mas a maçã requer um cuidado especial, devido ao alto nível tóxico de suas sementes para cães e gatos, pois elas trazem uma substância conhecida como cianogênico-cianida.

Esse composto tem o poder de alterar o processo respiratório celular no organismo do seu pet, causando taquipneia, taquicardia, náusea, vômito, convulsões, palidez das mucosas e, em casos mais severos, a morte do animal.

Doces dietéticos

Os adoçados com xilitol podem causar lesões hepáticas e até a morte em gatos mais sensíveis. Isso inclui biscoitos, balas, etc.

Abacate

O abacate contém o ácido persin, um componente que pode provocar diarreia e vômito no seu pet.

Batata e tomate

Principalmente, a batata inglesa, que é rica em solanina, pode causar uma espécie de depressão no sistema nervoso central do animal, além de distúrbios gastrointestinais. Já o tomate verde contém glicoalcaloides, que são tóxicos tanto para os cães, quanto para os gatos.

Massas cruas de bolo ou pão

Estas massas contêm fermento que, quando ingeridos, resultam em gases no sistema digestório do animal, causando desconforto e dor, devido à distensão do estômago ou das alças intestinais.

Alimentos gordurosos e frituras

Batata frita, queijos, pizza e outros itens da alimentação humana podem causar desarranjo intestinal, além de levarem à pancreatite, inflamação do pâncreas, que pode resultar na morte do animal.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr