A moda masculina no entretenimento: séries e filmes que marcaram pelo estilo

black-and-white-2558273__340[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Veja algumas produções que chamam a atenção pelo figurino dos personagens em cena.

Desde que o entretenimento deixou de ser privilégio de uma elite endinheirada, tornou-se acessível por meio das telas do cinema, da televisão e, hoje em dia, até dos smartphones. Desse modo, a moda passou a ser ditada, principalmente, por produtos midiáticos de grande sucesso, como t-shirts com citações famosas de personagens queridos. 

Com sutileza ou não, as grandes produções usam a moda para expressar a identidade de seus personagens ou até passar uma mensagem para o público. Nesta lista, vamos falar sobre algumas séries e filmes que utilizaram o estilo para enriquecer ainda mais sua trama. Dessa forma, elas fazem muito sucesso.  

The Big Bang Theory (2007-2019)

Os estilos “nerd” e “geek” foram repaginados a partir da série da CBS, que narrava o cotidiano de quatro amigos pesquisadores de STEM — Science, Technology, Engineering, and Mathematics, em português, Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática — e uma vizinha garçonete, aspirante a atriz, que destoava do universo deles. 

Além do xadrez, que vira e mexe retorna à moda, seja pelo punk, grunge ou indie, Sheldon e suas camisetas que fazem alusão aos quadrinhos e aos jogos serviram de pontapé inicial para a popularização de peças descoladas, tendo ajuda do MCU — Marvel Cinematic Universe, em português, Universo Cinematográfico Marvel — que, hoje em dia, domina o mercado. 

The Get Down (2016-2017)

Série de Baz Luhrmann, diretor famoso pelos visuais extravagantes de seus filmes, para Netflix, a produção retrata a efervescência musical do South Bronx em Nova Iorque, no final da década de 70, fim da Era Disco e começo do R&B. 

Camisetas com mangas coloridas, jaquetas de modelo jumper ou colegial, além de jeans com bottons e apliques, são frequentes no figurino da série. Desse modo, faz todo o sentido ela ser referência na moda urbana atual, que tem nos anos 80 muitas de suas inspirações para releitura. 

Jeremy Scott: the people’s designer (2015)

Se falamos em moda urbana e tendências, é necessário citar o estilista e designer Jeremy Scott. Atual diretor da Moschino, mas famoso no mundo da alta costura, com sua própria marca, desde 1997, ele se popularizou definitivamente a partir da sua parceria com a Adidas, em 2008. 

Unindo bom humor e cultura pop, ele trouxe bom humor e extravagância para o estilo urbano cotidiano com seu inesquecível tênis dourado com asinhas. Este documentário mostra a trajetória do estilista, desde sua infância, em uma zona rural do Missouri, até alcançar o maior cargo da história da Casa Moschino. 

Fresh Dressed (2015)

É fato que estilos musicais marcantes influenciam momentos da moda, mas Fresh Dressed é um documentário de 1h30 que vai além disso, pois traz grandes nomes do rap e do hip-hop em cena desde o primórdio, nos anos 70 e 80, como o grupo Run-D.M.C., ícone que estabilizou os gêneros como grandes junto aos sempre elogiados pop e rock, assim como Jay-Z, Sean Combs, Pharrell Williams e Kanye West. 

O documentário mostra a trajetória da moda urbana dos períodos mais turbulentos, reunindo o passado dos artistas com a violência e o racismo até o estrelato e as parcerias com gigantes do mundo fashion, como Gucci, Louis Vuitton, Adidas. 

Peaky Blinders (2013-atual)

Representando uma moda mais clássica, com muita alfaiataria, padronagens sóbrias e elegantes, a série retrata gangues de rua da Inglaterra após a Primeira Guerra Mundial, cativando um público masculino, fiel e disposto a implementar alguns dos itens mais formais do vestuário ao cotidiano. 

Apesar de a dificuldade de implementar peças como sobretudos e casacos na maior parte do ano, o colete é um item que não exige formalidade sempre, podendo ser utilizado de maneira mais despojada, apenas sobre camisas (fechados) ou camisetas (abertos).

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr