A automação logística e a pandemia

automação logística
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Com a chegada da pandemia do novo coronavírus a automação logística se apresenta como uma solução economicamente viável.

O que antes era caro, custoso, e que os investidores não queriam liberar, agora está sendo feito à toque de caixa para usarem o mínimo possível de intervenção humana na logística.

A indústria 4.0 e a logística

Em 2019 muito se falou na Indústria 4.0, que é aplicação da tecnologia no seu mais alto nível à produção de bens na indústria.

E o desenvolvimento disso já estava sendo feito, vários sites de logística apontavam que a redução dos estoques na produção dentro do modelo lean manufacturing exigia um controle maior de toda a cadeia produtiva, chamada de supply chain.

Com a redução de estoques os sistemas precisam se comunicar muito mais. Se um fornecedor de peças de transmissão está com problema, o pessoal da fábrica do carro tem que ficar sabendo para que possam ajudar a encontrar um plano alternativo.

Ou seja, antes mesmo do fabricante da transmissão informas a fábrica de carros que haverá um possível atraso, os sistemas já se comunicaram e avisaram uns aos outros que uma red flag se ascendeu.

Quando uma luz vermelha de ascende é hora de todo trabalharem juntos, na prevenção, e não esperar que o problema afete a linha de produção, que não pode parar.

A automação dos armazéns

Já estávamos observando uma tendência à automação das máquinas empilhadeiras por conta do alto índice de acidentes com esses equipamentos.

Já estavam incluindo muita mão de obra feminina para operadores de empilhadeiras poque as mulheres, normalmente, são mais cuidadosas e atenciosas.

O movimento que aconteceu na Europa nos anos 2000 para automação das máquinas empilhadeiras estava começando a acontecer no Brasil.

Com a pandemia esse processo se acelerou e os operadores logísticos estão buscando alternativas rápidas para que suas operações não sofram paradas. Por isso que a automação logística e a pandemia se correlacionam.

Automação logística se acelera durante a pandemia

Os armazéns 4.0 que não possuem sequer empilhadeiras são os preferidos dos gestores logísticos neste momento.

São transelevadores que transportam toda a carga para cima e para baixo garantindo os prazos de entrega como foram estabelecidos.

As esteiras rolantes vão por toda parte e as câmeras de controle são observadas por uma única pessoa, e ainda assim distante das mercadorias.

Esse distanciamento entre pessoas é uma das principais medidas de combate ao coronavírus, e por isso a automação permitirá que a operação siga segura.

Além disso a segurança não vem apenas para os operadores de máquinas, mas também para todos os consumidores finais.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr