6 itens que todo trabalhador home office precisa ter em casa

office-820390_960_720[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Descubra o que é preciso ter no seu ambiente de trabalho remoto.

Com a crise sanitária, boa parte dos trabalhadores passou a realizar suas tarefas profissionais diárias em casa, o chamado home office. E esse novo modelo de trabalho veio para ficar: muitas empresas passarão a adotá-lo mesmo com o fim crise.

Para montar um ambiente apropriado para trabalhar em casa, alguns objetos e móveis são indispensáveis, como uma boa mesa de escritório, cadeira ergonômica e luminária de mesa. Neste artigo, listamos tudo que você precisa para ter um espaço ideal para o trabalho em sua residência.

1- Mesa de trabalho

Uma escrivaninha é essencial para o seu home office. Ela será seu apoio para todas as atividades que você desenvolverá ao longo do dia. Ela deve ser feita de um material de qualidade, ter um tamanho adequado ao seu corpo e ao espaço disponível, além de possuir um desenho ergonômico e alinhado ao restante da decoração.

A Secretaria do Trabalho, quando ainda tinha título de Ministério, publicou, em 1978, uma portaria com normas regulamentadoras para o trabalho, entre elas a ergonomia necessária no ambiente de desempenho da função.

Essas regras ajudam a fazer uma boa escolha na hora da compra de uma mesa de escritório. Segundo a norma, o tampo da mesa deve ter 75 cm de profundidade e 90 cm de largura. Já a altura da mesa pode variar entre 70 a 75 cm, a depender da altura da pessoa. Esses valores consideram a altura média para homens de 1,73 m e para mulheres de 1,60 m. Faça as adequações necessárias ao seu tamanho.

2- Cadeira de escritório

A cadeira é outra peça fundamental para montar um escritório em casa. Com a mesa, ela forma o conjunto que vai garantir o conforto necessário para um ambiente produtivo e saudável. É importante lembrar que a coluna deve estar ereta e sustentada pela cadeira; os joelhos e cotovelos devem estar dobrados na forma de um ângulo de 90º e os pés precisam encostar o chão ou um suporte próprio para isso.

Para facilitar a sua escolha na hora da compra, algumas características para adquirir uma boa cadeira: a altura do assento deve ser regulável, assim como a reclinação e encosto devem ser ajustáveis. O apoio de braço também deve ter regulagem de altura e o estofado deve ser de uma boa espuma que não deforme facilmente com o uso.

Em relação ao espaço, o mais apropriado é que exista uma área livre para a movimentação da cadeira de, no mínimo, 60 cm. Dessa forma, você poderá mover a cadeira para trás e para as laterais sem colidir com outro móvel.

3- Apoio para os pés

A depender do seu tamanho, você precisará de um suporte para os pés, para garantir que seus joelhos formem o ângulo de 90º ao estar sentado na cadeira. Essa peça é fundamental para o conforto do corpo, evitando lesões, cansaço e dores.

4- Notebook ou Computador de mesa

Se possível, tenha um bom equipamento eletrônico para o trabalho. Isso ajudará muito no seu desempenho. Adquira um notebook ou computador de mesa que tenha bom processamento e espaço de memória RAM. Assim, seu aparelho não ficará travando ou funcionando lentamente. Leia sobre as descrições do produto antes de realizar a compra. 

Na hora de instalar o equipamento, a tela do monitor deve ficar de 45 a 50 cm de distância do rosto da pessoa sentada. A altura deve permitir que o usuário olhe horizontalmente para a tela, sem a necessidade de baixar o pescoço para enxergar. Assim, talvez  você precise de um suporte que ajuste a altura.

Em se tratando de um computador de mesa, é importante pensar no espaço que será ocupado pela CPU, para que ela não interfira no ajuste da cadeira e no local destinados às pernas. A peça pode ficar em um apoio à parte na lateral ou ser integrado à estrutura da mesa, já que existem móveis com nicho específico para essa parte do computador.

5- Luminária

Um espaço bem iluminado é essencial para a garantia da produtividade. Instale luminárias no ambiente. Uma dica é usar a fonte de luz à sua esquerda se você for destro, e à direita se você for canhoto.

6- Prateleiras ou estantes

Em um ambiente de trabalho a organização é fundamental. Por isso, estantes ou prateleiras são bem vindas para alocar seus livros e pastas de arquivos. Se seu espaço é pequeno, você pode investir em um móvel planejado ou apenas em prateleiras, que são uma forma inteligente de otimizar espaço e garantir a ordem.

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr