3 dicas para você ganhar massa muscular

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Ganhar massa muscular pode ser um desafio para muitas pessoas, porém algumas dicas podem te ajudar a potencializar os seus exercícios.

Você já sabe o quão benéficas são as atividades físicas para a sua saúde e bem-estar. Porém, muitas pessoas desejam ir além e aliar uma vida saudável a um ganho de massa muscular. 

Antes de falarmos sobre dicas para ganho de massa muscular, precisamos lembrar de algo que parece óbvio, mas que muitas vezes passa despercebido: todos os corpos são diferentes. Ou seja: alguns possuem o metabolismo mais propício ao ganho de massa magra, enquanto outros precisam investir em suplementos alimentares para alcançar o resultado desejado. E isso não é demérito nenhum.

Portanto, sempre consulte um personal trainer, preparador ou educador físico para entender melhor sobre o seu organismo antes de iniciar uma jornada para ganhar mais massa muscular. Continue lendo para conferir algumas dicas de como potencializar essas atividades.

Treinos constantes

Não adianta querer ganhar massa muscular sem uma rotina disciplinada. Sabemos que a rotina da maioria dos brasileiros é corrida e muitas vezes não inclui muito tempo para atividades físicas. Porém, mais que treinar todos os dias durante uma semana e nenhum dia na semana seguinte, é importante manter a consistência.

Para iniciantes, o ideal é começar com treinos entre duas e três vezes na semana, enquanto que para níveis intermediários e avançados, é importante treinar entre quatro e seis vezes na semana. Manter uma rotina que inclua momentos de descanso é primordial para o ganho de massa. Os músculos precisam de momentos de descanso para que se fortaleçam. 

Evite treinar mais de seis vezes por semana, pois isso pode levar ao overtraining, ou seja, uma quantidade de exercícios maior do que seu corpo consegue se recuperar. Então, por mais rápido que você queira que seus músculos cresçam, não se esqueça de incluir os momentos de descanso na sua rotina.

Cuidados com a alimentação

Para um ganho de massa de forma saudável, é necessário mobilizar todo o seu estilo de vida para esse objetivo, e a alimentação não fica de fora. Carboidratos (arroz, batata, macarrão e tapioca, por exemplo) combinados com proteínas (frango, ovos, leguminosas etc) são seus aliados na formação de um prato que fortaleça o ganho de massa.

Os pratos não precisam ser difíceis e trabalhosos: as combinações básicas da alimentação brasileira, como macarrão, arroz e feijão combinados com um filé de frango ou ovos mexidos, já são suficientes para uma alimentação balanceada e saudável.

Nunca pule refeições, procure ingerir frutas ou alimentos leves a cada três horas e jamais treine em jejum. Além disso, é importante ficar atento aos níveis de hidratação do corpo. Beber bastante água tanto antes como durante e depois dos treinos é essencial para potencializar a síntese proteica.

Exercícios de todos os tipos

Você provavelmente já ouviu falar de alguém que só malha os músculos superiores, esquecendo-se dos inferiores ou até mesmo nunca pratica nenhum exercício aeróbico. Em ambos os casos há negligência de uma forma de exercício e isso é muito prejudicial para aqueles que desejam ganhar massa de forma rápida e constante. Exercícios aeróbicos são ótimos complementos para a musculação, pois ajudam a potencializar os resultados.

Treinos multiarticulares, que envolvem mais de uma articulação do corpo, são um tipo de estímulo extremamente completo que aprimora a força, a postura e estimula o ganho e fortalecimento de massa muscular. Alguns exemplos são: agachamento, levantamento de terra, remadas, puxadas e supinos.

Você deve variar a quantidade de séries e repetições, os métodos, a intensidade e a divisão do treino, assim você estimulará diversas regiões do seu corpo com frequência. Para te ajudar na montagem e na manutenção do seu treino, conte sempre com um profissional.

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