3 dicas para manter a saúde no verão

tropical-1651426_960_720[1]
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Associado com descontração e diversão, o verão exige maiores cuidados no que se refere à hidratação do corpo, à proteção contra raios solares e à troca de roupas molhadas

Com a chegada do verão, muita gente já coloca mais bebidas no refrigerador, tira sandálias do armário e usa o ventilador na potência máxima. Se é verdade que essa estação é sinônimo de descontração e diversão, ela também traz alguns riscos para a nossa saúde.

No verão, cresce a necessidade de vestir roupas e calçados mais confortáveis e frescos, como bermudas, vestidos, biquíni ou maiô, a fim de garantir uma melhor circulação de ar. Por isso, existem cuidados que se tornam ainda mais essenciais na estação mais quente do ano, desde ingerir mais líquidos para evitar desidratação até lembrar de usar protetor solar diariamente.

Então, se você está animado para curtir o verão, mas sempre acaba sofrendo com insolação ou desidratação, confira algumas dicas de hábitos simples que fazem toda a diferença para manter a saúde nesse período!

Hidratação

Em altas temperaturas, a ingestão de líquidos torna-se ainda mais importante. Se o corpo humano precisa de uma média de dois litros de água para realizar as suas funções normalmente, em dias muito quentes, há um aumento da taxa de transpiração, mecanismo que ajuda a manter a nossa temperatura corporal. Isso exige a ingestão de mais líquidos para garantir o balanço hídrico do organismo.

Se você não bebe muito líquido diariamente, o verão pode ser uma boa oportunidade para você incorporar esse hábito no seu cotidiano. Comece carregando uma garrafa com água para qualquer lugar que você for, fazendo dela um item essencial, como celular e carteira. 

Além disso, invista em água de coco e sucos naturais de frutas. Vale pesquisar algumas receitas de sucos refrescantes e deliciosos, como de cenoura, maçã e gengibre, maracujá com morango ou laranja com mamão. Chás gelados também são uma opção saborosa, refrescante e saudável.

Em conjunto com a hidratação, é fundamental manter uma alimentação balanceada e leve, a partir de frutas, legumes e verduras, que são saudáveis, ricos em minerais e vitaminas, ajudando a repor a água do corpo.

Protetor solar

Muita gente só lembra de usar protetor solar na hora de ir à piscina ou à praia. Contudo, esse é um item que deve ser usado todos os dias, antes de sair de casa, para reduzir a inserção de luz solar sobre a pele. Assim, passe protetor a cada vez que você transpirar ou mergulhar.

Na hora de comprar protetor, verifique o Fator de Proteção Solar (FPS). Quanto maior o FPS, mais amplo será o nível de proteção para a pele e mais tempo você poderá permanecer sem reaplicar o produto. 

O valor mínimo de FPS recomendado é 30. Além de evitar queimaduras, intensificar o uso de protetor solar reduz os riscos de câncer de pele. Outra dica importante para manter a saúde da pele é evitar se expor ao sol entre 10h e 16 horas, período no qual há maior incidência dos raios ultravioletas do tipo B. 

Outra boa prática para se proteger dos raios solares é investir em acessórios, como chapéus, bonés, óculos escuros e roupas de manga comprida, feitas de algodão, como as saídas de praia, que também ajudam a manter o estilo.

Umidade

Relaxar na praia ou na piscina é maravilhoso, mas muita gente esquece de tirar as roupas de banho molhadas, prática essencial para evitar o surgimento de micoses e candidíases.

A umidade e a temperatura alta são condições perfeitas para a proliferação de bactérias e fungos nas regiões íntimas, nos dedos dos pés e nas unhas. Ao sair do mar, tome uma ducha de água doce e seque muito bem qualquer dobra do corpo, principalmente, entre os dedos, o joelho e a axila.

Além de permanecer pouco tempo com roupas molhadas após sair do mar ou da piscina, recomenda-se evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como toalhas, chinelos e escovas. 

Compartilhe com seus amigos!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no tumblr