Pesquisas

Desenvolvida pelo Instituto Overmundo, a pesquisa “Análise de modelos de negócios praticados no mercado da música no estado do Rio de Janeiro” pretende identificar e analisar diversos tipos de modelos de negócio, formais e informais, em diferentes cenas musicais no âmbito da cadeia produtiva da música do estado.

Os resultados serão capazes de oferecer dados importantes na criação de políticas públicas para o mercado musical, que vem sofrendo transformações significativas causadas principalmente pelas tecnologias digitais. A pesquisa identificará, por exemplo, que tipo de estratégias comerciais tem sido mais produtivas para músicos e demais agentes da cadeia produtiva.

Olívia Bandeira, coordenadora da pesquisa no Instituto Overmundo, afirma o maior desafio é “identificar os atores que fazem parte de determinadas cenas ou circuitos musicais presentes no estado, pois são, em grande parte, mercados com grande nível de informalidade e para os quais não existem estatísticas oficiais. Por isso, a primeira fase da pesquisa, que teve início em julho de 2011, é qualitativa. Através da observação participante e de entrevistas em profundidade com agentes de algumas cenas e circuitos musicais, procuramos construir um mapa de parte da produção musical do estado e das diversas estratégias de negócios utilizadas por eles”.

“A cultura é um setor caracterizado por uma grande informalidade nas relações contratuais. Não podemos abrir mão de estudar as atividades e os agentes informais se quisermos de fato dimensionar a cultura produzida no Brasil”, afirma Oona Castro, diretora executiva do Instituto Overmundo. “Aqui, o negócio da música não é sinônimo apenas de indústria. Existem muitas pessoas que vivem do trabalho com música mas não aparecem na maior parte dos levantamentos, por não constarem nos dados oficiais”.

Sendo a inovação parte fundamental do projeto Estrombo, o estudo também voltará seu olhar também para as novas tecnologias de comunicação, como as redes sociais, para entender como os diversos agentes se utilizam dessas ferramentas para desenvolver relações de produção, circulação e consumo de música.

Atualmente, o hotsite hospeda um questionário voltado para gravadoras, para se aprofundar no funcionamento do setor e nas mudanças que vêm ocorrendo no mercado com o desenvolvimento das novas tecnologias digitais.

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