Blog

Projeto Estrombo é lançado em evento com bate-papo sobre música e tecnologia

Be Sociable, Share!

O projeto Estrombo chega para dar sinais ao mercado da música, capacitando-o e apoiando-o, rumo à geração de negócios baseados nas novas tecnologias, como games, redes sociais e celular. O evento de lançamento do projeto, no Rio de Janeiro, teve início com um bate-papo com Heliana Marinho (Sebrae RJ), Ronaldo Lemos (Centro de Tecnologia e Sociedade – FGV), Luciano Schweizer (FOMIN/BID), Felippe Llerena (iMusica) e Carlos Mills (ABMI) sobre o cenário e as tendências do mercado da música.

“O Estrombo aposta na comercialização baseada na web 2.0 e em capacitações presenciais e online”, aponta Heliana Marinho, destacando ainda que o principal objetivo do projeto é gerar negócios.

A primeira preocupação que levou à criação desse projeto foi tentar agregar a cadeia da música, pensando necessariamente o futuro desse mercado a partir das novas oportunidades digitais, que estão muito presentes no Brasil. “Quem pensa em música tem que ir até onde as pessoas estão. E elas estão nas redes socias”, comentou Ronaldo Lemos. Luciano Schweizer falou ainda da necessidade de se entender os gargalos nos processos de produção, criação e distribuição da música: “Qual é a questão crítica da música e que tipo de formação está faltando?”.

O Projeto Estrombo visa capacitar, formalizar e apoiar, ao longo de três anos, pessoas e empreendimentos do ramo musical para atuarem em novos modelos de negócios e canais de distribuição baseados na internet e nas novas tecnologias. A ideia é tirar os entraves de licenciamento do mercado da música, facilitando o caminho do artista. “É preciso usar da criatividade para conviver com novas realidades e tecnologias”, afirmou Carlos Mills, da ABMI, que representou os parceiros do projeto.

A periferia receberá uma atenção especial do projeto, minimizando as partições do ponto de vista cultural e mobilizando o mercado da música do Estado do Rio de Janeiro como um todo. “Temos uma nova estrada pela frente, então devemos aceitar as mudanças que estão chegando rapidamente e trabalhar junto delas”, observou Felipe Llerena, parceiro do projeto. E você, está pronto para o Estrombo?

Confira o vídeo onde Heliana Marinho, gerente de Desenvolvimento da Economia Criativa do Sebrae RJ e coordenadora do projeto Estrombo, explica o que é o Projeto Estrombo:

Você ainda pode conferir as fotos do evento e ficar conectado ao projeto também pelo Facebook e Twitter.

Be Sociable, Share!

Posts relacionados

1 comentário

Deixe um comentário

Farol Digital

 

Siga o @estrombo

Facebook