Blog

O Globo: “Mercado digital de música é alvo de projeto do BID”

Be Sociable, Share!

Estrombo tem como objetivo incentivar as novas mídias no Rio

Nada de CDs virtuais ou lojas idem. O projeto Estrombo – primeiro investimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) em capital cultural – visa estimular novos negócios na música digital no Rio mirando em redes sociais, celulares e games. O projeto, iniciativa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Sebrae, tem duração de três anos e será lançado amanhã, com o site www.estrombo.com.br.

- A nossa aposta é nas economias digitais. Estamos apostando 100% no futuro, na colaboração de todas as tecnologias, integradas ao negócio da música – afirma Ronaldo Lemos, gestor do projeto na FGV, ao lado de Paula Martini e Heliana Marinho, do Sebrae. – Os games, por exemplo, são um novo canal de distribuição de conteúdo musical, mas quase não são explorados no Brasil.

Um dos objetivos do Estrombo é integrar os diversos agentes da cadeia, como artistas, produtores, casas de shows, lan houses, DJs, fotógrafos, estúdios, escolas, universidades, rádios da web, jornalistas, técnicos de som e game designers. A ideia é levar o projeto até eles, usando, sobretudo, redes sociais como Facebook e Twitter.

- Fizemos uma pesquisa para detectar quem são os empreendedores e em que ambientes a música circula. Vamos chegar até eles pela internet, nos lugares aonde eles costumam ir. Não queremos forçar um novo comportamento – explica Paula.

O projeto ainda conta com a parceria do Facebook, que apoiará o desenvolvimento de aplicativos voltados para a produção musical no Rio.

Mas o Estrombo não é exclusivamente virtual. O projeto prevê cursos de capacitação sobre temas como novos modelos de negócios no ambiente digital, direitos autorais nas novas mídias, empreendedorismo e formalização no mercado. A cultura emergente da periferia será especialmente incentivada pelo projeto, devido à sua força econômica. Segundo um estudo da FGV, os bailes funk movimentam R$ 10 milhões em ingressos por mês.

(Fonte: O Globo – 6 de dezembro de 2010)

Inspire-se no blog do Estrombo e acompanhe as novidades também no Twitter, Facebook, Youtube e Flickr.

Be Sociable, Share!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Farol Digital

 

Siga o @estrombo

Facebook