Blog

Como a tecnologia digital vem influenciando o mercado de música

Be Sociable, Share!

Com a popularização do acesso à Internet e à conexão em banda larga, hoje em poucos minutos pode-se conhecer um artista e ouvir suas músicas. A grande facilidade de encontrar bandas do mundo inteiro deixa o público até sem saber por onde começar.

Há até quem diga que ouvir música hoje em dia virou algo descartável, já que antigamente havia todo um ritual envolvido. Adquiria-se o vinil da banda (às vezes por causa de uma única música), e reunia-se os amigos em torno da vitrola para passar horas ouvindo e comentando. Mas não é só a forma como compramos e ouvimos música que está mudando: quem a produz também sente a transformação.

Antes da Internet, a maior preocupação de um artista era conseguir assinar contrato com uma gravadora. Contrato em mãos, era só produzir e gravar as suas músicas que a gravadora se encarregava do restante.

Hoje em dia o cenário é bem diferente. Modelo de negócios das gravadoras em crise, artistas fazendo o papel de agente e produtor, correndo atrás de novas maneiras para divulgar o seu trabalho. Com a democratização do acesso aos meios de produção, divulgação e distribuição de música, um novo mundo para os negócios está se abrindo: cada vez mais empreendedores surgem com novos modelos de negócios, garantindo aos fãs acesso mais rápido e exclusivo à sua produção e modificando, assim, a forma como a música é consumida mundialmente.

O que não falta são exemplos de novos modelos de negócio no mercado da música. Analisar seus prós e contras, identificando onde estão as oportunidades nesse mercado crescente, é o primeiro passo para profissionalizar a atividade musical através do uso das novas tecnologias.

Inspire-se no blog do Estrombo e acompanhe as novidades também no Twitter, Facebook, Youtube e Flickr.

Be Sociable, Share!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Farol Digital

 

Siga o @estrombo

Facebook