Blog

Veja quanto um artista realmente ganha do Spotify, iTunes e Youtube

Be Sociable, Share!

Um infográfico criado em 2010, pelo jornalista e designer de informação David McCandless foi reformulado e atualizado para demostrar, visualmente, quanto artista realmente levam ds serviços de streaming.

Com o lançamento do Tidal, serviço de streaming criado por artistas, o debate nunca esteve tão em alta. O infográfico exibe quanto eles precisam vender ou ser ouvidos para ganhar o salário mínimo americano de $ 1,260.

Algumas ressalvas importantes: esses números se aplicam ao trabalho dos músicos, mas eles não incluem royalties de composição. Além disso, o fator mais importante na quantidade de dinheiro ganho por um um artista com contrato com uma gravadora são os termos de seu contrato: alguns têm bons acordos. Outros … nem tanto.

Os números por-play para serviço de streaming podem ser enganosos, pois eles dependem de como muitos (ou alguns) usuários o serviço tem. O Beats pode pagar mais por-stream do que Spotify, mas isso é porque ele tem relativamente poucos usuários.

Artistas estarão fazendo muito mais dinheiro através do Spotify, e se os números de usuários do Beats crescer, os seus pagamentos por-stream vão descer. Então este gráfico não é a prova de que um serviço é melhor para os artistas do que o outro, nesse sentido.

A informação se encontra visualmente no infográfico abaixo e inclui  uma métrica de “usuários necessário por play” – os pequenos pontos na parte inferior direita de cada círculo – para refletir isso.

Be Sociable, Share!

Outros posts

Deixe um comentário

Farol Digital

 

Siga o @estrombo

Facebook