Blog

SXSW 2015: o que você precisa saber sobre o festival da economia criativa

Be Sociable, Share!

Durante duas semanas a cidade de Austin, no Texas, promove o South by Southwest, mais conhecido como SXSW. O que nasceu como um encontro de profissionais da música, há 27 anos, hoje engloba também os mercados de cinema e tecnologia e tornou-se uma das maiores referências mundias em economia criativa.

A edição de 2015 começou na última sexta-feira, 13 de março,e se estende até o dia 22. A programação se divide por mais de 30 ruas mas se concentra oficialmente no Austin Convention Center, onde ocorre a geração de negócios do festival. Nesse a produção espera mais de 70 mil pessoas em busca de novidade e parcerias.

Os números do festival

Dentre alguns números do festival, 254 empresas estarão presente, das quais 57 são brasileiras. Serão exibidos 145 filmes, de grandes estúdios ou pequenas produtoras com baixo orçamento. 100 deles são pré-estreias mundiais.

A participação brasileira ocorre através da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos), entre startups, investidores, agências de conteúdo, a Apex espera aumentar o resultado financeiro dessas parcerias de 5 para 7 milhões de dólares.

Shows de artistas nacionais, apresentação de filmes, workshops e diversas produções audiovisuais e de games estão entre os produtos verde e amarelo que serão apresentados por lá.

A Cultura

Conhecido por ser um encontro multimídia, o SXSW já revelou artistas como Katy Perry, Lena Dunham e John Mayer. A 6ht Street fica fechada para carros, lotada de bares e pessoas fantasiadas, músicos de rua e até animais. Algo parecido com um carnaval, só que americano.

O principal transporte são triciclos que funcionam como táxis e circulam mais livremente por ruas interditadas. Entre shows oficiais e não-oficiais, qualquer artista independente pode pegar seu violão e começar uma apresentação. Marcas e publicações também criam suas experimentações de marca através dos shows. Um mercado livre pra música, tecnologia e negócios.

Be Sociable, Share!

Outros posts

Deixe um comentário

Farol Digital

 

Siga o @estrombo

Facebook