Blog

O Spotify está chegando ao Brasil. O que esperar?

Be Sociable, Share!

O Spotify, serviço de streaming de músicas por assinatura que já tem mais de 24 milhões de usuários no mundo todo, deve chegar no Brasil em breve. Atuante em outros 28 países, o Spotify tem o intuito de alcançar o sucesso de outras gigantes do segmento como o Deezer, o Rdio, Xbox Music e a iTunes Store que já estão por aqui.

Os serviços de streaming (transmissão de dados de forma instantânea) como o Spotify, contam com uma série de vantagens: têm uma infinidade de músicas licenciadas, possibilitam a criação de álbuns e playlists e ainda dá pra acessar do seu smartphone ou tablet e compartilhar o que você está ouvindo nas redes sociais. Ou seja, é uma forma barata, eficiente, interativa e totalmente legal de ter acesso ao conteúdo disponibilizado.

E se você pensa que “essa coisa de pagar por algo que eu poderia baixar ilegalmente de graça” não tem a menor chance de pegar por aqui, está muito enganado. Nosso país é um dos que mais contrata serviços de streaming. O Rdio, por exemplo tem aqui o 3º maior mercado entre os 31 países para os quais presta serviços! Com esse cenário em vista, fica a pergunta: o que esperar da chegada do Spotify no Brasil?

Como o Spotify funciona?

O Spotify é acessado através de uma conta feita por email ou Facebook. Depois de criar sua conta, o site autoriza o download e instalação do programa e a partir daí é só configurar suas preferências de gêneros musicais, playlists e opções de compartilhamento com seus contatos do Facebook.

Os usuários free, que usam o serviço de graça, têm acesso à milhões de músicas, mas só podem ouvi-las no desktop ou laptops. Já os clientes premium, que pagam uma assinatura anual, tem direito de acessar o Spotify de qualquer device – como smartphones e tablets – fazer downloads e ouvir músicas mesmo quando estiverem off-line.

Mas não para por aí: pra você não ficar perdido nos milhões de arquivos, o Spotify já anunciou uma ferramenta – inicialmente disponível para Android e iOS – que te ajuda a procurar playlists, artistas e faixas e ainda sugere outras que possam te interessar. E embora ainda não seja possível fazer o download, o aplicativo do Spotify para Android já está totalmente traduzido para o português.

Olha só a “cara” do Spotify:

O que podemos esperar da sua divulgação?

Ações de divulgação são essenciais para a empresa que está chegando em um novo mercado. Ao chegar no Brasil, o Deezer, por exemplo, ofereceu seis meses gratuitos de música ilimitada. Nesse quesito, o Spotify não deve decepcionar, já que é famoso pelas suas ações de integração de empresa-artista-usuário. Dentre elas, os pocket shows para o público e brindes para os usuários que mais ouvem e compartilham músicas nas redes sociais.
O futuro é o streaming?

As pesquisas indicam que sim. Um relatório da empresa Siemer Associates indicou que enquanto a indústria da música digital crescerá no máximo 12% ao ano até 2016, os serviços de streaming deverão aumentar cerca de 40% no mesmo período. Outro dado impressionante é que neste semestre foram executados 50 bilhões de streams no mundo. Um aumento de 24% em relação ao ano passado.

Be Sociable, Share!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Farol Digital

 

Siga o @estrombo

Facebook