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Marketing Musical: entendendo as necessidades do consumidor

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Para fazer música ganhando dinheiro suficiente para suprir suas necessidades e desejos é preciso ver sua música como um negócio, como nós já explicamos no artigo Marketing Musical: a música além da música.

O marketing musical é uma ferramenta que tem a função de criar e gerenciar conteúdos, serviços e produtos derivados do trabalho musical, de forma a satisfazer as necessidades do artista, como compor, tocar, vender e ser reconhecido.

Para que os seus objetivos sejam alcançados, você precisa desenvolver ofertas que atendam necessidades e interesses de um grupo de pessoas, como as de lazer, identidade, integração, estima, crescimento e liberdade, que ainda tenha a disposição e possibilidade de pagar o preço de seus conteúdos, serviços e produtos.

Desse modo, é preciso saber primeiro quais são as necessidades e interesses que podem ser atendidos. E a gente está aqui, como sempre, para contar para vocês! :D

Segundo Cinthia Van de Kamp, especializada em marketing musical pela Universidade Berklee, em Boston, são seis as necessidades que merecem destaque: lazer, identidade, relacionamento, estima, crescimento e liberdade.

A necessidade de lazer está relacionada à necessidade que as pessoas têm de sentirem-se relaxadas e divertirem-se. Por meio da música, um indivíduo pode se satisfazer em casa, em seu carro, no restaurante, em uma festa ou um show, por exemplo. Ele pode apenas apreciar as letras das músicas e suas melodias, dançar junto com seus amigos ou até mesmo assistir vídeoclipes.

A necessidade de identidade consiste naquela que as pessoas têm de sentirem que pertencem a alguma coisa, que elas têm diferenciais, experiências, sentimentos e propósitos que podem compartilhar com outros indivíduos. E a música é uma importante ferramenta de formação de identidades. Muitas vezes, ela fala de situações que são vividas por várias pessoas, em uma linguagem e simbologia comum a todas, fazendo com que elas sintam as suas identidades fortalecidas. Na Copa do Mundo de 1970, Miguel Gustavo compôs a música Para Frente Brasil, que é um ótimo exemplo de obra que satisfaz a necessidade de identidade.

A necessidade de relacionamento, como vocês podem prever, consiste nas relações sociais. As pessoas sentem a necessidade de troca. Elas querem se sentir parte de grupos, receber atenção e carinho e, por isso, buscam ter famílias, amigos, namorados. Um dos principais motivos que levam as pessoas a irem a festas, bares e shows é o convívio com outros indivíduos, com os quais elas têm alguma identificação.

Temos ainda a necessidade de estima, que está relacionada à carência natural do ser humano de ter uma boa auto-avaliação, sentir-se capaz e importante em seu ambiente social. Quando um consumidor de músicas compra os discos e vai aos shows de artistas que falam de coisas mais complexas, por exemplo, ele se sente em uma posição socialmente respeitada, se vê como uma pessoas mais culta e isso faz com que ele sinta-se mais capaz e importante.

Já a necessidade de crescimento refere-se à necessidade que as pessoas têm de se aprimorarem, de serem cada vez melhores. As pessoas buscam se desenvolver culturalmente, conhecer diferentes gêneros musicais e artistas. Podem-se ver indivíduos que não músicos e não executam nenhum trabalho ligado a essa arte, mas possuem grande conhecimento sobre estilos musicais, bandas antigas e novas, etc.

E por último, mas não menos importante, a necessidade de liberdade é a carência que as pessoas têm de ter autonomia, serem donas das próprias pernas, irem atrás de seus sonhos, assumirem suas personalidades e interesses, etc. Normalmente, quem busca satisfazer essa necessidade, visa se diferenciar e ser ousado, além de expressar-se.

E aí, você está suprindo alguma dessas necessidades das pessoas? Você construiu sua marca (a gente explicou sobre a construção da marca no mundo da música por aqui semana passada) de modo que revele a identidade do seu trabalho artístico e faça as pessoas sentirem-se parte dele?

Pense nisso! Existem diversas oportunidades. Inove, viva e sobreviva de música! A gente te ajuda, fique ligado por aqui ;D

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