Blog

Vevo: uma boa alternativa para os músicos ou mais uma forma de monopólio?

Be Sociable, Share!

O Vevo, que se intitula “a plataforma líder mundial em entretenimento e vídeos de música premium”, é basicamente um site de vídeos musicais e entretenimento com alguns adicionais.

Ele surgiu em 2009, filho da parceria entre as gigantes da música Universal e Sony, com o objetivo de combater a pirataria virtual e permitir que o conteúdo, sob concessão das empresas, pudesse ser hospedado no youtube, fazendo com que o mesmo bloqueasse todo o conteúdo sob o protocolo HTTP 403 para navegadores de internet não oficiais.

Vevo está disponível em aplicativos para dispositivos móveis e tablets (iPhone, iPad, Android, Windows Phone, Windows 8, Kindle Fire), em TVs conectadas (Xbox, Roku, Boxee) e em players de vídeo inseridos pelos usuários.

No portal, além de vídeos, é possível acompanhar transmissões de shows e programas de música e comprar ingressos para concertos dos artistas das gravadoras.

Nos últimos anos, com a internet se estabelecendo como maior meio de propagação e divulgação de conteúdos musicais, pode-se dizer até que Vevo roubou o lugar da MTV no cenário musical.

O princípio é bom; ““não há tempo e nem lugar para se consumir conteúdo musical.” Mas a pergunta que fica é: essa é uma boa alternativa para os músicos independentes?

Todos sabem e nós mesmos já falamos aqui sobre como o youtube é sim uma ótima forma de divulgação no contexto majoritariamente online em que vivemos. Mas no que diz respeito à plataforma Vevo não é tão simples assim.

Isso porque o conteúdo extenso de música que Vevo oferece só pode ser encontrado na Web graças a acordos com grandes gravadoras como Universal Music Group, Sony Music Entertainment, EMI Music, ABKCO, Beggars Group, Gig Machine Records e por aí vai.

Em seu site, eles mesmos aconselham os artistas independentes a entrarem em contato com um dos parceiros distribuidores se quiser saber como distribuir os vídeos por meio da Vevo.

O site ainda é muito voltado para artistas já consagrados, mas você pode tentar a sorte e solicitar uma entrevista com um dos executivos responsáveis, por meio do email media@vevo.com.

Existem diversas oportunidades. Inove, viva e sobreviva de música! A gente te ajuda, fique ligado por aqui ;D

Be Sociable, Share!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Farol Digital

 

Siga o @estrombo

Facebook