Blog

Algumas estratégias online para fidelização do público

Be Sociable, Share!

Mais importante do que ter uma base de fãs consolidada, é manter essas pessoas constantemente estimuladas e interessadas na sua banda. Dentre tantas novidades musicais surgindo a todo momento, vão se destacar aqueles que conseguirem manter o interesse do público. Separamos abaixo algumas dicas que podem te ajudar nessa tarefa.

Redes sociais

Assunto recorrente aqui no blog do Estrombo, as redes sociais permitem uma reconfiguração do relacionamento entre fã e artista. Ainda que seja importante publicar links com os seus vídeos e datas de turnê, é igualmente interessante usar essa ferramenta para “ouvir” o público. Nesse sentido, os seus seguidores podem, por exemplo, ajudar a escolher o setlist do próximo show ou até mesmo decidir qual faixa deve ganhar um videoclipe. Outras abordagens mais elaboradas são a criação de conteúdo colaborativo, como vídeos e letras de música.

Troca de e-mails por música

O mailing list pode ser uma boa ferramenta de divulgação das últimas novidades da sua banda. E, cada e-mail é precioso. Mas como ninguém gosta de spam, esse conteúdo deve ser bem pensado e enviado somente para quem escolheu receber o informativo. Uma estratégia usada por algumas bandas para coletar mais e-mails é disponibilizar uma música em troca de um endereço. Assim, você cresce o seu mailing e, de quebra, faz alegria do fã que está louco para ouvir aquele lançamento.

Envio de conteúdo exclusivo

Foto: Die Felsen im Studio, por scytale, CC BY 2.0

Por fim, uma outra dica é bem parecida com a lógica do crowdfunding. Você pode oferecer “recompensas” para o pessoal que comprar ingresso antecipado de algum show, para quem gastou determinada quantia em merchandising da banda ou mesmo quem comprou o CD… É uma outra forma de presentear o seu fã – e quanto mais exclusivos os conteúdos, melhor.

Quais outras estratégias dão certo no seu caso?

Acompanhe o Estrombo também nas nossas redes: Twitter, Facebook e YouTube.

Foto: Die Felsen im Studio, por scytale, CC BY 2.0

Be Sociable, Share!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Farol Digital

 

Siga o @estrombo

Facebook