Blog

Mania retrô: tecnologias analógicas encontram espaço no mundo digital

Be Sociable, Share!

Parece que a música vem transitando bem nos novos disposivitos digitais. Tablets, celulares e a própria internet são suportes fundamentais para pensarmos novos modelos de negócios, canais de distribuição e hábitos de consumo. Toda uma série de inovações criam outras maneiras de lidar com música gravada inserida no contexto atual. E apesar disso, as “velhas” tecnologias continuam a fazer parte do nosso imaginário e vivência cotidianos – mesmo que repaginadas nas novas mídias. É o caso do aplicativo Vinyl Tap.

Vinyl Tap

Desenvolvido para iPad, o programa simula a experiência de consumir vinis no tablet da Apple. Ainda que o formato não esteja fisicamente presente, o usuário precisa interagir com o aplicativo como se ele fosse, de fato, um toca-discos. Primeiro, o Vinyl Tap pega a biblioteca do iTunes e as “transforma” em vinis. Em seguida, o usuário escolhe o que quer ouvir, posiciona a agulha e aperta o play – e, na metade da reprodução, precisa “virar” o disco. Como se isso não bastasse, o chiado característico da reprodução analógica é incorporado à reprodução digital para deixar a experiência ainda mais “autêntica”.

Quem também andou brincando com tecnologias analógicas foram os roqueiros do Foo Fighters. No site da banda, eles disponibilizaram gratuitamente o registro sonoro do show feito no festival de Reading em 1995 na íntegra. Mas para escutar as músicas, o usuário precisa colocar a fita no aparelho antes de apertar o play.

Foo Fighters

Você conhece outras iniciativas que emulam o analógico nas tecnologias digitais? O que acha do retorno das tecnologias analógicas no ambiente digital?

Acompanhe o Estrombo também nas redes sociais: Twitter, Facebook e YouTube.

Be Sociable, Share!

Posts relacionados

Deixe um comentário

Farol Digital

 

Siga o @estrombo

Facebook