Blog

Música e rede social: usos criativos do Twitter na circulação

Be Sociable, Share!

Estúdio Musical

Em março, o Twitter completou seis anos de vida. A mania começou instigando os usuários a responderem em seus tweets a pergunta “o que você está fazendo?” e, desde então, a ferramenta foi abraçada por toda sorte de público e utilizada para diversos fins. Observando a movimentação musical que acontece na rede social, o próprio Twitter criou uma conta para cuidar de informações relacionadas à música, o Twitter Music.

Em um post recente no blog institucional, o Twitter coletou diversos casos de uso da ferramenta por músicos, fornecendo dicas para novatos nesse universo. Em primeiro lugar, os artistas podem criar uma representação autêntica no site, pois é muito comum que o próprio atualize sua conta, de forma mais pessoal ou profissional. E os artistas podem se conectar com o público das mais diversas formas:

Fotos
Além de usar poder utilizar o próprio Twitter para hospedar e compartilhar as fotos, os usuários podem usar outros serviços integrados à plataforma, como o Instagram [Link para post], um dos mais populares aplicativos de foto atualmente;

Hashtags
Através das hashtags, o Twitter consegue agrupar e armazenar a informação sobre determinado assunto e as mais populares aparecem em destaque no site. Seja criativo, se inspire em outros casos e crie hashtags para lançamentos de novos trabalhos, shows de turnê, etc.

Entrevistas com fãs
Qual o público que não está sempre bem disposto a saber mais sobre a sua história? Tire uns minutinhos de folga e convidepeça para os seus fãs a te entrevistarem.

Colaboração
Outra forma de se engajar com o seu público é fazer chamadas para que ele ajude você na produção de novas músicas, capas de discos ou até mesmo para decidir o setlist do show.

***

De fato, são vários e criativos os usos que os músicos fazem do Twitter. Como você utiliza a ferramenta?

Acompanhe o Estrombo também nas nossas redes: Twitter, Facebook e YouTube.

Be Sociable, Share!

Posts relacionados

2 comentários

  1. estou gravando minhas músicas e penso em colocá-las no twitter.o q vcs acham:uma boa idéia ou perda de tempo?

    1. Olá Fabio,

      talvez o Twitter não seja a solução ideal pra isso. Você conhece o Soundcloud? É um dos melhores serviços gratuitos atuais para hospedagem de música. Você pode usar o YouTube também. Depois que as suas músicas já estiverem online, aí sim você pode usar o Twitter e Facebook para compartilhar o link e chamar as pessoas para ouvir.

Deixe um comentário

Farol Digital

 

Siga o @estrombo

Facebook